Tenha bom ânimo.

Texto: Jo. 16:33-“Eu disse essas coisas para quem mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.”

INÍCIO: Tenha bom ânimo. Essa é a instrução dada por Jesus, que tem muita relevância nesses tempos difíceis que estamos enfrentando. Não temos condições emocionais de ministrar para nossa própria alma, pois temos nos deparado que muitas vezes ela “A alma” nos prega umas peças inacreditáveis, então precisamos entender que o ânimo é exclusivo da obra do Espírito Santo de Deus em nossas vidas; afinal são tantos assaltos imediatos, situações contrárias e velozes, que até parece o vírus que estamos enfrentando, que de um dia para o outro se avoluma, e quando a gente percebe, tem tomado proporções assustadoras.

Jesus ministrando na vida dos discípulos, um pouco antes de a sua hora chegar, aliás muitas vezes Jesus dizia “Que a sua hora não havia chegado”, mais agora era um período de tempo diferente, porque a sua hora se aproxima, o momento em que Ele seria entregue pelos nossos pecados e sofreria a morte de cruz. Então no início do versículo 33 do cap. 16 do Evangelho de João, Jesus diz: “Eu disse essas coisas”, a que Jesus está se referindo? Jesus aqui no capítulo 16 continua dando informações ministeriais importantes para os seus discípulos, e vemos uma sintonia, uma comunhão, havia coinonia entre as três pessoas da trindade, e o que é coinonia? Koinonia é uma palavra de origem grega e significa “comunhão”. … Com a tradução da bíblia hebraica para o grego, o termo koinonia foi inserido no Novo Testamento, aparecendo pela primeira vez no livro de Atos 2:42/43(E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos). Então Jesus estava dizendo que depois que Ele fosse sacrificado, ressurgisse e subisse ao céu, ele deveriam estar em comunhão, assim como Ele, o Pai e o Espírito Santo de Deus gozavam desta comunhão. E o resultado disto, era que a Paz de Jesus estaria presente e cada coração, dos que estavam crendo e assim Ele estava explicando como a vida cristã era compartilhada pelos crentes de Jerusalém.  

A doutrina, o ensinamento do bom ânimo, no Novo Testamento, foi uma ideia de Jesus. E principalmente, nos instantes derradeiros do seu ministério e sabendo da realidade espiritual dos seus discípulos, e que, eu creio, muitos ainda não tinham entendido, sua vinda e propósito, torna-se necessário ele tentar levar os discípulos para um novo patamar espiritual, afinal de contas, dali há alguns dias, ele entregaria a sua vida pelos seus discípulos, e Jesus disse que “ninguém tem maior amor do que aquele que deu a vida por seus amigos(Jo. 15:13)”. Ele disse para os que estavam com falta de paz, intranquilos, que todos poderiam receber uma dose do poder que nEle operava, um ânimo novo. Em  Tiago 1: 13, está escrito: “Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta”. Mais em muitas situações Deus permite que passemos pelas tristezas, pelas adversidades, pelo caminho estreito da vida.

E como estas situações se apresentam? Pelas quais passamos podem ser originadas por nós , através de nossa concupiscência ( forte desejo, cobiça, por poder, dinheiro, bens materiais e satisfações sexuais), ou até

por situações inerentes à nossa vontade, as quais somos surpreendidos e Jesus nos avisa aqui através de suas palavras, vcs vão passar por aflições! Então se prestarmos atenção, aqui Jesus nos dá um aviso.

Mas não fica apenas nisso!

Ele diz para termos bom ânimo :

Tem vários significados: disposição de alma ou de espírito, tomar coragem, não ter medo! Cuidar com os pensamentos(renovando a nossa mente), estar completamente motivado para realizar alguma coisa, em nosso ambiente cristão: “bom animo é a capacidade espiritual que nós recebemos da parte de Deus, através do Espírito Santo, para avançar, com coragem e com fé, independente das adversidades, em obediência ao chamado de Deus, rumo ao propósito da Vida Eterna em Cristo Jesus”.

Para tudo precisamos ter bom ânimo!

Jesus vivia em um contexto no qual tudo tinha uma guerra, não era ideológica, era espiritual, pois Ele era uma ameaça, Ele estava indo contra a tudo que a velha religião, cheia de vícios, interesses escusos e que colocava uma escravidão terrível nas pessoas(Jo. 8:32-Conhecerei a verdade e a verdade vos libertará). Ele era e é o Autor da paz, e esse legado Ele já deixou com a Igreja. “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27)_

Conclusão: Tenha bom ânimo! O século geme, e espera por referências que saibam exercitar a fé, assim, esses líderes-modelo se tornam a inspiração para que sejam seguidos. Não que não tenhamos falhas, mas estamos nos esforçando para que a vida de Jesus, a cada dia, cresça em nós para que diminuamos em nós mesmos. Se você souber o quanto a vida de Deus em nós molda o caráter daqueles que nos observam, com certeza andaria mais vigiado. A ordem do Senhor é: Tenha bom ânimo! E minha obediência na Sua direção é: Me submeterei à essa instrução.

Passaremos por situações inerentes à nossa vontade, as quais somos surpreendidos e Jesus nos avisa aqui através de suas palavras, vcs vão passar por aflições ! Ele diz para termos bom ânimo :

E tem mais – Ele diz eu venci o mundo!

Pronto , ele deixou claro, a forma como vamos vencer em meio ao caos!

Está escrito ele venceu pela fé e confiança que tinha no Pai! Estas palavras foram ditas aos discípulos, dias antes dele vir a passar e suportar todo sofrimento de Cruz!

O animo que precisamos , encontramos através da oração e confissão da palavra de Deus!

Não estamos há falar aqui de uma animação qualquer, mas de termos Um bom ânimo, construído em oração , na prática da leitura da Bíblia , que nos revela quem somos e como estamos !

O bom ânimo nos ajuda a vencer as batalhas da vida! Até porque a Bíblia diz através do Ap Paulo em Rm.8: 37. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Amém.