Combater o combate da FÉ.

image_pdfimage_print

Texto: 2 Timóteo 4: 6. Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo. 7. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Início: A expressão “combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” foi dita por Paulo, perto do final de sua vida. Ele estava reconhecendo uma vida bem vivida ao serviço de Deus. Porém em nenhum momento Ele tira os olhos da sua trajetória cristã, sempre considerando como uma Batalha Espiritual, sempre mencionando da guerra espiritual que tem passado. Paulo agora esperava ansiosamente a recompensa no Céu, que aguarda todos que amam Jesus.

Em 2 Tm.4:6-8 Paulo revela que sua morte está próxima. Isso o leva a refletir sobre sua vida e sobre o que o espera depois da morte. Sua vida com Jesus não foi fácil mas tudo valeu a pena porque agora ele iria desfrutar de alegria eterna! E deixa para cada um de nós, a importância de nos posicionarmos como guerreiros de Deus aqui nesta terra, porque um dia receberemos a coroa da vida.

Ninguém vence uma guerra sozinho, sim sabemos que cada “Um de nós dará conta de si mesmo diante de Deus”, masa nossa vida cristã é coletiva, é com os irmãos, é com as pessoas, é feita de relacionamento, de comunhão, de ajuda mútua, de auxilio um dos outros, e Paulo fala do corpo, demonstrando a importância de estarmos juntos

I Co.12:12-17- Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.13 – Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.14 – Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.15 – Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?16 – E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?17 – Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?.

a) Combati o bom combate: Paulo se considerava um soldado a serviço de Jesus. Ele ia onde Jesus mandava e cumpria as missões que recebia sempre com louvor, com excelência. Você sabe que Deus vai te julgar pela tua obediência a Ele e também quando você obedeceu aos seus líderes, entendendo que quem obedece as autoridades, também obedece a Deus? Em Rm. 13:1/2(Todos devem sujeitar-se às autoridades superiores; porquanto, não, há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Ele. 2 Portanto, quem se recusa a submeter-se à autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Acompanhe comigo, até obedecer ao seu Pastor, ao seu pai, a sua mãe é uma batalha espiritual, porque o diabo trabalha em nossa alma, em “Nossa Liberdade”, Deus diz em (I Samuel 15:23

23 – Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei), então preciso falar um pouco sobre isto, porque senão podemos ter muitos feiticeiros em nosso meio e que nem estão tendo o entendimento da vontade de Deus, é necessário uma mudança de postura, baseada no verdadeiro entendimento da Palavra de Deus. Agora o grande apóstolo Paulo estava chegando ao fim de seu “serviço militar”, era hora da Reforma, da aposentadoria, de gozar de tudo aquilo que Ele havia plantado e então ele diz uma das mais lindas expressões de um servo de Deus: “Combatí o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé”.

Seguir Jesus é entrar em batalha. Lutamos contra o pecado em nossas próprias vidas e contra as forças do diabo nesse mundo. Nossa missão é conquistar, fazendo crescer o Reino de Deus através da pregação do evangelho. Mas não combatemos sozinhos. Em Jesus, a vitória já está garantida!

Paulo reconheceu que sua luta tinha sido boa. Foi difícil mas ele lutou pelas coisas certas e não desistiu. Jesus o ajudou a vencer.

b) Terminei a corrida: Paulo também comparou a vida cristã com uma corrida(I Co. 9:24-26 – Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.25 – E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.26 – Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar). No final, o vencedor recebe um prêmio. Paulo se considerava um vencedor, junto com todos que seguem Jesus. Ele estava chegado ao fim da corrida e estava pronto para receber seu prêmio.

Quem quer vencer uma corrida precisa de esforço e preparação. Durante a corrida vem o cansaço mas não podemos desistir antes de chegar à meta (2 Tm.2:5- E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente). A vida nem sempre é fácil mas nós temos uma meta: Jesus. Não vivemos sem alvo. Nosso propósito é chegar ao fim da vida em tudo glorificando aquele que nos amou e se entregou por nós, prontos para uma eternidade junto de Yeshua.

c) Guardei a fé: Paulo vivia pela fé. Ele enfrentou muitas dificuldades e muitos sofrimentos mas ele se agarrou firmemente à sua fé. E, pela fé, ele viu muitos milagres e e foi um agente de milagres e conseguiu superar as dificuldades. Foi a fé em Jesus que sustentou Paulo ao longo de toda sua vida e foi sua fé que lhe deu a certeza da recompensa que se aproximava (1 Tm. 4:10 – Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis).

A fé é essencial na vida cristã. Pela fé, temos a segurança da vida eterna e sabemos que Jesus nunca nos vai abandonar.A bíblia diz em Hb. 11:6 – (Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam). Pela fé sabemos que já somos vitoriosos e encontramos coragem para enfrentar todas as dificuldades. Pela fé encontramos paz no meio das adversidades, porque confiamos no amor de Deus. A fé é preciosa e precisamos cuidar dela.

Conclusão: Paulo estava chegando ao fim do combate mas ele nos deixou um desafio  continuar o combate, e isto ficou bem claro para cada um de nós. Enquanto estamos nesse mundo, somos desafiados a todo instante a continuar lutando, combatendo contra tudo e todos que são contra a razão da nossa Fé, pois ainda temos combates e lutas para vencer. Deus recompensa aqueles que têm fé e não desistem de seguir Jesus (1 Tm 6:12- Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas).Em Paulo, podemos ver um exemplo de um cristão vitorioso, de um exemplo a ser seguido por nós. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *