O que Deus tem falado?

image_pdfimage_print

    O que Deus tem nos falado?

I Co.14:10-13- Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.11 – Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim.12 – Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.13 – Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.

INÍCIO: Ao escrever a primeira carta aos coríntios, Paulo mostrou nos capítulos 12 e 14 de sua primeira epístola, que Deus é um Deus que fala. Diz que já não mais servimos aos ídolos mudos (1Co. 12.2), que não tinham ouvidos e nem boca que falavam, mas ao Deus vivo que fala com cada um de nós; e então cita os dons do Espírito como um dos diferentes meios pelos quais Deus fala. Mas ao mostrar que podemos ouvir a voz do Senhor, ele também deixou claro que podemos ouvir outros tipos de vozes:

I Co. 14:10- “Há, por exemplo, muitas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significado”. 

Lemos que não somente há línguas diferentes, mas VOZES diferentes. Ouvimos muitas espécies de vozes em nossa vida espiritual; o diabo, o mundo e a carne, nossos cruéis inimigos, tentarão de todas as formas abafar a voz de Deus em nós para que lhes demos ouvidos. Mas, por outro lado, se deixarmos a Palavra de Deus se manifestar com “voz como de muitas águas”, então as demais vozes é que serão encobertas e a Palavra do Senhor prevalecerá. No salmo 119:11 vemos o salmista (Davi, Esdras ou Daniel) dizendo: Escondi a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti, não pecar. 

Há muitos tipos de vozes no mundo. Às vezes sentimo-nos pressionados pela nossa Alma e Carne a dar ouvidos a uma voz que não se harmoniza com a de Deus. Reconhecemos que a voz do Senhor diz o oposto, sabemos que estamos errando, mas ainda assim, ficamos de tal maneira presos que acabamos por seguir na direção errada. E depois nos frustramos, condenamos e lamentamos. E muitas vezes buscamos os nossos líderes e dizemos a eles, ore por mim porque eu não sei o porque isso tem acontecido comigo. Sabe sim, foi porque lá atras você não prestou atenção e decidiu “Não ouvir a voz de Deus”, em Isaías 59:1-2 diz: 1 – EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.2 – Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”.

Então Por que muitas vezes não ouvimos a voz de Deus? Como é possível saber o que o Senhor diz, e ainda fazer o contrário? A razão é que estamos distantes Dele e da sua Palavra, em determinada área; esta é a única e grande verdade do porquê isto ocorre! Se nos aproximarmos do que Deus diz, recebendo a vida e a revelação do Espírito Santo naquela área, então as outras vozes serão encobertas. Aí ele pode falar como a voz de muitas águas, como falou a Ezequiel, mais também pode falar numa brisa suave, como aconteceu com o profeta Elias. 

Mas se nos afastarmos da Palavra, ela deixará de ser Lâmpada para os nossos pés e Luz para o nosso caminho, mas isso não quer dizer que ela deixou de ser Viva e Eficaz, apenas que dando vazão aos nossos sentimentos, entramos no descaminho, e as demais vozes é que se sobressairão. Qual é a voz que você tem escutado? Que voz tem prevalecido em tua vida? Será que tem dado prioridade em ouvir a tua alma e tua carne? 

Pela alma(sentimentos) muitas vezes há situações que não temos como resolver, são situações que satanás coloca contra nós, que são dardos inflamados do inimigo contra nós, mas se ouvirmos a voz do Espírito Santo, Ele está dizendo “Maior é o que está em nós, do que o que está mundo”, persevere, tenha fé, que a vitória é uma questão de tempo e a vitória estará em suas mãos(II Reis 6:14-17- Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade.15 – E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?16 – E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.17 – E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu).  

Hoje infelizmente entramos no Descaminho do louvor de guerra, mas antigamente tinha um espaço no Culto para entoarmos esse louvor, que faz com que o povo de Deus seja adestrado para o combate. “Já posso escutar o exército de Deus, marchando sobre a terra, em plano de guerra vai. Já ouço o louvor que arma de vitória. O exército de Deus, o exército de Deus, o exército de Deus, marchando vai.

CONCLUSÃO: Na multiforme sabedoria de Deus, Ele pode nos falar de diversas maneiras, mas em todas elas é necessário calar a nossa alma e carne, não deixarmos que outras vozes tomem o lugar de Deus, e deixar que o Espírito Santo de Deus fale ao nosso coração, porque ai estaremos com nossos corações prontos e quebrantados para ouvir a sua voz, e não somente isso(Tg.1:22 – E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos), estaremos prontos para colocarmos em prática tudo aquilo que o Senhor estará ministrando em nossos corações. Um dos sons que mais me irritou nesta pandemia foi o barulho das motos, cheguei até reclamar pelo App da RPC(não adiantou nada), o que mais me impressionou foi a justificativa para usar uma moto barulhenta: “ Ah é para segurança, assim os motoristas dos carros prestam atenção as motos”. Quer dizer com a desculpa da segurança, eu desobeço o código de trânsito e acho que estou fazendo o certo? Infelizmente cada um de nós tem também muitos  argumentos “Espirituais”, mas que são da nossa alma, e muitas vezes dando vazão a nossa carne, fazendo com que a voz de Deus e a sua revelação seja sufocada em nossas vidas, e achando que estamos no caminho certo. Mas que infelizmente são caminhos de morte. Amém.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *