Um lugar para mim e para você.

image_pdfimage_print

Texto: Jo.14:1-7- NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.2 – Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.3 – E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.4 – Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.5 – Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?6 – Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.7 – Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

Início: Finalizamos mais uma semana difícil, e como já virou rotina, parece que as coisas que não iriam piorar, pioraram ainda mais, os casos da Pandemia ficaram ainda mais graves, com mais pessoas contaminadas e mais pessoas falecendo em decorrência das consequências da Covid-19. E as nossas unidades de saúde, tanto públicas como privadas estão em colapso, a nível, municipal, estadual e nacional, e quando vai terminar tudo isto? Oh meu Deus mais porque tudo isto acontece? Porque o Senhor não intervém em tudo isto? E eu quero tentar tirar um pouquinho da tua dúvida nesta manhã. Isto tudo ainda não terminou porque nós estamos caminhando em cima da Palavra de Deus, porque Deus zela pela sua Palavra(Mt.24:35- O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar).

  • Não se turbe o vosso coração: Jesus estava prestes a ser crucificado e se nós estivéssemos no lugar Dele naquele momento, o que diríamos aos discípulos, com certeza não seria algo sem relevância, ou algo que não tivesse nenhuma importância, e é exatamente neste instante que Jesus diz prá eles: “Não se turbe o vosso coração”. Ei vocês que são meus discípulos, que estão aprendendo de mim há tanto tempo? Porque estão preocupados? Jesus sempre dizia: “A paz seja convosco”, mais agora havia temor, havia medo, havia insegurança, e Jesus ainda vendo a incredulidade deles, queria confortar os seus corações.
  • Credes em Deus credes também em mim: Jesus eu creio estava querendo, de uma forma resumida fazer uma sabatina(fazer com que alguém seja analisado por sabatina, por recapitulação oral da matéria) , Jesus precisava saber se eles tinham entendido tudo aquilo que Ele lhes tinha ensinado, e esta foi a preocupação do mestre. Olha André, Tiago, João, se vocês estão crendo no Deus que eu serví e lhes mostrei durante esses três anos e meio, vocês estão crendo também em mim, porque Eu e o Pai somos um. Então prestem atenção: E Eu indo para o Pai, você tem em mim, o caminho, a verdade e a vida e este é o único caminho a presença do Pai.Então tudo isto que vai acontecer, deve acontecer, porque faz parte do propósito, entenderam?  
  • Quando Jesus disse “na casa de meu Pai há muitas moradas”?

Jesus pronunciou a frase “na casa de meu Pai há muitas moradas” na noite em que foi traído. A oposição contra Jesus havia aumentado entre os judeus, especialmente sob a liderança e influência do sumo sacerdote Caifás e dos fariseus e escribas. Tudo isso indicava que o momento da morte do Senhor Jesus havia chegado. É justamente nesse contexto que Jesus reúne seus discípulos no cenáculo a fim de prepará-los para sua partida. Saiba também o que é um cenáculo, que significa casa de refeições ou lugar no primeiro andar de uma casa onde era utilizado como aposento de hóspedes.

  • Por que Jesus disse “na casa de meu Pai há muitas moradas”?  Os discípulos estavam perplexos com a ideia de se separar de Jesus. Porém o Senhor logo os confortou dizendo que Ele estava indo para a casa do Pai. Então, o que é a casa do Pai? Os judeus entendiam que o Templo de Jerusalém era a casa de Deus (1 Crônicas 29:7; 2 Crônicas 7:6; Esdras 1:4; etc). Mas Jesus não estava se referindo ao Templo terreno, ao contrário, Ele estava falando da verdadeira casa do Pai. Essa casa não é terrena, mas celestial, é o lugar da habitação de Deus que está nos céus (cf. Salmos 33:13,14; Isaías 63:15). Após o glorioso retorno do Senhor Jesus e a consumação da presente era, o reino de Deus com os santos encontrará sua forma final no novo mundo. Isso significa que a casa do Pai que hoje está nos céus será continuada no novo céu e nova terra, e se estenderá por toda a eternidade. Então a promessa de que Deus habitará com seu povo encontrará seu cumprimento mais pleno. Jesus não apenas afirma estar indo para a casa do Pai, mas também conforta seus discípulos dizendo que na casa do Pai há muitas moradas. Algumas pessoas pensam que Jesus, ao falar sobre as muitas moradas que há na casa do Pai, está se referindo a um tipo de prédio com vários quartos como se fosse uma habitação coletiva. Ele simplesmente está transmitindo a ideia de que no lugar para onde Ele vai, isto é, junto do Pai, há lugar não apenas para Ele, mas para todos aqueles que creem nele. Essa promessa também é para nós! Jesus tinha que se entregar para o sacrifício, porque se Ele não morresse, ressuscitasse e subisse ao céu, o caminho não estava completo. Ualllllllllll
  • Conclusão: Portanto, quando Jesus diz “vou preparar-vos lugar”, Ele está se referindo ao propósito da sua missão, que era a obra redentora. Ele está falando de sua humilhação e exaltação. Isso significa que através de sua morte, ressurreição e glorificação é que Ele prepara o lugar de seu povo junto do Pai. Aleluiasss. Ele está indicando que sem sua morte, ressurreição, ascensão e envio do Espírito Santo como o outro Auxiliador que aplica as bênçãos da redenção, jamais haveria lugar para nós na casa do Pai. Felizmente Jesus se encarregou de preparar o lugar para nós. Ele não apenas nos mostra o caminho para a casa do Pai, mas Ele próprio é esse caminho (João 14:6). Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *