Andando na Lei do espirito e vida

TEXTO: Romanos 8:1-8- PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.2 – Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.3 – Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;4 – Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.5 – Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.6 – Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.7 – Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.8 – Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

INÍCIO: Vemos na Palavra de Deus muitos textos que nos chamam viver a Vida Cristã na essência, isto é, no  hoje. Em II Co. 5:17- fala que “Aquele que está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas se passaram. E eis que tudo se fez novo”. Aqui está falando do presente, não podemos viver do passado, porque a nossa vida espiritual o que conta é o agora. Quem vive do passado é museu, porem as experiencias do passado, servem para que tenhamos a consciência de onde saímos(Egito) e onde o Senhor quer nos colocar(Israel).Na bíblia o presente é sempre um tempo importante e significativo, pois é nele que somos chamados a viver a nossa fé. A idéia de vivermos o “Agora” é de vivermos intensamente aquilo que o Senhor preparou para cada um de nós, para que isso aconteça, precisamos estar de mente e coração em cada etapa das nossas vidas, procurando viver na intensidade do que Deus tem para nós, sabendo que o nosso espírito, alma e corpo, são conectados integralmente ao trono de Pai. Então o agora se refere ao momento presente, neste momento. Não podemos pensar, poxa como eu gostaria de fazer diferente, como eu mudaria a minha atitude, faça diferente agora, mude agora.

Desenvolvimento: O Ap. Paulo neste texto fala de algo muito importante, que foi o ministério da reconciliação, através de Jesus Cristo, afirmando que

  1.  “Nenhuma condenação há, para os que estão em Cristo Jesus”. E isso é algo sobrenatural e que devemos entender pela fé, tomando posse da benção que Deus nos deu, pela graça. Para a nossa realidade, esta afirmação pode até não representar aquilo que foi nos dias de Paulo. O evangelho estava começando e novas realidades espirituais estavam sendo consolidadas. A fase da Lei ainda era muito disseminada pela elite religiosa, o judaísmo estava marcante no meio do povo; a lei trazia um peso impossível de carregar, tanto em Jerusalém como em outras cidades do império romano, onde os judeus habitavam, e isso trazia uma espécie de frustração, porque era impossível cumprir toda a lei(Gl.2:9-11- E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;10 – Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência). E além disso no meio dos cristãos havia um pesado número de falsos crentes semeando heresias e engano nas igrejas recém fundadas. Então esse era mais ou menos o contexto que os crentes viviam. E diante de tantas incertezas e fardo pesado, vém um grito de libertação, para os crentes de Roma e para cada um de nós “Estamos livres de qualquer condenação” e não é por alguma atitude nobre de nossa parte, não é por causa da circuncisão ou da incircuncisão, mas isto faz parte do combo da Graça, que Jesus disponibilizou a cada um de nós(Ef. 2:8-9- Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.9 – Não vem das obras, para que ninguém se glorie).
  2. Não andam segundo a carne: Nós somos seres tríades, compostos de espírito, alma e corpo; o que nos conecta com Deus é o nosso espírito, que se estiver totalmente integrado ao Espírito de Deus, obedeceremos os seus princípios, e estaremos vivendo a vida abundante que o Senhor preparou para cada um de nós e mortificaremos a nossa carne e não nos inclinaremos para o que nossa alma deseja(sentimentos). O viver segundo a carne é se inclinar para as coisas naturais, para fazer o que é mal, não se importando com suas consequências. O fruto da carne é (Gl. 5:19-2119 – Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 – Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 – Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Então, viver se gundo a carne é dar prioridade a este mundo e a todos os valores que ele põe como prioridade para a vida de cada um que assim deseja, e a bíblia é muito clara, que os que assim norteiam as suas vidas são inimigos de Deus.
  3. Os que andam segundo o Espírito: Em  Rm. 8:5- (Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito). Olha eu tenho uma coisa prá ti dizer, isso foi, é e será sempre assim; os que vivem(amam) a carne, não podem agradar a Deus. A carne representa a parte humana que é frágil, fraca e propensa ao pecado, com essa não podemos fazer nenhuma conexão com o Espírito de Deus. Portanto sempre que nos inclinamos a fazer a vontade de Deus, estamos caminhando segundo o espírito. Viver no espirito é uma relação permanente com Deus, com a consciência de que Ele é: Onipotente, Onisciente e Onipresente. Isso envolve em um relacionamento intimo com o Pai e com os seus princípios, sempre tendo a convicção que os seus olhos estão sobre nós, para nos ajudar e fortalecer ao rumo da nossa caminhada aqui nesta terra(Pv. 15:3 – Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons).

CONCLUSÃO: A primeira vista a afirmação de Paulo aos romanos tira um fardo pesado dos nossos ombros, e isso também é verdade, mas é verdade que trás uma responsabilidade sobre a vida de cada um de nós, pois para vivermos uma vida livre, em liberdade, existe uma condição para isto: “Viver uma vida no espírito, agradando ao Senhor de todo o nosso coração”. Se fizermos isso, estaremos vivendo a vida abundante que o Pai tem para as nossas vidas.

Vale a pena mortificar a nossa Alma e a nossa carne, vale a pena viver uma vida no espírito. Deixe o rio de Deus inundar toda a tua vida, deixe o E.S. ministrar coisas profundas ao teu coração, ouça a voz do Senhor, aprenda andar no espírito e você não mais estará sujeito as obras da carne. Guarde o que tem para ninguém roube a tua coroa(Ap.3:11). Amém   

Para reflexão:

  1. Para quem nenhuma condenação há?
  2. Porque devemos andar no espirito?
  3. Você tem procurado andar no espírito?