O milagre acontece nas pequenas coisas.

image_pdfimage_print

TEXTO: João 6:1–14

1. INÍCIO: Muitas vezes achamos que as coisas devem começar de uma forma grande e estruturada, mas neste texto vemos que quase nunca é desse jeito, até porque se sempre fosse assim, não veríamos alí a mão sobrenatural de Deus em nosso favor, e acharíamos que tudo aconteceu porque fomos nós. A multidão se aproximava com fome, e Jesus pergunta a Filipe onde comprariam pão para alimentar todos. Ele já sabia o que faria, mas estava testando os seus discípulos(Lc.1:37- Porque para Deus nada é impossível). No meio de milhares, aproximadamente 5 mil homens, mais mulheres e crianças, em que a maioria queria somente presenciar o milagre surge um menino anônimo com cinco pães e dois peixes, que se tornaria um “Agente de Milagres” e sem que ele soubesse, isso se tornaria a semente de um milagre impressionante.

2. O MENINO — Não sabemos quem ele era e como chegou ali, só sabemos que ele tinha com ele 5 pães e dois peixes, era o que estava disponível naquele momento. Quantas vezes achamos que o que temos é tão pouco e esquecemos que isso nas mãos de Deus é mais que o suficiente para que o milagre possa acontecer. O menino não segurou o que ele tinha, mas entregou e o sobrenatural aconteceu. O que você tem segurado em tuas mãos, está pronto para entregar? Você tem Fé no que Deus pode fazer?

3. OS PÃES E OS PEIXES — Era algo tão insignificante, para uma multidão tão grande, mas nas mãos do Deus encarnado , aquilo que era tão pouco, se transformar em muito, e milhares de pessoas são alimentadas. A multiplicação acontece nas mãos de Jesus. O que seguramos permanece limitado, tão pequeno, mas ao entregarmos ao Senhor, se transforma em bençãos na vida de muitos.

4. O que JESUS nos ensina — Depois que o milagre aconteceu e houve o poder de Deus manifestado, milhares de pessoas foram saciadas e ainda sobraram 12 cestos. Não podemos desperdiçar aquilo que o Senhor tem feito em nossas vidas, pois isso ainda pode alimentar mais pessoas. Um milagre, um testemunho, uma cura. Todas aquelas pessoas foram alimentadas e saciadas em sua fome, porém não pode ter desperdício, aqui Jesus ensina o valor das pequenas coisas. Precisamos entender que nem sempre teremos abundância, por isso é necessário termos responsabilidade com aquilo que o Senhor tem colocado em nossas mãos, Ele alimentou todos e ainda sobraram 12 cestos. Milagres em Cristo vêm com abundância.

CONCLUSÃO: Nunca poderemos achar que não temos nada em nossas mãos, conforme a parábola dos Talentos, cada um de nós recebe conforme a nossa capacidade, então sempre teremos algo, e mesmo aquilo que temos achado tão pouco, é suficiente para que Deus opere o milagre em nossas vidas, basta que estejamos dispostos a entregar, pois é nesse momento que o milagre acontece. Neste episódio no ministério de Jesus, vemos que não foi o tamanho da oferta, mas a entrega. O que temos segurado em nossas mãos, que Jesus pode operar? Coloque nas mãos de Cristo, que Ele é capaz de fazer uma grande multiplicação. O menino confiou, a multidão comeu e Jesus foi exaltado. A atitude daquela criança ficou registrada até os nossos dias. Amém.