O meu Deus é uma Torre forte.

                                       O meu Deus é Torre forte

Texto: Pv. 18:10 – Torre forte é o nome do SENHOR; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio.

INÍCIO: Na Antiguidade e na Idade Média, a construção de torres nas muralhas das fortificações permitia uma vantagem substancial na defesa das mesmas, pela posição elevada que ofereciam aos defensores. A partir dessa posição elevada, a guarnição da fortificação poderia defender as suas muralhas, atingindo o inimigo com tiros de arco e flecha e de besta ou com outros projéteis. No topo de torre, era construído um parapeito, que poderia ter ameias, que protegia os seus defensores dos projeteis inimigos.

As torres da cerca eram construídas ao longo da muralha, separando os seus vários panos. Eram também construídas em pontos estratégicos, como em cada uma das portas da muralha, sendo aí, normalmente, construído um par de torres que as flanqueavam. Inicialmente, as torres eram construídas em madeira, mais tarde passaram a ser construídas em pedra, como uma fortaleza e para proteção.

TORRE FORTE É O SENHOR:  Este texto fala que o nosso Deus não é uma simples Torre, mais Ele é uma torre forte, que nos dá uma total proteção. Não uma torre feita por homens falhos, egoístas, presunçosos, como a Torre de Babel e que até mesmo como a Palavra de Deus nos diz, feitas por homens que tem aparência do bem, mais são do mal e pertencem a Satanás e seus agentes, são filhos de Belial e não conhecem o Deus verdadeiro, e querem com suas torres alimentar o seu próprio ventre seguindo os seus interesses mundanos. Foi contra isto que Martinho Lutero, o grande reformador lutou e depois de tantas batalhas espirituais, pregou as 95 teses da Reforma Protestante na porta da Igreja de Wittenberg, e o que era prá ser reforma da Igreja Romana, mais isto o tornou o idealizador da Reforma Protestante, porque havia na Igreja Católica Romana, centenas de Torres e pouquíssimos Altares, daí em diante a Igreja de Jesus Cristo não foi mais a mesma. Isto aconteceu em 31.10.1517. Tal era a dependência que Ele tinha em Deus que ao Ler as verdades das Escituras, ele começava a compor hinos de adoração ao Senhor. Vou contar a história de um deles.

O nome do Senhor – isto é, o Senhor, como ele se revelou em suas obras, e especialmente em sua palavra, por suas promessas e pelas declarações de suas infinitas perfeições e de sua boa vontade ao seu povo; é uma torre forte – é suficiente para nossa proteção contra os maiores perigos, para o nosso refugio, para o nosso descanso. Quando fui até Belém, foi me mostrado a casa do Pasor de Ovelhas, em que há a porta e as ovelhas descem ao compartimento inferior(embaixo) e ali passam a noite, e a casa ou o lugar que o Pastor descansa está no piso superior, ao nível do chão, então qualquer bicho  ou ladrão, para ir para o local onde as ovelhas estão, tem que passar por onde o Pastor está(Sl. 23).  

 OS ATALAIAS NA HISTÓRIA: A Atalaia (do árabe “at-talai’a”) era uma torre de observação militar ou de vigia, colocada em lugar elevado, visível ou dissimulada, de onde era possível observar o território circundante.

Por vezes as atalaias integravam o sistema defensivo de castelos ou outras fortificações, sendo colocadas em lugares estratégicos na área circundante. Em caso de ameaça, os vigias das atalaias davam avisos ou sinais aos defensores do castelo. Então podemos entender que os Atalaias ou a Atalaia, ficava no alto dos muros fortificados e também dentro das torres que eram construidas entre as muralhas das cidades e dos castelos para completa proteção, pois essas construções ficavam no alto dos montes.

Estou dizendo tudo isto para que entendamos que a bíblia diz que o nosso Deus é uma torre forte onde eu e vocês podemos nos abrigar, porque estaremos seguros. Os dias não tem sido fáceis, há uma busca desenfreada pela vacina, para que nos traga proteção, e que o mais breve possível, fiquemos livre deste vírus do “Cão”, mais os propósitos de Deus estão sendo cumpridos, porque é Ele que determina os tempos e as estações(Dn. 2:20-22 – Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força; 21 – E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos.22 – Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz).

Mais agora pensa comigo, a bíblia diz em (Ez. 33:7- A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte). Se o Atalaia, que é chamado por Deus para uma missão, e é bom que entendamos, esse texto está falando de nós e não é sobre a vinda do Messias(Jesus), então nós que conhecemos a verdade e somos do Caminho. Quem é o caminho? Jesus é o caminho, a verdade e a vida, a nós foi dado esta missão, de pregar o evangelho a toda a criatura, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.  

Conclusão: Então, se nós cumprirmos a nossa missão, como Atalaias(Discípulos), estivermos na Torre de Vigia(Deus), estaremos protegidos de todo ataque de satanás contra a nossa vida ou a nossa família. O Senhor é uma torre forte e a ela correrá o justo e diz a bíblia, estará em alto refúgio. Então engole esse choro, dá um suspiro bem forte e diga: “Aleluiiiiiiiaaaaaa”, se Deus é por nós, quem será contra nós? Ninguém, ninguém, ninguém.  Declare ainda, Eu sou tudo o que a Bíblia diz que Eu sou. Então o que você é? Mais do que vencedor, por aquele te amou, JESUS. Amém.