Texto: Rm. 8:9-11- Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.10 – E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.11 – E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
INÍCIO: Eu creio que cada um de nós tem vivido dias difíceis, e isto nos três níveis da nossa vida, atingindo o nosso espírito, a alma e o corpo, e o Ap. Paulo definiu tão bem e com sabedoria todas estas situações, pois falou em Ef. 6:12- Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Jesus não entregou a sua vida por cada um de nós, que somos a sua igreja, para que vivamos uma vida medíocre, e sem sentido, não sendo sal da terra e luz do mundo, mas Ele se entregou para que vivamos a vida abundante que Ele preparou para cada um de nós (Jo.10:10 – O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância). Quando entendermos isso, entenderemos que somos o o povo remido e lavado pelo sangue de Jesus Cristo(I Pd. 2:9- Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz), uma Igreja vitoriosa, que se move na terra como o exercito de Yeshua Hamashia, não uma igreja enferma e fraca, que não se posiciona diante das armas que satanás coloca contra as nossas vidas.
Jesus nos disse “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas nos serão acrescentadas-Mt.6:33”, mas infelizmente o que temos visto é a igreja se contaminando com as coisas do mundo, e o reino do “Mundo” tem invadido o território que deveria ser santo, o qual tem se contaminado e não tem representado o Reino de Deus em sua geografia. Precisamos voltar a essência do nosso chamado, não podemos servir a dois senhores(Mt.6:24 – Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom). Aqui neste texto Mamom está sendo representado como o Deus das Riquezas, ou podemos até mesmo dizer que Mamom seria o Deus que governa o mundo com seus desejos e prazeres que satisfazem a nossa alma e a nossa carne. É contra todo esse sistema que rege a sociedade que devemos ser contra, trazendo o padrão de Deus para a nossa vida e ai levaremos esse padrão a todos que nos cercam.
Jesus nos resgatou das trevas para a sua maravilhosa luz para sermos representantes do seu reino aqui nesta, como seus embaixadores, devemos ser fiéis e dignos desse chamado, não trocando por outros interesses(II Co.5:20- De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus).Obs. Procure saber o que a figura de um embaixador representa para um país.
CONCLUSÃO: O Ap. Paulo faz uma pergunta aos cristãos de Roma e a cada um de nós “ 10 – E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça). Então o nosso espírito vive porque o Espirito Santo de Deus habita em nossos corações e isso deve mudar a nossa essência, para não vivermos mais a velha vida com as suas paixões e pecados, agora temos a vida de Cristo e como uma Igreja Vencedora e Conquistadora, livre do pecado e de suas concupsciencias vivamos a Vida Abundante que o Senhor já entregou para cada um de nós. Amém