O que Jesus ensinou na montanha?

image_pdfimage_print

TEXTO: Mateus 7:7-11- Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.8 – Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.9 – E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?10 – E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?11 – Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

INÍCIO: No Sermão da Montanha, Jesus compartilhou ensinamentos profundos que são centrais para a fé cristã. Ele falou sobre as bem-aventuranças, destacando as qualidades que agradam a Deus, como humildade, misericórdia e pureza de coração. Será que a tua vida tem glorificado a Deus? Não estou falando de um culto de domingo ou de um Grude ou Terça Profética, ou um evento de uma Rede, mas estou falando de uma vida com propósito, uma vida com o caráter de Cristo(II Co.5:14-17- Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.15 – E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.16 – Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo.17 – Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo). Além disso, Jesus ensinou sobre a importância do amor aos inimigos e da sinceridade nas ações religiosas, como a oração e o jejum. Esses ensinamentos do “Sermão da Montanha”são pérolas espirituais, não um amuleto(é um objeto que, por superstição ou crença, é usado para proteger a pessoa de perigos, doenças, má sorte ou energia negativas, ou para atrair coisas boas, como sorte ou amor), mas é um guia para viver uma vida que glorifique a Deus. No sermão do monte Jesus pregava para a multidão, e neste momento da mensagem, Suas palavras são de esperança, demonstrando como Ele é fiel para àqueles que o seguem.

  1. Pedí e darse-vos-á: Num tempo de economia globalizada, em que em pouco tempo somos bombardeados por noticias que nos impactam e assustam, como temos pedido, pedido e pedido a Deus coisas sem sabedoria e discernimento e ai não recebemos, porque não sabemos pedir (Tg. 4:3- Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites). O que venha ser Deleites? Sensação ou sentimento aprazível; satisfação pessoal),  
  2. Buscai e encontrareis: Temos visto uma busca desenfreada, talvez como nunca houve antes de nós, por coisas que muitas vezes, as pessoas nem sabem pelo que estão buscando, talvez: Paz, bem estar emocional, bens, status social, etc. Vocês sabem que se você tivesse dinheiro neste momento, para comprar uma Ferrari, você não consegue? Primeiro a fábrica vai analisar a sua vida e decidir se você tem condições de ter uma Ferrari. Então nesse caso específico, não adianta muito você ter recursos financeiros. A busca neste versículo do sermão da montanha está se referindo em algo espiritualmente saldável, que demonstra o teu anseio pelo crescimento espiritual(II Pedro 3:18- Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade e Cl. 1:10- Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus). A busca pelo conhecimento de Deus tem que fazer parte da nossa caminhada cristã, não podemos nos contentar com uma vida cristã sem graça. Jesus nos chamou para termos vida e vida em abundância na sua presença.
  3. Batei e abrir-se-vos-á: Neste versículo, há uma tremenda promessa para cada um de nós, para todas as nossas atitudes, Jesus afirma que há uma resposta positiva nos aguardando! Em último lugar fala de bater e abrir. Não sei vocês, mais quando você chega em determinado lugar, e encontra o local fechado, e ai você começa a bater e não houve nenhuma reação de quem está na parte de dentro, em abrir a porta, talvez porque não esteja presente ou talvez porque não queira abrir, isso me causa uma frustração, porque havia uma expectativa, e isso não foi suprido. O Senhor também tem expectativa que nos encontremos com Ele, várias e várias vezes, e Ele diz: Bata que eu vou abrir, não se canse de bater, porque para cada batida haverá um novo tempo de comunhão se abrindo em sua vida para comigo(I Jo.1:6-7- Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.7 – Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado).

CONCLUSÃO: Há nova estação preparada por Deus para cada um de nós, e no Sermão da Montanha o Senhor Deus deixou esse caminho de excelência, que se percorrermos com Fé seremos agraciados com respostas poderosas da parte Dele, que guiará a nossa caminhada espiritual. Então se eu tenho fé, uma vida de intimidade com Deus, uma vida de renúncia e fidelidade ao Senhor, Ele irá me honrar !!! Através da oração pedimos e com fé recebemos !!! A resposta vem de Deus !!! Se estiver difícil, clame por Ele, chore por Ele, derrame-se no altar do Senhor, insista, persista, pois todo aquele que pede, recebe !!! Deus cumpre Suas promessas, os que buscam, encontram !!! Deus tem prazer em nos abençoar, e aquele que bate, com certeza ser-lhe-á aberto, para que o seu nome seja glorificado através da sua vida. Amém.