Miriã uma adoradora ou leprosa

image_pdfimage_print

Texto: Ex. 15:20/21- “Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. E Miriã respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro”.

INÍCIO: Em face da história do povo de Deus, temos fatos e personagens marcantes que são narrados na escrituras, para que eu e vocês aprendamos o caminho do bem e da obediência(acertos), mas que também aprendamos a se desviar do caminho mal, quando vemos através das suas vidas o caminho mal e da desobediência(erros). E vou te dizer uma coisa, ainda bem que não está registrado somente as coisas boas, pois talvez sendo assim, não teríamos um parâmetro para cada um de nós, reles mortais(sem valor, de qualidade ruim, merecedor de desprezo, grosseiro, ordinário ou insignificante), em que nos basear e talvez imaginássemos que Deus faz acepção de pessoas, e que não teríamos como sermos usados em sua obra e para o louvor da sua Glória.

Desenvolvimento: Hoje falaremos de uma personagem, que muitas vezes passa despercebida pelos pregadores, teólogos e estudiosos da Palavra, mas que em muito se parece com cada um de nós, e que foi usada por Deus em tempos importantes, para que o projeto do céu se tornasse concreto em nossas vidas. Estou falando da profetiza Miriã, sua história está contada na bíblia, ela foi irmã de Arão e Moisés. Ela aparece pela primeira vez no relato bíblico, cuidando do irmão menor junto ao Rio Nilo(Ex.2). Foi ela que agiu com sabedoria, ao perceber que a filha do faraó teve compaixão do bebê que acabara de ser encontrado dentro de um cesto, boiando no rio. O bebê era Moisés, seu irmão, que foi deixado no local de forma estratégica, para que a filha do faraó (acostumada a banhar-se naquele mesmo horário) o encontrasse, e quem sabe, o adotasse.

Assim que percebeu que o plano havia funcionado, a menina Miriã se ofereceu para procurar uma ama de leite para ele, permitindo, assim, que a própria mãe dele o criasse. Joquebede era a mãe biológica do menino, mas não revelou este fato, e o criou como ama de leite. Isto porque se a filha do faraó não o adotasse, o menino seria morto, como tinha sido determinado por Faraó e como estava sendo feito com vários hebreus. O proprio faraó deu órdens às parteiras da região para matar os filhos dos hebreus assim que nascessem pois este povo estava crescendo em número e força, e quanto mais os egípcios os afligiam mais o povo crescia e uma vez escravos dele, o faraó temia uma rebelião.

De acordo com as escrituras, os planos de Deus nunca deixam de ser cumpridos, e os planos do Senhor não podem ser frustados, se você não quer Deus levanta outro no seu lugar. Um exemplo disso está neste relato onde apesar da posição totalmente contrária do faraó e de todo contexto desfavorável para a sobrevivencia de Moisés, o menino não somente viveu, como também foi criado no palácio, com acesso a cultura egípcia, e recebendo toda estrutura útil para o seu futuro, pois cerca de oitenta anos depois veio a libertar o seu povo de origem, da escravidão, a mando do próprio Deus.

Todos nós sabemos da história, consta que, após um período de peleja, e ocorrência de dez pragas no Egito – a última delas foi a morte de todos os primogênitos egípcios inclusive animais, e os hebreus continuaram ilesos – entre idas e vindas, onde o faraó deixava o povo partir e depois voltava atrás em sua decisão; quando finalmente conseguiram sair do Egito, e atravessaram aquele mar Vermelho todo o povo festejou a liberdade, porque alí, depois do povo passar pelo mar, andando a seco, Faraó e seu exército foram dizimados, quando pelo poder de Deus, o mar se fechou, matando todos eles(Ex.14:26/31). Então Moisés pega todos os homens e em gratidão a Deus começa cantar cânticos de Louvor e Adoração ao Senhor.

  1. Miriã(Ex.15:20-profetisa) a Adoradora:  cantou um cântico louvando o Senhor por tão grande feito(Só o Senhor é Deus). Foi tão grande o milagre na vida do povo, que todo o povo se alegrou na presença do Senhor. Talvez tecnicamente falando, diante da cultura do Egito, diante da nova cultura que Deus estava trazendo para o seu povo, não fosse ético para as mulheres dançar e cantar, mais Miriam ao perceber os homens extravasando em alegria, ela também, eu creio, viu o semblante das mulheres, e decidiu conduzir as amadinhas em danças, músicas e celebração por todo arraial dos hebreus. Na Nova Aliança(Mc.14:3/9) está registrado a atitude de Maria, que se excedeu na adoração e o ato dela foi reconhecido por Jesus, então podemos dizer que Miriã também se excedeu na adoração ao Senhor.
  2. Miriã se rebelou(Nm.12)- Até este ponto da mensagem estava tudo certo, tudo cooperava para que Miriã, como uma líder de Excelência, continuasse sendo um termômetro espiritual no arraial do povo de Deus. Até que chegou o momento em que, levada pela sua posição, talvez pelo seu histórico, pelo seu currículo eclesiástico, ela foi confrontada com os desejos da sua alma, de se comparar ao seu Lider, apontando o erro do Lider, e querendo se comparar a ele. Deus vendo a rebeldia em sua vida e na do seu irmão Arão, decidiu colocar as coisas nos devidos lugares. A consequencia da rebeldia de Miriã foi que a lepra tomou conta da sua vida, e mediante a intercessão do seu irmão Moisés, sua lepra durou apenas 7 dias(uma semana). O que eu aprendo com isto? A bíblia nos diz em (II Co. 5:17- Aquele que está em Cristo, é nova criatura, as coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo), devemos a todo momento, passar em revista, colocar na balança, medir a nossa temperatura espiritual, prá que nossa vida esteja sempre acima da média e não na mediocridade espiritual.Miriã se arrependeu do seu mal, achou um intercessor que tinha intimidade com Deus, que orou por ela, e ela foi curada da sua lepra.

CONCLUSÃO: Enquanto estiveram no deserto, Miriã murmurou e falou contra Moisés, que era o Líder escolhido por Deus, sendo acometida com lepra e tendo que se afastar do acampamento e da comunhão. Eu creio que nesse período ela pode analisar o que tinha feito e se arrependeu. Foi cuidada pelos próprios irmãos que inclusive oraram muito pela sua cura e o Senhor os atendeu nas suas súplicas. De acordo com as escrituras, Miriã foi curada e voltou para o meio do povo, para participar da comunhão, entretanto não chegou a entrar na terra prometida (somente dois homens entre os que estiveram no Egito conseguiram este feito: Josué e Calebe). Miriã morreu antes, no deserto de Zim e ali foi sepultada. Em Tg. 5:16 – Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Miriã dentro da sua casa encontrou irmãos que amavam ela, assim como você dentro da casa do Senhor tem lideres que ti amam e que querem o melhor para a sua vida, que você fique curado de toda a sua lepra. Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *