Porque Deus pede humildade.

L

TEXTO- I Pedro 5:6 – Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.

INÍCIO: Para poder responder essa pergunta, em primeiro lugar é necessário termos entendimento do que é Humildade. Humildade vem do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas(Wikipédia). E o que é uma pessoa Humilde? É a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba. A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho. Essas definições de Humildade e também de ser humilda se formos no dicionário ou no google encontraremos sem muito esforço, porque são definições naturais e características que baseiam os nossos comportamentos.

Agora existe comportamento que é recomendado e esperado por Deus de cada cristão, daquele que almeja seguir a Cristo em sua vida, e até mesmo se identifica como discipulo de Jesus Cristo, é sobre isto que o Apóstolo Pedro está se referindo no capítulo de nr.5 da sua primeira carta. Eu creio que ninguém mais que Pedro tenha sido tratado nesta área da sua vida, sempre querendo aparecer e resolver as coisas no poder do seu braço. Então imaginemos Pedro em dado momento da sua vida e ministério, agora já sendo um líder da Igreja, um apóstolo do avivamento, trazendo revelações tremenda da parte de Deus, porem olhando para trás e vendo o caminho árduo que teve que trilhar para chegar a uma vida de dependência de Deus e aos seus princípios.

O tratamento de Deus em cada um de nós nunca será no atacado, como muitas vezes já ouvimos dizer, e sim de forma pessoal e exclusiva, levando em conta o tipo da madeira(EU) e no que eu preciso para que a obra Dele seja aperfeiçoada através do Espirito Santo em minha vida.

Deus está no controle de todas as coisas, inclusive neste tempo de Pandemia(Is.59:1- EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir). Ele tem cumprido o seu projeto sobre as nossas vidas, mas na sequencia de Is. 59:1 vem o 2(Is.59:2- Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça). 

Asssim como temos obedecido um protocolo no tempo da Covid-19, como até mesmo nunca tínhamos feito antes, o acesso ao coração do Pai também tem um protocolo a seguir e a obedecer. E a humildade faz parte deste protocolo, como uma das chaves principais, a bilbia diz que (Tg. 4:6 – Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes). 

Conclusão: Aqueles que se humilham debaixo da poderosa mão de Deus, recebem a reconfortante promessa de que no tempo oportuno serão exaltados. John MacArthur diz que os crentes não devem resistir à poderosa mão de Deus, mesmo quando ela os faça passar por provações.

Então os discípulos de Cristo não podemos desanimar ou demonstrar impaciência para com Deus. Ao contrário! Eles devemos confiar no cuidado do Senhor sabendo que no tempo certo Elenos dará a vitória.

É verdade que o apóstolo escreve: “Portanto, humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte”. Mas é importante entender que isso definitivamente não significa um caminho de recompensa ou por merecimento ou de barganha com o Senhor. Esse tempo oportuno para exaltação não quer dizer que necessariamente virá nesta vida, mas certamente virá em seu cumprimento pleno e final no dia da volta de Cristo(I Pd.1:5- Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo), (I Pd. 2:12- Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem). Amém.