A Glória do segundo Templo.

image_pdfimage_print

Início: Nos primeiros 7 capítulos do livro de 2ª Crônicas, relatam a construção do primeiro templo em Israel. Havia sido o desejo do coração do rei Davi ,porém quem construiu foi o rei Salomão, e no capítulo 6 de 2ª Crônicas relata  a oração de Salomão consagrando esse templo ao Senhor. E essa oração geralmente segue um ciclo que dizia que se Israel fosse alcançado pelos inimigos ou viesse a fome, a peste, etc, por  eles haverem pecado contra o Senhor, então era para o povo se arrepender e orar em direção ao templo.

Então vemos no capítulo 7 a resposta para essa oração, quando o fogo desce dos céus, consome a sacrifício e a glória de Deus vem e enche o templo.
Há uma expressão em Israel para essa glória que foi visível “shekinah” que significa a glória de Deus  se  manifesta ou presença de Deus. Essa era a glória da primeira casa.

Quando os judeus voltaram do cativeiro babilônico depois de 70 anos, eles chegam lá e lançam as bases do altar e há um júbilo do povo de Israel porque estava sendo restaurada a esperança de Israel porém Esdras relata uma outra turma que desanimava, o povo chorando porque eles viram a glória da primeira casa quando eram crianças, e na cabeça deles por mais que houvesse um grande esforço jamais seria como tinha sido, então havia uma confusão de vozes de alegria e vozes de choro, de otimismo e de pessimismo, porém nós vemos lá em Ageu que Deus reanima o povo e Deus diz que a glória da segunda casa seria maior do que a primeira.

Ageu 2:  1 ao 9

Ageu 2:2- Convocação de uma liderança comprometida

Ageu 2:2-“Fala, agora, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e ao restante do povo, dizendo…”

Ageu 2:3- Como está seu templo?

Ageu 2:3-“Quem dentre vós, que tenha sobrevivido, contemplou esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é ela como nada aos vossos olhos?”

Como está o templo do Espírito? Forte ou fraco? Saudável ou doente? Como você tem cuidado desse templo?

“A consequência dos pecados  trouxe a destruição do templo, e assim é a mesma coisa em relação ao nosso corpo como templo do Espírito Santo.”

“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado”. 1 Coríntios 3.16-17.

Ageu 2:4,5- Temos uma aliança com o Senhor

Ageu 2:4-“Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o SENHOR, e sê forte, Josué,…o sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o SENHOR, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o Senhoe dos Exércitos.”

Ageu 2:5-“segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito habita no meio de vós; não temais”.

O povo atendeu a voz do Senhor, a palavra do Senhor agora não é mais uma exortação e sim de encorajamento, e ele estaria com eles todo o tempo no trabalho.

Por que o povo estava desencorajado? Por aquilo que estava diante dos olhos deles. Eles compararam o belo templo que tinham, e agora tinham que se contentar com um templo bem inferior, mesmo reconstruindo não seria nem ao menos parecido com o primeiro, por isso o desânimo tomou conta deles. O povo olhava para o exterior do templo mas Deus olha para o interior do templo.

Ageu 2:9- A última glória será maior

Ageu 2:9-“A glória desta última casa será maior do que a primeira..”

A glória da segunda casa é aquela que vemos em João 1:14 quando fala do Senhor Jesus” E o Verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai ,cheio de graça e verdade.”

 As evidências da superioridade da glória de Deus na última casa.

O 1º templo era de Salomão, hoje nós somos o templo onde habita a glória da ultima casa.

O 1º templo edificado com prata, ouro, madeira, hoje o elemento da edificação: o sangue de Cristo.

O 1º templo ficava sobre o Monte Moriá, hoje esta sobre a rocha que é Cristo.

O 1º templo os sacerdotes eram terrenos, hoje temos um grande sumo sacerdote, Jesus o Filho de Deus.

Conclusão: O 1º templo a glória era parcial, hoje a glória é permanente.

Esta promessa de uma glória maior cumpre-se em Cristo, está é a maior glória de Deus, a redenção em Cristo Jesus, nos libertando da escravidão do pecado, é preciso reconhecer, arrepender e confessar os pecados para que se manifeste a glória de Deus em nossas vidas.

Lembre-se querido lutas sempre existirão, mas Paulo nos conforta dizendo em Romanos 8:18-“PPorque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente, não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.”

Então esteja convicto que a glória da segunda casa será maior do que a primeira .Amém

Autor: Paulo Cesar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *