Em Jesus, somos bons frutos.

image_pdfimage_print

Texto: Lc.6:43-45- Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto.44 – Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.45 – O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.

Início: O Senhor Jesus utilizou a figura das árvores frutíferas e do espinheiro para referir-se a pessoas. O espinheiro representa pessoas que podem estar no meio do Povo de Deus, mas que são incapazes de produzir bons frutos, serem frutíferos, com resultados aprovados por Deus.

Não se pode colher figos de um espinheiro. Figo é uma fruta típica de Israel e com base na história do rei Ezequias, podemos relacionar o frigo à cura de enfermidades (Is 38.21- E dissera Isaías: Tomem uma pasta de figos, e a ponham como emplastro sobre a chaga; e sarará). Um emplastro de figos foi aplicado no tumor até então incurável do rei de Judá. Hoje o figo ajuda na saúde, Rico em antioxidantes, o figo possui flavonoides e fenóis, a exemplo da catequina, rutina e ácido clorogénico, agentes que limitam o metabolismo de células causadoras do câncer. Já a fibra alimentar, também presente no figo, tem atuado na redução do surgimento do câncer. O espinheiro não cura, mas fere, machuca, ele não tem a mesma natureza, consubstancial, da mesma substância, da mesma essência, da mesma matéria, da mesma constituição, do figo. Se você não se permite ser usado por Deus em sua Igreja para abençoar, edificar e curar seus irmãos, então desconfie da sua natureza ou da sua nova natureza em Cristo, que você ainda pode ser um espinheiro. É bom lembrar que os dons que cada um de nós recebemos, é para abençoar o nosso próximo.

Não se pode colher uvas de um espinheiro. Em Mateus 7.17, Jesus pergunta se alguém pode colher uvas de espinheiro. As uvas são frutos da videira que é símbolo do próprio Jesus. Da uva vem o vinho, símbolo de vida e alegria em Deus, da presença do espírito Santo em nós. O espinheiro não contribui com a vida abundante nem com a alegria para o rebanho do Senhor, ele vive insatisfeito, murmurando e nada tá bom pra ele. Tem um ditado que diz: “Crente que não trabalha, da trabalho” Se você tem causado tristezas aos seus irmãos, se tem trazido contenda, se não tem semeado o amor em Cristo, então desconfie de que você pode ser um espinheiro. Jesus resumiu os Dez mandamentos em dois (Mt.22:37- E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.38 – Este é o primeiro e grande mandamento.39 – E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo).

A Bíblia conta a história do espinheiro mór. O maior espinheiro da Bíblia foi um “rei” em Israel, que governou o Povo de Deus por três anos inteiros. De tão espinhoso que foi, seu reinado não foi considerado como legítimo. Mas em Juízes 9.22, a Bíblia conta do governo que este filho de Gideão exerceu, de como começou a governar, das tragédias que causou e de seu triste fim. Aliás, tristeza sempre é a tônica da vida de um espinheiro que perambula pelo meio do Povo de Deus. Um espinheiro não sabe o que é depender de Deus. Em Colossenses diz 3:1 PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

Jesus deu atenção a publicanos e pecadores que estavam interessados em ouvi-lo, sendo que muitos deles se converteram(Lc.15:1-21 – E CHEGAVAM-SE a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.2 – E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles). Jesus nunca aliou-se a pessoas que não queriam mudança de vida. Você tem orado pela tua família, pelos teus amigos, colegas de trabalho? Para que um dia venham a acoinhecer Jesus e tenham as suas vidas transformadas?

Conclusão:Queremos sim ver o noposso pais livre de toda artimanha de satanás contra as nossas vidas, de toda maldade que ele quer nos induzir. Porém de uma coisa temos certeza, prá que isso aconteça Jesus deve reinar nos quatro cantos de nossa nação. Mas queremos uma dependência total de Yeshua Hamashia e o Deus de Israel, Senhor do céu e da terra. Que venha o tempo de avivamento e que saia do nosso arraial chamado Brasil todo governo comunista, socialista, enfim tudo que se levanta contra o poder do Deus todo poderoso. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *