Eu Discípulo?

image_pdfimage_print

TEXTO: Jo. 15:5-15- Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.6 – Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.7 – Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.8 – Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.9 – Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.10 – Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.1 – Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.12 – O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.13 – Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.14 – Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.15 – Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

INÍCIO: Para responder a essa importante pergunta, aliás uma das perguntas mais importantes de toda a nossa vida, devemos buscar na Palavra de Deus ensinamentos que nos farão ter certeza que a resposta que cada um de nós dará, não será uma resposta que satisfaz a nossa alma, porque essa é uma pergunta espiritual, e como a pergunta é assim, a resposta que daremos também deverá ser espiritual. Se estivermos ligados a videira verdadeira seremos nutridos por ela e não há outra alternativa, a não ser frutificar, assim como o nosso mestre Jesus frutificou e se entregando por nós, produziu muitos frutos, entre os quais você é um deles, assim nós temos a responsabilidade de também frutificar(I Jo.2:6- Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou), porque somos frutos do seu amor e misericórdia do Senhor. A Bíblia nos lembra que os primeiros seguidores de Jesus Cristo foram chamados cristãos pela primeira vez quando as testemunhas e o testemunho da fé chegaram à cidade de Antioquia (At. 11.25 – E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos), e durante todo esse ano alí o poder de Deus se manifestou, sim, através da Palavra que era ministrada, do evangelho que era pregado, mais acima de tudo porque os discípulos testemunhavam que eram seguidores de Jesus Cristo. Embora provavelmente inicialmente fosse um termo de escárnio, os seguidores de Cristo logo adotaram a designação de cristãos, porque os identificava de forma aberta e sem vergonha alguma. Então quais são os elementos básicos que devem fazer parte da vida de um discípulo de Jesus Cristo? Além das marcas que já devemos ter Dele em nossas vidas? Vocês lembram dessas MARCAS? Obediência, Amor, Missão e Oração, sendo que elas até mesmo se unem para termos essa resposta, Sou Discípulo?

  1. Obediência ao chamado: Mt.22:14- Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Jesus diz isso, depois de contar a parábola de um casamento pomposo, que um rei estava dando, para celebrar o casamento de seu filho. Os servos foram enviados, mas os convidados não honraram ao convite, preferindo outras coisas e até mesmo maltrataram os servos do Rei. Como esses convidados não eram dignos de participar das Bodas, foi enviado outros servos para convidar quem quisesse participar. Aqui Jesus esta descrevendo a oferta do evangelho, primeiro aos judeus e depois a nós os gentios, então o convite foi dado a todos, porém uma condição haveria, as vestes nupciais. Mas quando o Rei se juntou aos convidados para a celebração, um homem não trajava a veste nupcial(Mt. 22:10) e foi dado uma sentença de condenação a este homem, porque não obedeceu ao protocolo, requisitos, ao padrão que estava sendo colocado pelo Rei. Quando Jesus chamou Seus primeiros discípulos, simplesmente disse: “Siga-me” (Marcos 1.17; 2:14; João 1.43). Um discípulo é um seguidor, alguém que confia e acredita em um mestre e segue as palavras e o exemplo desse mestre. Portanto, ser um discípulo é estar em um relacionamento. É ter um relacionamento íntimo, instrutivo e imitador com o mestre.
  2. Um discípulo ouve Jesus: A ovelha não tem uma visão muito apurada, mas o que ela tem, é um ouvido muito aguçado, e sempre está atenta para ouvir(Jo. 10:27-27 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;28 – E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.29 – Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai). Ninguém pode dizer que é um discípulo de um mestre, a menos que esteja pronto para ouvi-lo. O mundo está inundado de mestres que disputam ouvintes e seguidores. Ouvir Jesus é o que um discípulo cristão faz. Quando Jesus fala, o discípulo ouve. O discípulo se apega a cada palavra que o seu Mestre ministra e lhe ensina. Mas ouve prá que? Para colocar em pratica os seus ensinamentos?(Tg. 1:22- E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos).

Conclusão: Alguns tentam fazer uma distinção entre ser discípulo e ser cristão, e apesar do termo cristão já ter sido “queimado”, ao longo do tempo, ele é o que nos define espiritualmente. No entanto, a Bíblia nunca faz essa distinção. Antes de serem chamados cristãos, eram chamados discípulos. Ser discípulo de Cristo é ser cristão. Ser cristão é confiar em Cristo. Ser cristão é ouvir a Cristo. Ser cristão é aprender com Cristo, para poder praticar em sua caminhada com o mestre Jesus Cristo. Ser cristão é obedecer a Cristo. Consequentemente, ser cristão é ser discípulo. Foi assim, num belo dia em Antioquia, em meio a perseguição, que tudo começou. E Hoje continua assim, e deverá continuar sendo assim quando os discípulos de Cristo, que são a sua Igreja aqui nesta terra forem arrebatados, para participarem das Bodas do Cordeio. Aleluias. Amém.