A conquista de Jerusalem.

image_pdfimage_print

Texto:2 Samuel 5:6 E partiu o rei com os seus homens a Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra; e falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repelirão, querendo dizer: Não entrará Davi aqui. 7 Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi. 8 Porque Davi disse naquele dia: Qualquer que ferir aos jebuseus, suba ao canal e fira aos coxos e aos cegos, a quem a alma de Davi odeia. Por isso se diz: Nem cego nem coxo entrará nesta casa. 9 Assim habitou Davi na fortaleza, e a chamou a cidade de Davi; e Davi foi edificando em redor, desde Milo para dentro. 10 E Davi ia, cada vez mais, aumentando e crescendo, porque o SENHOR Deus dos Exércitos era com ele.

INICIO: Davi foi um homem extraordinário, o Velho Testamento fala 600 vezes sobre Davi e o Novo Testamento 60 vezes. Os jebuseus eram um povo muito forte e de guerra e era quase impossível dominá-los. Eles habitavam no monte, onde mais tarde seria Jerusalém. Davi assumiu o reino do Sul e fez um excelente governo, tanto é que o povo do norte queria que Davi os governasse, então Jerusalém era importante. Também Jerusalém era importante, porque naquele monte Abraão havia entregue o seu filho Isaque em sacrifício ao Senhor, mas Deus teve compaixão de Isaque e ofereceu a Abraão um cordeiro em lugar do seu filho.

*Jerusalém era importante pra ser a capital da unificação de Israel.

*Jerusalém era importante porque mais de 1000 anos depois Jesus o Messias se entregaria.por amor a humanidade.

*Jerusalém representa a unidade da igreja de Cristo.

*Jerusalém representa as nossas lutas e muitas vezes a ação do inimigo contra cada um de nós, pois teremos que enfrentar desafio terríveis, para que saíamos vencedores teremos que ter a atitude e a Fé que Davi teve, para vencer.

David começa a reinar no Reino do sul, pois nesta época a nação de Israel estava dividida em dois reinos, depois do fracasso do reinado de Saul.

Como Davi estava governando de forma boa, os líderes(anciãos) do reino do norte foram até ele e pediram que ele reinasse sobre eles. Muitas vezes menosprezados a ação de Deus em nossas vidas, querendo um pouco da Unção que está na vida de alguém, veja Elizeu pediu Unção dobrada que estava na vida de seu Líder Elias e não apenas um pouquinho.

Toda a guerra existem fatores que influenciam para a vitória ou para a derrota. A Bíblia em todo o seu conteúdo tem princípios que não valem somente para a época em que a história está acontecendo, mas vale para cada um de nós, de acordo com o que estamos passando.

Sobre a guerra da Ucrania nesta semana, as noticias diziam que o comboio de tanques russos(60 kms) tinham estacionados, perto de Kiev, porque os soldados estavam com o moral baixo, com fome e os veículos de guerra estavam sem combustível, isto com certeza veio da parte da Ucrania, agora do lado russo, deram aviso para que se rendessem, porque poupariam as suas vidas. Então essas noticias eram para desestabilizar a parte psicológica dos exércitos tanto ucranianos como soviéticos, para com isso ganhar vantagem nas batalhas.

Davi não tinha de forma clara qualidades para ser um matador de gigantes, mais Deus o escolheu e ungiu para ser um matador de gigantes.

a) Guerra Psicológica: Quando Davi falou para os jebuseus que entraria em guerra contra eles, eles disseram que os cegos e coxos fariam guerra contra Israel, considerando assim um povo inferior e sem poder nenhum. Isaque morreu cego e Jacó morreu coxo, proveniente do Encontro com Deus. Então os inimigos queriam jogar um peso psicológico na vida de Davi e no seu exército.

Não podemos olhar para as dificuldades e as nossas limitações(I Pd. 1:7- Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo); e sim para o Deus do extraordinário que está conosco(Sl. 95:3-Porque o SENHOR é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses.4 – Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas). Davi não aceitou essa intimidação e foi vitorioso.

Esse ano há uma Palavra Rhema de Deus para cada um de nós: Nossa geografia, é o território da promessa, e Deus está ampliando o seu território, porque foi liberado uma promessa Dele em sua direção.

b)Guerra Espiritual: Não que guerras Psicológicas, também não sejam Guerras Espirituais, porque Satanás usa de tudo que ele tem e pode contra o projeto de Deus, mas há lutas espirituais latentes, declaradas, para que a gente desanime, volte atrás e desista(Ef.6:12- Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais).Deus tinha grandes propósitos em Jerusalém, que era a redenção da humanidade, o governo do Messias seria em Jerusalém, e ele contou com um homem, que ousou sonhar os seus sonhos, para que a sua obra fosse colocada em prática(Is.2:3- E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR). Todo mundo luta por Jerusalém, ela é o símbolo para 3 religiões: Cristianismo, Judaismo e Muçulmanos, mais ninguém vai tirar Jerusalém do povo judeu. Porque há um governo Santo, preparado por Deus, que será governado de Jerusalém.

Aquilo que parecia impossível ao homem(Davi)se tornou a cidade de Davi, porque ele enfrentou esse desafio, crendo no Deus que é o Senhor dos Exércitos.

Conclusão: O que tem sido uma fortaleza intransponível para você?O plano B sempre é para te desviar do propósito, o qual te traria uma vida significativa e relevante. Talvez o seu casamento, o seu trabalho, o seu jeitinho, hoje é o dia da tua Redenção.

Qual é o propósito de Deus para a tua vida? Você tem que saber qual é. Talvez satanás está te colocando o plano B na tua frente, mas mande Uganda(Plano B) para o inferno e creia que Deus está no controle de todas as coisas.

Davi entendeu que ele tinha que conquistar a fortaleza dos jebuzeus. Jesus foi conhecido também como filho de Davi.

Quando Davi matou Golias, ele corta a cabeça do gigante e leva por 30 kms para Jerusalem, mostrando a todo o povo o troféu que o Deus de Israel tinha dado a eles

Vocês se lembram onde Jesus foi crucificado? No Golgota(Golgate), Gol(Golias) e Gota(Gade).

Depois que Davi chegou através do canal do esgoto, os jebuseus eram um blefe e nem fizeram oposição a Davi e o seu exército. O plano B muitas vezes é uma artimanha de Satanás para te paralisar e para que você receba bem menos do que Deus projetou para a sua vida. E o que você vai fazer? Amém.

Cont. Posella

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *