Jesus aquele que tem vida

image_pdfimage_print

Texto: Lucas 7:11-17 – E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;12 – E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.13 – E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.14 – E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.15 – E entregou-o a sua mãe.16 – E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.17 – E correu dele esta fama por toda a Judéia e por toda a terra circunvizinha.

Início: Neste texto veremos Jesus realizando mais um milagre extraordinário, numa vila chamada Naim, localizava-se na baixa Galiléia, no norte de Israel. Ficava aproximadamente a 10 kms a sudeste de Nazaré e aproximadamente 4 kms ao sul do Monte Hermon. Naim significa aconchego, tranquilidade, calma, lugar aprazível, lugar de descanso. Em todo o ministério terreno de Jesus, ele foi marcado por curas, milagres, sinais e maravilhas. Mas esse milagre acontece pouco tempo depois de Jesus ter curado o servo do centurião, que estava a beira da morte, agora o filho da viúiva de Naim estava morto. Onde quer que Jesus estava, muitos enfermos eram curados, cegos enxergavam(Lc. 7:21-22- E, na mesma hora, curou muitos de enfermidades, e males, e espíritos maus, e deu vista a muitos cegos.22 – Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho. e até mesmo mortos eram ressuscitados, como foi no caso desse milagre.

Não sabemos muito sobre a identidade daquela mulher; a bíblia apenas revela que depois de chorar a morte do seu marido, ela agora estava sofrendo a morte do seu filho. A vida de uma mulher viúva naquele tempo não era fácil. Por diversas vezes vemos na bíblia a importância do amparo às viúvas, e não era raro que uma viúva tivesse passando necessidades para sobreviver(Tg. 1:27- A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo).  

Neste texto vemos mais uma vez o poder de Deus sendo manifestado através da vida de Jesus, pois ao chegar a uma vila chamada Naim e antes mesmo de adentrar pela porta desta cidade, Jesus estava com os seus discípulos e uma multidão que o acompanhava, se depararam com outra multidão saindo da cidade, levando o corpo de um jovem, que havia morrido. Então podemos dizer que, uma multidão a frente estava a morte e em outra multidão havia a frente a vida.

Este moço era filho de uma viúva, que no texto é chamada de A viúva de Naim, esta mulher já havia sepultado o seu esposo, e agora perde a última fonte de alegria da sua casa, talvez aquele que lhe dava sustento, então a multidão que estava saindo de Naim, era a multidão da tristeza, pois todos estava chorando a morte do filho daquela viúva, e como era de costume da cultura judaica, os cemitérios ficavam fora das vilas e cidades.

Quando as duas multidões se encontram, uma  estava pranteando o seu morto, mais a outra, quem estava a frente era Jesus, o autor da vida. Esta multidão a qual Jesus liderava, talvez estivesse saudando o último milagre que Jesus havia realizado, então podemos até mesmo dizer, que nestas pessoas somente havia alegria, por tudo que Jesus estava fazendo.

Quando Jesus encontra com o corpo daquele jovem, ele ordena que aquela multidão pare e alí Ele dá uma ordem para aquele corpo, “Eu te mando levanta-te”  e imediatamente o jovem se levantou e passou a falar e logo foi restituído a sua mãe. A bíblia diz em Is. 53:4-Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido” ou como em(Lc. 1:37- Porque para Deus nada é impossível) e Ele é capaz de mover o seu sobrenatural ao nosso favor, basta que creiamos de todo o nosso coração

Conclusão:  Havia uma multidão e uma mãe que chorava a perda do seu filho, e estavam indo para sepultar o rapaz, mas sem que imaginassem, do outro lado vinha uma outra multidão, em que a frente estava o filho de Deus encarnado, aquele que detém todo o poder no céu e na terra e naquele instante a vida do moço foi devolvida. Jesus é poderoso para fazer infinitamente mais, do que pensamos, sonhamos ou esperamos, então creia, que neste dia Ele está vindo ao seu encontro e que somente Ele tem o poder para te curar ou fazer o milagre vir em tua direção. Eu não sei o que você está passando e nem qual é o mal que lhe está afligindo, mas eu tenho certeza, que neste momento somente Jesus é capaz de responder todo o teu anseio. Você crê? Amém.