O Vale de ossos secos

image_pdfimage_print

Texto: Ez.37- 1 ao 14- VEIO sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.2 – E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.3 – E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.4 – Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.5 – Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.6 – E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR.7 – Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. 8 – E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.9 – E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vam.10 – E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.11 – Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. 12 – Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e
vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. 13 – E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu. 14 – E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.

Indrodução​:– O nome ​Ezequiel significa ( Deus forte ou Deus fortalece). Ele viveu durante um dos períodos mais críticos na história judaica- O Exílio Babilônico. Ezequiel foi um dos 10.000 judeus que foram levados de Jerusalém durante o reinado de Nabucodonosor em 597 a.C Quando Nabucodonosor invadiu Jerusalém, quem estava reinando era Joaquim, filho de Jeoaquim – Joaquim era o décimo nono rei de Judá, que
reinou três meses em 598 a.C., depois de Jeoaquim, seu pai, foi um mau rei, sendo levado preso a Babilônia. A maioria do reis que reinaram em Israel fizeram coisas que desagradaram a Deus, como por exemplo a idolatria, a corrupção, desobediência ,adultério e também pela maldade do coração. Deus então permitiu que este povo fosse levado ao cativeiro. No capítulo 36 Deus mostra a Ezequiel a restauração vindoura de Israel e no 37 já é vista como realizada. Deus leva Ezequiel para fora do tumulto do mundo natural e o conduz a um lugar a sós para lhe dar esta revelação. Esta visão é de um vale cheio de ossos de pessoas, e não apenas isso, mortos a muito tempo, pois estavam sequíssimos como diz o versículo 2. Esta visão trazia uma triste realidades, pois Deus estava mostrando ao profeta as condições do seu povo.Um vale onde o cheiro de
morte exalava por todos os lados, uma condição degradante do homem. Em meio a tanta desgraça, dor e sofrimento, a fidelidade de Deus para com os seus filhos é
anunciada, e tem por base a graça.
Ao analisar a visão deste vale percebemos o seguinte:
a) É como um cemitério, porém os ossos estavam na superfície, e não debaixo da terra.
O sinal da morte era visível, o sinal da separação ou seja sem Deus.

b) Quando fala em sequíssimos, podemos ver o processo de cremação de um corpo, é com 800 graus de temperatura, queima-se o corpo, roupa, caixão, mas os ossos não queimam, e só vira pó porque é passado em um moinho ou triturador. Por isso a visão que Ezequiel teve é que aquelas pessoas estavam mortas a milhares de anos.
Isso nos mostra a condição já antiga do povo de Deus em seu caminho de rebelião contra o Criador.

c) No versículo 3 diz: “ Então me perguntou: Filho do Homem, acaso, poderão reviver este ossos?
Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. Aparentemente é o fim de tudo, pois
os esforços humanos não tem poder, mas os recursos divinos ainda não se esgotaram. Somente Deus pode ressuscitar os mortos.
d) No versículo 4: “ Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor”. A restauração da vida começa com a Palavra de Deus, não há outro meio para que uma vida seja restaurada senão for por meio dela.
e) Versículo 5: “Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em
vós, e vivereis- Deus – Deus mostrou a Ezequiel que Ele iria dar vida novamente ao povo, vida que um dia
eles tiveram e perderam por causa da desobediência e traição com outros deuses.
Ver Genesis 2:7- Folego de vida e o homem passou a ser alma vivente.
f) Versículo 11- Aqui vemos que o povo reconhece a sua condição de morto e condenado. Esta é a condição do homem sem Deus, morto a muito tempo, sem felicidade, sem força, sem amor, sem esperança, sem
fôlego, sem expectativas. Mas isso não significa que não a nada mais a ser feito.
g)No vers. 14 – Há esperança, somente a infusão do Espírito de Deus pode realizar este
milagre.

Conclusão: Talvez a tua situação está como esse Vale de ossos secos, talvez você tenha perdido a alegria da presença de Deus, mas eu te digo que isso não pode ser o seu fim, dependendo da sua decisão, pode ser o início de maravilhoso começo na presença do Pai. Portanto Deus te chama hoje! Se a sua vida se encontra como um vale de ossos secos, Ele quer te dar um novo sopro, quer te ressuscitar, restaurar, curar, libertar desta morte espiritual, te tirar desta sepultura. Venha ter vida e comece a sonhar, projetar, e a ter intimidade novamente com o Senhor. Amém.