Texto: Jo.14:1-12- 1. Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. 3. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. 4. E para onde eu vou vós conheceis o caminho. 5. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? 6. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. 7. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. 8. Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9. Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10. Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras. 11. Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. 12. Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai;
1- Para onde vais? Como saber o caminho?
Tomé mesmo andando com Jesus não obteve clareza do que Jesus estava falando . Mas ele ouviu da boca de Jesus , para onde ele iria e o que faria, talvez Tomé quisesse saber mais, assim como nós muitas vezes, mas já está revelado, somos participantes da vida eterna por Cristo, por meio dos méritos de Cristo, isto deveria ser mais do que suficiente estar em Cristo, mas alguns não estão satisfeitos com a perfeição de Cristo. Ninguém vem ao Pai se não for por Cristo.
2- Mostra-nos o Pai
Felipe – ainda não havia entendido que a revelação maior do Pai estava em sua frente.
Talvez Felipe quisesse uma manifestação visível , assim como aconteceu com Pedro, Tiago e João no monte Da transfiguração em que aparece Moises e Elias – representando as Leis e os profetas, e apontando para o cumprimento de todas as coisas em Jesus.
Para nós hoje conclusões óbvias, por termos o legado das escrituras , da palavra , o verbo que se fez carne e habitou entre nós.
-Porem quantos ainda estão sem entender a paternidade de Deus e continuam em uma busca equivocada.
-No verso 10 Jesus diz:” as palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.
A importância da figura paterna:
Dentre muitas eu quero destacar :
1- desenvolvimento cognitivo
2-desenvolvimento afetivo
3-desenvolvimento social
4-melhor autoestima
5-estrutura psicológica e espiritual forte para tomada de decisões.
Todas estas características estavam impressas em Jesus.
O pai modela o caminho dos filhos:
Pv. 20:7 O justo anda na sua integridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele.
Pv. 14:26 No temor do Senhor há firme confiança; e os seus filhos terão um lugar de refúgio.
Jesus teve um pai terreno José , que o instruiu no caminho que devia andar, sob os preceitos da lei, não sabemos em que momento José morre, mas ele ensinou muitas coisas, inclusive uma profissão .
CONCLUSÃO: Jesus era o filho mais velho de Maria e José , tinha suas responsabilidades como tal.
Sua identidade de filho de Deus foi sendo revelada aos poucos, imagine ele saber que foi gerado pelo poder do Altíssimo.
José e Maria tiveram que ter sabedoria na condução desta revelação ,porque em um determinado momento Jesus precisou assumir sua identidade de filho de Deus e seu propósito.
Descobrir que sua missão era servir ao Pai como filho, e servir a humanidade.
Adão e Eva caíram, deixaram a companhia do Pai e sua voz, preferiram ouvir da mentira de Satanás! Quando deram ouvidos a mentira, desobedeceram o Pai.
Quanto mais eu conheço meu pai, mas eu sei quem eu sou. Mais obediente me faço
Quanto mais eu conheço sua palavra e as pratico mais humilde me torno.
Ele nos amou primeiro, ele entregou seu filho por amor a nós, nos perdoou, nos deu a vida Eterna.
Nos entregou a vida Eterna e através de Jesus fomos feitos seus filhos (1 Jo.3:1- vejam que grande amor o Pai nos tem concedido, a ponto de sermos chamados filhos de Deus).
Por meio de Jesus nos chegamos ao Pai, por meio de Jesus percebemos o Pai e desfrutamos a vida em sua plenitude.
Vamos guiar nossos filhos, família, as pessoas a nossa volta para que conheçam e permaneçam em Cristo, mas principalmente vamos ficar no caminho, verdade e vida.
Porque conhecemos o Pai! Amém.
Autora: Apa.Fárida