TEXTO: Gênesis Gênesis 14:18 Então Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho; 19 e abençoou a Abrão, dizendo: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra. 20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! Então Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
INÍCIO: Uma aliança é um compromisso firmado entre duas ou mais partes, baseado em acordo, confiança e responsabilidade mútua. Dependendo do contexto, ela pode ter sentidos diferentes:
- No dia a dia: é um pacto ou acordo formal ou informal entre pessoas, empresas ou nações (por exemplo, uma aliança política ou comercial).
- No casamento: é o compromisso de união, fidelidade, respeito e amor entre duas pessoas. A joia chamada aliança simboliza essa união, mas será que o valor da jóia simboliza o valor da aliança? Com certeza não, o que dá o valor é o peso de quem proferiu a palavra, jurando todas essas coisas. .
- Na Bíblia: uma aliança é um pacto feito entre Deus e os homens. Sempre envolve promessas de Deus e uma resposta humana (como a aliança com Noé, Abraão, Moisés, Davi, e a nova aliança em Cristo, no qual EU e vocês, como gentios, ou seja, aqueles que não são judeus, não faziamos parte(Rm. 11:17- E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira).
A oliveira é da família oléaceas e se originou na região do Mediterrâneo. Vive bem em qualquer solo mesmo pobre e seco, contando que suas raízes possam enterra-se em profundidade. Sua exigência é muito sol e temperatura elevada. contudo, resiste muito bem à todas estações. É considerada de grande porte chegando a medir no máximo 10 metros. Sua copa não é alta, têm alto poder de regeneração. Se cortar a copa, rapidamente acontece o brotamento. Sobrevivem por muito tempo, mais de mil anos. Em Israel existem oliveiras de 2.500 e que provavelmente presenciaram a passagem de Jesus na terra. O zambujeiro da mesma família da oliveira, popularmente conhecido como:”oliveira-da-rocha” ou “oliveira-braba”, é silvestre, muito comum e mede até 2,5m.A enxertia tem por finalidade converter uma árvore noutra, transformando a copa. Pode ser utilizada para rejuvenescer plantas envelhecidas ou renovar plantas que dão fruto sem valor. Se houver o enxerto de limão doce em um pé de limão azedo, do enxerto para baixo a árvore dará limão azedo para cima limão doce. É assim que funcionam naturalmente os enxertos. Mas no caso da Palavra de Deus, nós como zambujeiro(estéril, ruim, mal) fomos enxertados na Oliveira(boa, agradável, saborosa) e naturalmente falando havia uma incompatibilidade, não daria certo, não era possível, mas a Oliveira viva e Eterna fez brotar em nós, como ramos dessa nova natureza, através da aliança que temos com Yeshua, todos os frutos bons dessa aliança.
Depois da vitória sobre os reis, para resgatar o seu sobrinho Ló e todos aqueles que estavam cativos com ele. Abraão lutou contra os reis porque seu sobrinho Ló foi capturado e levado como refém durante uma guerra entre quatro reis do Oriente e cinco reis de cidades cananeias, incluindo Sodoma e Gomorra, onde Ló morava com a sua família. Abraão, tio de Ló, liderou um grupo de seus homens, ao todo 318(nascidos em sua casa), ou seja, homens que ele conhecia, treinou e que tinham uma aliança com ele, foram estes que Abraão usou para resgatar Ló e os demais cativos. E assim derrotou os inimigos e recuperou Ló e seus bens. Após esse acontecimento, Abraão encontra Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo. Esse encontro revela princípios de uma aliança verdadeira com Deus.
1. A Graça de Deus nos encontra: Melquisedeque(rei e sacerdote) de Salém(Paz) trouxe pão e vinho para Abraão, simbolizando a figura de Cristo, que viria muitos anos depois, para fazer uma aliança com o homem. Antes de Abraão dar algo, ele recebeu bênção. Deus sempre, com seu imenso Amor e bondade inicou a aliança com Sua graça, não com nossas obras, ou por nosso merecimento, então sempre devemos nos colocar na posição de devedores (2:4-5- Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 – Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).
2. A Vitória é do Senhor: Melquisedeque declarou: “Bendito seja o Deus Altíssimo que entregou os inimigos em tuas mãos”. Em suas batalhas, desde que saiu de Arã, Abraão sabia que o Deus que tinha uma aliança com ele era o mesmo que lhe deu a vitória e que mais tarde daria o livramento para seu filho Isac, providenciando o sacrifício em seu lugar, e que estava com ele em toda sua jornada, para a terra que o Senhor iria lhe mostrar. Abraão foi vitorioso em todas as suas guerras, porque Deus lutou por ele, e isso não era por merecimento de Abraão, mas fruto de sua aliança com Deus. Todas as nossas vitórias não vem da nossa força, ela vém do Senhor, que fez o céu e a terra.
3. Abraão responde a Fidelidade: Em resposta em gratidão e reconhecimento a figura de Melquisedeque, como sacerdote e rei Abraão deu o dízimo de tudo. Talvez diante dessa narrativa, nós podemos querer levar para algo natural, porem o Ap. Paulo na nova aliança, diz que as coisas espirituais, são discernidas espiritualmente, então em nome de Jesus, não queira mais, levar ou entender as coisas que são de Deus, com a tua mente limitada, muitas vezes contaminada com os valores do mundo.
Talvez até mesmo como prova da aliança com Deus, representada por Melquiseseque, Abraão foi colocado a prova por um rei poderoso também, mais mal e sem o conhecimento do Deus verdadeiro, que era o rei de Sodoma, que lhe ofereceu, através de presentes, uma aliança, sem o consentimento de Deus. Abraão recusou os presentes do rei de Sodoma, porque tinha pleno entendimento que a aliança que ele tinha, era com o Deus verdadeiro e decidiu não se contaminar e se separar do mundo.
Conclusão: Hoje precisamos sair deste culto sobrenatural, com entendimento que, aquele que fez uma aliança com o Deus verdadeiro, através de Jesus Cristo, autor e consumador da nossa Fé, não pode querer ter uma aliança com o sistema mundano, onde a matemática é uma ciência exata e lógica, onde um mais um é igual a dois. Eu te digo que na matemática de Deus, um mais um será o que Ele quer fazer, para que eu tenha mais comunhão e intimidade com Ele, resultando em um crescimento espiritual na minha vida e em todos da minha família. Hoje você precisa entender, que Deus não quer o seu dinheiro, Deus quer o fruto da aliança que você um dia fez com Ele. Deus quer todo o seu ser, Deus quer todo o seu coração, porque onde estiver o seu coração, ali também estará o seu tesouro. Quando a graça de Deus nos alcança, tudo em nós é mudado, e sempre seremos devedores do que Ele já fez por nós. Escute bem, Deus já fez, Ele não vai fazer, então se renda a Ele de todo o seu coração, glorifique o nome Dele, e seja fiel em tudo, para que através da sua vida, Ele seja conhecido aqui nesta terra. “A aliança com o Rei de Salém nos garante vitória sobre os reis de Sodoma.” Amém.