O livramento vém do Senhor

image_pdfimage_print

TEXTO: II Reis 19:14-20- Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros e lendo-as, subiu
à casa do SENHOR; e Ezequias as estendeu perante o SENHOR.15 – E orou Ezequias perante o SENHOR e
disse: Ó SENHOR Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os
reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.6 – Inclina, SENHOR, o teu ouvido, e ouve; abre, SENHOR, os
teus olhos, e olha; e ouve as palavras de Senaqueribe, que enviou a este, para afrontar o Deus vivo.17 –
Verdade é, ó SENHOR, que os reis da Assíria assolaram as nações e as suas terras.18 – E lançaram os seus
deuses no fogo; porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os
destruíram.19 – Agora, pois, ó SENHOR nosso Deus, te suplico, livra-nos da sua mão; e assim saberão
todos os reinos da terra que só tu és o SENHOR Deus.20 – Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a
Ezequias: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: O que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria,
ouvi.

INÍCIO: Senaqueribe, Rei da Assíria, vinha conquistando nação após nação e agora chegava às portas de
Jerusalém. O rumor de guerra se transformara em realidade. A batalha estava às portas e as ameaças eram
feitas constantemente. No capítulo 18, um mensageiro de Senaqueribe já havia trazido uma mensagem de
que Jerusalém seria sitiada, E O REI Ezequias, que tinha se tornado o inimigo nr 1 de Senaqueribe, pois
tentou fazer uma rebelião, juntando outras nações contra a Assiria, inclusive se aliando ao Egito(Is.36), mas
que não deu nenhum resultado e na ansiedade de livrar o povo de Israel(Judá), pois as dez tribos de
Israel(Reino do Norte) já havia sido invadido e destruído em 722 A.C. toma algumas atitudes naturais,
imaginando que isso traria o livramento para o seu povo. Quantas vezes isso não acontece com cada um de
nós? Ao invés de buscarmos a Deus no começo do problema, deixamos Ele, para o final? Esquecemos que
a bíblia tem milhares de promessas, para aquele que permanece fiel(Sl. 91:1- AQUELE que habita no
esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará). Agora, no capítulo 19, Deus providencia o
livramento e a resposta é dado ao rei Ezequias, mas talvez ele, aflito em seu espirito não acredita nesse
livramento e continua buscando a presença do Senhor, pois, ainda assim o Rei da Assíria manteve de pé
suas ameças. É neste contexto que Ezequias recebe mais uma carta dizendo para que ele não confie em
seu Deus, pois Senaqueribe conquistaria Jerusalém, e lista uma série de reis e nações que caíram em suas
mãos. Ezequias lê e corre para o templo para orar ao Senhor. Meus amados assim também acontece
conosco, pois muitas vezes já temos uma resposta de Deus, através de diversas maneiras, mais enquanto o
livramento ou o milagre não vém, continuamos ansiosos e querendo que Deus apresse as coisas(Ec.3:1-
TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu), mas com Deus
funciona no tempo Dele e não no nosso.
a) Ezequias busca ao Senhor: Diante dos fracassos humanos, diante do jeitinho do homem, não há
outra atitude a tomar senão buscar o livramento da parte de Deus. O Rei Ezequias é sincero em sua
oração. Esse rei Senaqueribe já destruiu muitas nações, aliás ele tem destruído os seus deuses e os
seus povos, porem esses deuses foram feitos pelo homem, mas agora ele está afrontando o Deus
de Israel, aquele que é todo poderoso. Vamos ver na íntegra a oração que ele faz: Isaías 37:14-20 –
Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros, e lendo-as, subiu à casa do
SENHOR; e Ezequias as estendeu perante o SENHOR.15 – E orou Ezequias ao SENHOR, dizendo:16- Ó SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; tu mesmo, só tu és
Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.17 – Inclina, ó SENHOR, o teu ouvido,
e ouve; abre, SENHOR, os teus olhos, e vê; e ouve todas as palavras de Senaqueribe, as quais ele
enviou para afrontar o Deus vivo.18 – Verdade é, SENHOR, que os reis da Assíria assolaram todas
as nações e suas terras.19 – E lançaram no fogo os seus deuses; porque deuses não eram, senão
obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram. 20 – Agora, pois, ó SENHOR nosso Deus, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra, que só tu és o SENHOR. Ah que oração TOP, quem de vocês sendo Deus não se agradaria de uma oração assim?
Pois é, Deus se agradou e decidiu dar o livramento, que já estava em curso para o povo de Israel.
b) Deus manda os seus anjos: Agora o assunto vai para um outro nível, agora o tratamento deixa de
ser natural e parte para a esfera espiritual, onde a matemática do homem não funciona mais e sim
a de Deus, onde o finito se torna infinito, onde as regras do homem perdem o seu sentido, onde é
dando que nós recebemos mais e mais(Lc. 6:38- Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada,
sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que
medirdes também vos medirão de novo), onde os sinais ,maravilhas e milagres estão a nossa
disposição. Vemos isso quando o profeta Elias manda fogo do céu e queima o altar do sacrificio,
envergonhando os profetas de Baal e a corte de Ácabe e Jezabel(I Rs. 18), vemos isso no Novo
Testamento na vida de Estevão(At. 7:54), também podemos ler e ver no testemunho de Felipe, que
sai de um ambiente de glória(At. 26:4/8) e deixa se levar pelo Espírito Santo para uma estrada
deserta de Jerusalém a Gaza porque alí havia uma missão para ele. Quantos de nós questionariam
essa chamada, porque não dava Ibope, não estaria registrado nas Redes Sociais, mas o poder de
Deus estava com Felipe e milagres continuariam a acontecer, o Eunuco foi salvo através da sua
vida. A bíblia diz que os anjos estão ao nosso serviço, sim ao meu e ao teu serviço. Tem algum
crente aqui? Então tem anjos enviados por Deus para te dar livramento, para te auxiliar, para te
proteger(Sl.34:7- O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Hb.1:14-
Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que
hão de herdar a salvação? ). E foi isso que aconteceu, Deus enviou um anjo que matou 185.000
soldados da Assiria, sem que o exército de Israel movesse uma palha. E como o profeta Isaias havia
dito, Senaqueribe foi chamado através de uma carta, para voltar a Ninive(Assiria), porque havia um
levante de nações inimigas e lá passado um tempo, seus dois filhos tramaram a sua morte e um
outro filho assumiu o seu reinado.
CONCLUSÃO: Se o plano A é Deus no controle, porque muitas vezes vamos direto para o plano B? Porque
temos dificuldades de entender que Deus pode todas as coisas e que não houve, há e nem haverá
impossíveis para Ele(Lc. 1:37- Porque para Deus nada é impossível). O grande rei dos Assírios Senaqueribe,
aquele que na época detinha todo o pode natural, que fazia e acontecia, que prendia e mandava soltar
quem ele quisesse, decidiu pela sua arrogância afrontar o Deus de Israel. Em II Rs. 19:33-34 – Pelo
caminho por onde vier, por ele voltará; porém nesta cidade não entrará, diz o SENHOR.34 – Porque eu
ampararei a esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi. Sabe o que isto
meu amado(a), Deus dá um grande livramento para o povo de Israel, por causa de um homem que tocou o
coração de Deus e que viveu há 300 anos antes, e agora 8 gerações depois o rei Ezequias recebe a vitória.
Imaginem Ezequias, perguntando a Deus. Senhor eu não mereço isso, o que eu fiz para merecer isso? Ei
Ezequias, não foi você, foi por causa do meu servo Davi e da promessa que eu tinha feito a ele e você está
recebendo do estoque que ele deixou há 300 anos atrás, você está andando na benção que ele depositou
em sua conta. Deus é um Deus geracional e quando Ele se apresentava, Ele dizia que Ele era o Deus de
Abraão, Isaque e Jacó, o que você tem depositado para as suas gerações? Qual é o estoque de bençãos que
vão falar de você, vão testemunhar de você para a tua descendência? Amém.