TEXTO: Jr.6: 16. Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas,(principios) qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos. 17. Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos à voz da buzina; mas dizem: Não escutaremos.
Mateus 11: 29. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. 30. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
INÍCIO: Note como estes dois textos estão relacionados há uma caminhada de vida!
- veredas antigas – é a mesma coisa que princípios eternos!
- Deus aponta o caminho e coloca pessoas para nos instruir por ele(atalaias)
- Andar em princípios fará com que nossos pés não tropecem e nossa alma ache descanso!
- Andar em um bom caminho- tov no Hebraico- agradável, feliz, próspero!
O Senhor tem descanso e cuidado para nossa alma , fica evidente nestes dois textos!
Sede das nossas emoções, vontades e decisões. A alma faz ligação com o espírito que se conecta com Deus!
A alma interpreta e aplica a comunhão com Deus na vida física diária!
A alma é cheia de conceitos, e de autoconceitos, que entram na alma através de influências externas: gerada na casa dos pais, no meio em que vivemos, dos ensinamentos que recebemos, somos expostos naturalmente o tempo todo . A alma tem uma capacidade incrível de absorver rapidamente conceitos, e muitas vezes não pede licença pra isso.
As janelas da alma são os 5 sentidos: tato, olfato, visão , audição e paladar.
Nós podemos abrir ou fechar as janelas para determinados conceitos !
Estamos impregnados de conceitos humanistas, demoniacos e também autoconceitos que são os criados por nós mesmos.
Todo cuidado com a alma, não podemos pensar que possuímos uma alma resolvida, pensar assim denúncia a atitude de quem não está aberto ao confronto e tratamento de caráter .
A alma foi criada para receber os princípios de Deus e não para absorver os padrões do mundo.
A alma adoece quando sofre influência de conceitos e doutrinas que não condizem com apalavra de Deus.
Por isso precisamos de discipulado e discipuladores cristãos para nos ajudar!
O Ide fazer discípulos não é uma opção mas uma ordem em amor!
Quando Jesus chamou seus doze discípulos, não haviam qualificações extraordinárias visíveis neles, eram homens comuns, os chamou para segui-lo!
Hebreus 13: 7. Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos falaram a palavra de Deus, e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai-lhes a fé. 8. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
A vida do discípulo é uma jornada. Precisamos das lições refinadoras da jornada para moldar nosso caráter e purificar nosso coração.
Andando pacientemente no caminho do discipulado, demonstramos a nós mesmos a medida de nossa fé e nossa disposição de aceitar a vontade de Deus, em vez da nossa.
Ser discípulo não é um esporte para espectadores. Não podemos esperar receber as bênçãos da fé ficando inativos na arquibancada, do mesmo modo que não recebemos os benefícios da saúde sentados no sofá assistindo a eventos esportivos na televisão e dando conselhos aos atletas. No entanto, alguns consideram preferível ser “discípulos de arquibancada” e, por vezes, até fazem dessa sua principal forma de adoração.
Andar é uma ação constante!
Não é um lugar de observação!
É aprender,colocar em prática o que se aprendeu e ensinar a outros!
Jesus investiu um tempo ao lado de 12 homens, e eles também se submeteram!
Para andar junto é preciso humildade, a soberba não permite discipulado!
CONCLUSÃO: Discipulado não é lugar de conforto, nem pro discipulador e nem pro discipulado : situações desconfortáveis irão aparecer, discordâncias , sensação de paralisia etc…
O andar do discípulo vai demandar tempo, empenho, abrir mão do seu tempo em prol do outro no caso do discipulador e de si mesmo no caso do discípulo!
Tanto o discipulador quanto o discípulo não são perfeitos.
Precisamos ter em mente que tanto erros como acertos na vida do discipulador, ajudam na jornada!
O Senho diz não atente para a aparência, porque eu vejo o coração!
Discipuladores estarão a nosso favor para nos ajudar e ajustar na caminhada!
Assim como Paulo discipulava Timóteo e tantos outros, ajustando, trazendo equilíbrio, fortalecendo, ensinando, Paulo se sujeitou a Deus e também a Barnabé , assim estaremos sendo modelados!
Quer estando juntos, na igreja, em trabalhos, à mesa, desfrutando de um tempo de lazer, quer estando longe fisicamente, assim o discípulo vai sendo discipulado!
Ambos precisam querer e se dispor!
Não seremos e não precisamos de motivação em todo tempo para andar como um discípulo de Jesus, precisamos de um coração quebrantado ! AMÉM.
Apa. Fárida Ribeiro.