A loucura da soberba

TEXTO: Ez. 28:11-19- Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:12 – Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.13 – Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.14 – Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.15 – Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.16 – Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.17 – Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.18 – Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.19 – Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.

INÍCIO: Entendemos pela Fé que existem livros proféticos na Palavra de Deus, alguns em maior grau e outros em menos, mas cremos que a bíblia no seu conteúdo, ela é profética, pois ela trás a revelação de Deus para as nossas vidas. O livro de Ezequiel, é um livro que possui muitos conteúdos proféticos, nos quais precisamos nos debruçar sobre eles, para que a revelação do Espírito Santo venha sobre as nossas vidas. O cap. 28 é um dos textos de maior riqueza para termos um entendimento espiritual apurado, daquilo que Deus quer mostrar para cada um de nós.

Desenvolvimento: Analisando especificamente o texto de Ez. 28:11/19 vemos que há uma relação muito estreita entre o rei de Tiro e a figura de Satanás, porém também podemos tirar lições poderosas para o nosso viver diário. Quando somos alcançados pela Graça de Jesus Cristo, passamos a ter entendimento do propósito de Deus para cada um de nós, que sejamos embaixadores do seu Reino por onde estivermos(II Co.5:20- De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus). Então reflita comigo, um embaixador ao representar uma nação rica(Ex. Canadá), ele mesmo em um país distante, não vai viver de uma maneira pobre, sendo que representa ali um país rico. E como está representando sua nação, no caso o Canadá, é de lá que vem o seu sustento e as condições favoráveis para que ele viva uma vida boa e próspera. Assim também somos nós, Deus quer que não tenhamos falta de nada, porque é do Reino Dele que vém o nosso sustento, porém nunca podemos achar que, por estarmos vivendo na prosperidade, é pela força do nosso braço(Jr.17:5 – Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR), porque quando isso acontecer, ou seja, o nosso coração se elevar, e a soberba tomar conta da nossa vida, estaremos caminhando rumo ao abismo e se não houver arrependimento, cairemos e não terá perdão para nós.

O rei de Tiro: O rei de Tiro confiou na força do seu braço e não buscou ao Deus de Israel, e quando ele achava que tudo estava bem, ai veio a sua ruina, e foi destruído pelo seu egoísmo e soberba(Pv. 16:18- A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda). O rei de Tiro e sua nação enriqueceram muito, ele se tornou poderoso, rico, influente na região; no verso 12 diz que ele era alferidor de medidas, eu imagino que ele alcançou tal importância, que o que ele dizia, estava dito e ninguém mais o questionava. Já viram alguns exemplos assim? Qualquer coisa que a pessoa fale, por mais que seja burrice, todo mundo ri ou até mesmo concorda com ela? Assim se tornou o rei de Tiro, uma referência. E como o seu coração se contaminou no ano 573/572 A.C. veio o exercito de Nabucodonozor e destruiu toda aquela nação e o seu rei.

A destruição de Lucifer(anjo de Luz): Neste texto verificamos que há também em alguns versículos uma simbologia do rei de Tiro com Satanás, e até mesmo em alguns pontos está se falando exclusivamente de Satanás, que pelo seu orgulho e soberba, foi lançado para a terra. Ele era Lucifer(anjo de Luz), mais também pela sua beleza e importancia, no céu, se corrompeu. Ele sendo uma referencia no céu, e o texto fala em guardião angelical(vr.14) e tinha acesso ao santo monte de Deus(vr.15). Mas quando percebeu o seu grau de importância e achando que todo o louvor e adoração, poderia ser revertido pra ele e não para Deus todo poderoso, foi banido do ambiente perfeito(céu) e destruído pela sua soberba.

Conclusão: A bíblia diz que de “Deus não se zomba e tudo que o homem semear, ele vai colher”, que possamos a cada dia, colocar o nosso coração no altar do Senhor, e buscar do nosso companheiro Espirito Santo, discernimento e sabedoria para continuarmos recebendo a prosperidade que vem do trono de Deus, e não sermos achados em iniquidade, para que também como Satanás, o rei de Tiro, sejamos banidos da presença do nosso Deus.

Uma vida próspera e abundante é o que Deus tem para nós(Jo.10:10 – O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância), porém que estejamos sempre refletindo e colocando as nossas vidas na presença do Pai, e humildemente pedir que Ele possa fazer as correções e consertos que Ele julgar necessário, porque Ele nos ama incondicionalmente e quer o melhor para cada um de nós. Amém