Diga ao povo que Marchem.

image_pdfimage_print

Texto: Êxodo 14:1-16- ENTÃO falou o SENHOR a Moisés, dizendo:2 – Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar.3 – Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou.4 – E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim.5 – Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva?6-E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo;7 – E tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os capitães sobre eles todos.8 – Porque o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse aos filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão.9 – E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom.10 – E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.11 – E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?12 – Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.13 – Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.14 – O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.15 – Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.16 – E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

Início: Deus tirou o seu povo do Egito, através da liderança de Moisés, Deus usou de estratégia para fazer isto, ele disse a Moisés que não fosse pelo caminho dos filisteus, que eram um povo valente e guerreiro, então para que o povo de Israel não contaminasse o seu coração, deixando que o medo e a vontade de voltar para o Egito falasse mais alto, eles foram em direção ao mar Vermelho e acamparam-se junto ao mar. Mas Faraó se arrependeu e junto com  o seu exército foram atrás de Moisés com o povo. Agora eles estavam em apuros, pois a frente estava o mar Vermelho e atrás vinha Faraó com todo os seus guerreiros. O povo começa a murmurar e Moisés ora a Deus, e são nos momento difíceis e de angustia que lembramos mais da providencia de Deus(Jr. 29:13- E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. que dá uma ordem: Diga ao povo que marchem).

Aparentemente há dois tipos de pessoas: Os vencedores e os vencidos, mas a bíblia diz que há uma terceiro tipo: Os mais do que vencedores(Rm. 8:37 –  Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Deus nos garante que se formos fiéis a Ele, nós já somos mais do que vencedores. Temos alguns ensinamentos neste episódio do povo de Israel:

1) Porque Deus mandou marchar?

     R- Marchar é prosseguir, caminhar, Deus queria que o povo não parasse, nós conhecemos o termo marchar como um termo de guerra, onde os soldados enfileirados avançam, demonstrando força e organização. Não é feito de qualquer maneira, em algumas situações, os mais preparados, os guerreiros iam a frente e todo o povo ia atrás. Quando vemos um exército marchando, o que vem em nossa mente? Força, poder, unidade, obediência, ação, preparo, determinação, etc.

2) Porque Deus determinou que o povo agisse primeiro?

     R- Deus queria que o povo confiasse Nele, a sua parte ele faria, mas ao povo caberia agir por fé(Rm. 14:23- Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado), visualizando tudo aquilo que Deus já tinha feito no Egito e que era capaz de fazer ainda mais em suas vidas. Deus não mostrou tudo o que ele faria na vida de Abraão, mas Ele deu uma ordem e uma promessa “Sai da tua terra e da tua parentela e vai para uma terra, que eu te mostrarei”(Gn.12:1) e uma promessa Gn.12:2- E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E Abraão creu naquilo que estava ouvindo de Deus e soou em seu espirito como uma música boa, gostosa. Sabe aquela música que você ouve cedinho, ao acordar e durante o dia inteirinho não sai da tua mente, e varias vezes do dia, você se pega cantando ela, ou para alguns que nem eu, tentando cantar essa música. Assim aconteceu com Abraão durante toda a sua vida. A promessa do seu filho, demorou algum tempo, mas aquela música, que era a voz de Deus não saia do seu espirito.   

3) Deus queria despertar a liderança de Moisés sobre o povo

     R- Mediante o seu líder, o povo deveria seguir em frente, não de qualquer maneira, mas de forma organizada e com postura, cabeça erguida e alinhado em todos os níveis.

     “ O covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina e o vitorioso nunca desiste”.  

Conclusão: Deus deu uma ordem a Moisés e ao povo, marchem e quando o povo obedeceu, Deus fez o milagre acontecer no meio do seu povo. Quando o exército de Faraó pensou que iria usar o caminho que Deus abriu para o seu povo, Deus ordenou e o mar se fechou e todos eles morreram. Há uma recompensa para aquele que é fiel e Deus não exige muita coisa de nós, Deus somente exige um nível básico de fidelidade(Mt.25:21- E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor). Essa fidelidade no texto está relacionado a bondade, e somente é bom aquele que tem o amor do Senhor em sua vida, porque você não pratica bondade com você mesmo, mas a bondade é para ser derramada na vida dos outros. O final do Salmo 23 diz que “Bondade e misericórdia te seguirão todos os dias da sua vida”, que como alguns teólogos falam que são dois anjos e eu não tenho nenhum problema para aceitar isso, mas também eu entendo que são qualidades do cristão, elas estarão com você e serão tuas aliadas para exalar o bom perfume de Cristo em muitas vidas, porque elas fazem parte da tua rotina diária. O caminho que Deus abre para os seus filhos, os ímpio não tem direito de usar. Porém para o filho de Deus, que é fiel a Ele, pode passar cantando o hino da vitória.Amém