causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.16 – Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel. 17 – Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.18 – Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o SENHOR, adorando-o.
INÍCIO: Durante o tempo de monarquia do povo de Deus, tivemos períodos conturbados, porque além de terem que lutar contra os seus inimigos, também houveram tempo de afastamento das Leis do Senhor e da sua comunhão. E então vemos Deus, agindo através dos inimigos, para que o seu povo retornasse a sua presença em arrependimento e sinceridade de coração. Infelizmente isso não aconteceu, porque cada vez mais os reis e o povo se envolvida em idolatria, adorando outros deuses, fruto muitas vezes de alianças que não agradaram ao Senhor. Neste contexto as tribos de Israel e Judá foram divididas no ano 930 a.c. após a morte do rei Salomão, Roboão que se recusou aliviar a carga pesada de impostos imposta pelo seu pai, levando a essa ruptura, entre o Reino do Norte(Israel) e o reino do Sul(Judá). Entre 873 e 849 a.c Josafá reinou sobre reino de Judá(Sul) e 869 a 850 a.c. Acabe era o rei do reino do Norte(israel), sendo os dois em muito tempo do reinado contemporâneos.
1. Josafá demonstrou Fidelidade a Deus
a) Buscou andar nos caminhos do Senhor (2 Cr 17:3-4- E o SENHOR era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins.4 – Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel).
b) Levou a Palavra para todo o povo (2 Cr 17:9- E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei do SENHOR; e foram a todas as cidades de Judá, ensinando entre o povo).
Quando buscamos a Deus e Sua Palavra, Ele estabelece paz e bênção em nossa vida, nem sempre serão benção materiais ou naturais, mas com certeza a “Paz que excede todo entendimento” fará parte da nossa vida, pois teremos certeza que estaremos no centro da vontade do Pai.
2. Josafá orou em meio à crise(II Cr. 20:12- Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti).
Aqui o rei Josafá nos deixa uma excelente “Receita do Bôlo” fruto da sua experiência com o Senhor. Havia um temor natural nele e em todo o povo. Você já passou situações assim? Em que você não está vendo a luz no fim do túnel, aliás há momentos que a gente não consegue ver nem o túnel, quanto mais úz no fim dele. São nesses momento que a nossa Fé deve ser fortalecida e que não podemos desviar os nossos olhos do Senhor que tudo pode e que não está com os olhos fechados e nem ouvidos tampados para ouvir o nosso clamor
Josafá declarou diante do perigo iminente do inimigo: “Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos estão em Ti” (2 Cr 20:12). O que muitas vezes falta para nós é usar a autoridade que já nos foi dada em Cristo Jesus. Entre muitas coisas que foram ministradas na vigília e na Terça Profética é para usarmos a boca profética que temos, ou seja, a autoridade que o Senhor já derramou em nossas vidas.
Deus pelejou por ele, e o povo venceu sem precisar lutar (2 Cr 20:22).
Quando reconhecemos nossa fraqueza e nos humilhamos e confiamos no Senhor, Ele nos dá vitória.
3. Josafá pecou contra o Senhor através das suas alianças- (2 Cr 18:1- TINHA, pois, Jeosafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe.
Naquela época havia o reino do norte(Israel) e o reino do Sul(Judá), e num momento de vacilo espiritual(vacilão)Se uniu a Acabe(Rei de Israel-Norte). Quando alguém propõe uma aliança com você como você age? Neste momento Josafá era próspero e muito rico fez com que o filho dele se casasse com a filha de Acabe, um rei perverso, mal e que não agradava ao Senhor com suas atitudes. Josafá um tempo depois foi a Samaria visitar Acabe. Em outro momento, porém como era um homem temente a Deus decidiu consultar os profetas e todos profetizavam que a vitória era certa, somente Micaias decidiu ser voz de Deus diante de centenas de falsos profetas. Em outro momento Josafá se uniu a Acazias (2 Cr 20:35-37) e perdeu seus navios, e a quebra dos navios foi providência de Deus para proteger Josafá e todo o reino de Judá. As alianças erradas vão nos trazer prejuízo e serão maldição para as nossas vidas. Precisamos buscar ao Senhor e discernir com quem nos associamos.
4. Conclusão
Josafá foi um rei que orava, ensinava a Palavra e confiava em Deus, e apesar de ter uma aliança com Deus, tropeçou algumas vezes, principalmente através de más alianças. Será que você tem tido sabedoria em decidir com quem você anda? Há um ditado que diz: Diz-me com quem andas e eu ti direi que tú és.
A vida do rei Josafá nos ensina: Devemos buscar a Deus, Oração em todo o tempo, principalmente diante das batalhas, evite alianças com quem não teme ao Senhor. O rei Josafá reinou em Judá aproximadamente nos anos 873 A.C a 849 A.C e reinou por 25 anos, e procurou servir ao Senhor, fazendo uma reforma militar, mas não somente isso, também fez uma reforma religiosa, para que a Lei do Senhor fosse ensinada nos quatro cantos do seu reino. Josafá quase morreu em uma batalha, que não era pra ele estar ali, e também teve toda a sua frota naval destruída, tudo por fazer alianças que não agradaram ao Senhor.
Como tem sido a tua caminhada espiritual? Quais alianças você tem que deixar de lado nesta noite? O que o Espírito Santo tem falado ao teu coração? Josafá destruiu os altares “pagãos”, quebrando estatuas, destruindo toda a idolatria do reino, também colocou juízes que julgassem conforme a vontade de Deus.
Depois disso Deus se agradou Dele e do seu reinado e foi fiel ao seu servo, destruindo os seus inimigos, sem que o povo movesse uma arma para que isso acontecesse. Quer a benção, se humilhe na presença do Pai, se arrependa das alianças que te paralisaram na Fé, peça perdão ao Pai, que no tempo Dele, ele te exaltará. “Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros” (2 Cr 20:20). Amém.