Jesus é a vida

image_pdfimage_print

Texto base: João 14:6 – “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por  mim.”

1. Introdução: O que é a vida? É um fenómeno complexo que se distingue do não-vivo pela presença de processos biológicos como metabolismo, crescimento, reprodução, resposta a estímulos e evolução. Definir a vida é desafiador, mas o consenso científico aponta para um sistema químico auto-replicativo, capaz de adaptar-se e evoluir através de processos naturais. A teoria da evolução defende que as espécies descendem de ancestrais comuns que ao longo do tempo geológico foram sofrendo alterações. Essas modificações são imperceptíveis de uma geração para outra, porém, ao longo do tempo, quando somadas e acumuladas, tornam-se perceptíveis., e isso vai de contra o que a Palavra de Deus nos diz. Do ponto de vista teologico também precisamos estar crescendo na graça e conhecimento do nosso Deus, pois não podemos viver da glória do passado, daquilo que experimentamos, mas que hoje já não faz parte das nossas vidas.

 Do ponto de vista filosófico, a vida é o tempo de existência entre o nascimento e a morte, enquanto a vida pessoal pode ser o sentido e propósito que cada indivíduo atribui à sua própria existência. 

Eu creio porque o homem não sabe ou não conhece o que é vida em sua profundidade, cria diversas opções, para que cada um, ao seu bel prazer, encontre o seu significado de vida. Vivemos em um mundo que busca respostas sobre o sentido da vida. Muitos acreditam que a vida plena está em riquezas, outros em prazeres, outros em conhecimento, outros buscam no seu trabalho o sentido da vida, e ai dizem: Se eu perder o meu trabalho, eu morro e quantas vezes quando isso acontece, se torna uma baita oportunidade de empreender ou fazer coisas diferentes. Mas Jesus nos ensina e nos dá neste texto, uma revelação sobrenatural do que é vida, Ele(Jesus) é a própria vida.

2. Jesus é a fonte da vida espiritual

  • Sem Cristo, o homem vive, mas está morto espiritualmente (Efésios 2:1).
  • Ele é quem nos traz o novo nascimento, através do Espírito Santo (João 3:3-5).
  • Quem crê em Jesus não apenas vive neste mundo, mas tem a vida eterna (João 11:25).

3. Jesus dá sentido à nossa vida

  • Ele nos mostra o caminho quando não sabemos para onde ir.
  • Ele nos dá a verdade quando estamos cercados de enganos.
  • Ele nos dá vida abundante (João 10:10).
    Em Cristo, a vida não é apenas existir, mas ter propósito e plenitude. Vida abundante é começar viver a Vida Eterna ainda aqui neste mundo.

4. Jesus é a vida eterna

  • O mundo oferece apenas vida passageira.
  • Jesus oferece vida que não acaba, na presença de Deus (1 João 5:11-12).
  • A morte não tem a última palavra, porque Ele venceu a morte.(Jo.11:25-26- Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;26 – E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

5. Conclusão

Amados, Jesus não veio apenas para dar uma arrumadinha em nossa vida, Jesus não veio para pararmos de fumar, parar de beber, ou nos livrar de outros vícios. Ele também não veio para restaurar o nosso relacionamento conjugal, que estava fracassado e melhorar nossa vida, Ele veio para nos dar a essência da vida e para Ele mesmo se tornar nossa própria vida. Sem Jesus não tem como entendermos o verdadeiro sentido da vida. Jesus disse: Mt.16:24-25- Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; 25 – Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á). Mas eu posso perguntar, seguir para onde? Seguir através Dele que é “O Caminho”, seguir por Ele que “É a Verdade”, seguir prá Ele que “É a Vida”. Aqui Jesus está falando de realidades espirituais, que confronta o sentido de vida que os discípulos tinham e que nós também temos. Pedro está repreendendo Jesus por querer ir a Jerusalém, sendo que estava sendo perseguido pelos líderes religiosos, mas esse era a sua missão, para ele e os outros discípulos, era colocar a sua vida em risco, mas para Jesus ciente e consciente da sua missão, era trazer vida em seu nome. Amém.