O Deus que nos guarda

image_pdfimage_print

Introdução: O Salmo 121 é conhecido como um Cântico, não como as músicas do Brasil, que estamos acostumados a ouvir e cantar em nossas igrejas, mais precisamos entender o contexto cultural de Israel e a realidade no tempo do Velho Testamento. As canções eram usadas pelos peregrinos que subiam a Jerusalém para adorar a Deus. Durante a caminhada, havia perigos: assaltos, animais selvagens, calor escaldante do sol, noites frias. Inclusive no salmos de nr.23 ha a menção do “VAle da Sombra e da Morte”, que poderia ser uma das estradas mais perigosas que conduziam a Jerusalém, e todos sabiam dos perigos, porém alguns decidiam pegar esse atalho, para chegar de forma mais rápida ao seu destino. Nesse contexto, o salmista declara sua confiança absoluta na proteção divina.

Nós também enfrentamos estradas perigosas da vida: crises, enfermidades, ataques espirituais, problemas familiares. E a mensagem central do Salmo 121 é que o nosso socorro vem do Senhor.

1. O reconhecimento da nossa dependência:  “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.”

O salmista olha para os montes, lugar de incertezas e perigos, porque eram nos montes que os ladrões se escondiam, porque dali eles tinham uma visão completa de tudo e planejavam os seus roubos e assaltos naquele lugar, então o salmista entende que o verdadeiro socorro não vem da geografia, nem da força humana, mas de Deus Criador.

Precisamos entender que além dos montes há um Deus que nos protege e nos guarda.

Quando enfrentamos lutas, temos que estar atentos e mudar a nossa visão e não olhar apenas para os problemas, mas para o Senhor que tem o poder de intervir.

 2. Deus que não dorme:  “Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. Eis que não dormitará nem dormirá o guarda de Israel.”

Diferente de deuses pagãos, que eram representados como inativos, o nosso Deus está sempre atento.

Nós cremos em um Deus que é o criador de todas as coisas, que não vacila e nunca dorme, e sempre estará atento ao nosso clamor. Vale a pena confiarmos nesse Deus de todo o nosso coração.

 3. O Deus que protege em todo tempo : “O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia, nem a lua de noite.”

O salmista usa imagens do sol e da lua para mostrar que Deus guarda de dia e de noite, em todo tempo e em todas as circunstâncias.

“Sombra à tua direita” significa proximidade — Deus está ao lado do Seu povo, não distante. O Deus de Israel é um Deus de relacionamento com aqueles que vão herdar a salvação. Por mais que passemos tempos difíceis, ele muitas vezes nos livra da fornalha e outras vezes estará conosco dentro da fornalha.

 4. O Deus que guarda para sempre (vv.7-8)

 “O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.”

A aliança que Deus tem conosco é capaz de nos levar com Ele até a Vida Eterna, não é algo passageiro e de momento. Deus nos guarda o tempo todo e de forma completa. em toda a jornada da vida, até a eternidade. Devemos sempre nos colocar integralmente em suas mão, porque por mais que sejamos infiéis, Ele continuará fiel até o fim.

Conclusão:O Salmo 121 nos ensina que, independentemente das nossas lutas e provações, vale a pena confiar em um Deus que nos conhece na profundidade e que apesar das nossas fraquezas decidiu ter um relacionamento conosco, esse Deus diz na Palavra Dele, que não muda, continua o mesmo ontem, hoje e será para todo o sempre. Nele está o nosso folego de vida, e é Ele que tem um futuro de esperança para cada um de nós. Por isso, podemos caminhar seguros, mesmo em estradas difíceis, porque o Senhor é o nosso Guardião fiel. Confie n’Ele, entregue suas ansiedades ao Senhor, e descanse na certeza de que Aquele que guarda Israel, guarda também você. Amém

Para reflexão:

1- Você conhece quem é o teu Deus?

2- Você já experimentou da proteção do Senhor?

3- Você consegue confiar plenamente Nele?