Esse é o propósito de Deus

image_pdfimage_print

Texto: Jo. 3:16- Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

INÍCIO: Quando eu era criança, todos que já tinham um pouco de entendimento das coisas de Deus e da sua Palavra, sabiam rescitar esse versículo, se tornando por muito tempo, o texto mais conhecido da bíblia. Porém eu hoje, visualizando a andar do povo de Deus, e passados muito tempo, tenho minhas dúvidas. Talvez hoje o Sl. 91-1-(Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, a sombra do Onipotente descansará), e também o Sl. 23-1- (O Senhor é o meu pastor e nada me faltará), tenham tomado um lugar de grande destaque no coração do povo de Deus e talvez você nesta noite esteja se questionando, e o que tem isso de errado meu apóstolo? E eu em um primeiro momento te digo, não há nada de errado, mas em segundo plano eu posso levantar um questionamento sobre isto, o que nos trará alguma luz em nosso caminhar diário, rumo a terra prometida. Então venha comigo e também eu não quero aqui dizer que estou com a razão, que você precisa aceitar o que eu estou te colocando, é apenas uma reflexão que estamos fazendo. Ao nos debruçar sobre esta situação, vemos que um versículo, que é o tema desta noite, que resume todo o propósito de Deus para cada um de nós, e no qual havia um entendimento de que em nossos corações deveria haver um sentimento de gratidão a Deus, pela obra redentora de Jesus Cristo que pela sua graça nos atraiu e sempre seremos devedores do seu amor e misericórdia em nosso favor. Mas agora que de um tempo para cá, esta havendo uma mudança de pensamento e isto acaba se tornando um novo hábito em cada um de nós. Eu amo o Sl. 23 e acho que Ele é uma confissão profética para a Igreja de Jesus Cristo, porém não podemos fazer com que as verdades desta Palavra sejam distorcidas em nossas vidas. O Sl. 23 é uma grande benção, mas fala de um Deus que é pessoal e exclusivo e me faz confiar Nele, porém em nenhum momento eu posso deixar de entender que este Deus, projetou, sonhou, e colocou em prática tanto na Velha Aliança, como na Nova, um propósito de salvação para toda a humanidade, e é bem isto que a passagem de Jo. 3:16 me mostra, que todo o plano de salvação do mundo se resume no grande amor de Deus por todos nós, apesar que o nosso Pai Celeste nos ama na individualidade.Então vamos a ele:

  1. Porque Deus amou o mundo: Aqui neste texto a Palavra PORQUE esta se referindo a razão ou motivo de alguma coisa, usa-se para unir duas orações ou frases coordenadas, uma explica a outra. Deus amou a todos indistintamente, sem ressalvas, sem parcialidade e sem motivos escusos a um ou a outro. O Ap. Paulo nos diz II Co.5:14– Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. Então nessa nova vida que agora levamos não há mais espaços para egoísmo ou soberba.
  2. Deus o seu filho Unigênito: Quando falamos do amor de Deus, falamos de algo puro, algo sobrenatural, que sai do nosso ambiente racional e da terra, e entra num ambiente de glória, onde por mais que tentemos explicar, não conseguiremos, onde é quando damos é que receberemos, e isso foge da nossa compreensão humana. Deus nos amou e por isso Ele nos deu o que Ele tinha de melhor e precioso, Jesus Cristo, o seu único filho. E  Jesus cumprindo a sua missão e se entregando por nós, de Unigênito(único) se tornou o Primogênito(primeiro) de milhares abrindo um novo e vivo caminho para acesso ao nosso Pai Celeste.
  3. Para todo aquele que Nele crer: Deus não tem os seus filhos preferidos, mas tem aqueles que preferem a Ele, com seu amor e obediência. Nós vemos isso na vida da mulher adúltera(Jo.8:11/11), por mais que ela pela Lei merecesse a morte, Jesus a amou e a despediu em paz e com vida e disse, vai e não peques mais. E essa atitude do mestre sacudiu os alicerces da velha e fria relegião, onde os hipócritas se julgavam no direito de acusar os outros, mas eles mesmo não cumpriam os passos da Lei de Moisés.
  4. Não pereça: A bíblia diz que há uma recompensa para o pecado, que é a morte(Rm. 6:23), então precisamos entender que sem Jesus estaremos condenados e não há nada que façamos que mude este quadro tão cruel em nossas vidas. Daí a importância de estarmos cumprindo com o nosso chamado e levarmos esse evangelho que é o poder de Deus para todo o perdido, como a oportunidade de salvação para aqueles que já estão condenados e assim como aconteceu conosco, eles em aceitando a Jesus como Salvador e Senhor das suas vidas, também passarão da morte para a vida. Entenda: Somente salva, aquele que já é salvo, somente cura, aquele que já está curado, somente liberta, aquele que já foi liberto, somente guia outros, aquele que já conheceu o caminho.
  5. Tenha a vida Eterna: Então podemos entender que a vida Eterna é uma conquista para todo aquele que crê que na obra redentyora de Jesus Cristo. A vida Eterna é uma vida abundante fora do nosso tempo cronus, e faz parte do tempo Kayroz de Deus, pois nada nem ninguém pode limitá-la e nem medi-la. É uma vida sem restrições e perfeita em Deus. A Vida Eterna é conquistada quando Jesdus entra em nossos corações, e isso não tem haver com vida após a morte, a partir desse momento, a eternidade entra em nós e começamos a vive-la em Cristo.

Conclusão:  Quando Jesus entra em nosso coração, começamos a viver a essência do cristianismo, onde Jesus passa a ser a razão principal da nossa existência e aquilo que Jesus não participava em mim agora o meu viver é Dele e faz parte da minha vida. Agora uma nova natureza faz parte da nossa essência, e o caráter de Cristo tomou conta do meu ser. Ele nos garante que com Ele somos mais do que vencedores, e não temos o que temer, a não ser continuar crendo que Ele é fiel para fazer bem mais do que pensamos, sonhamos ou esperamos, porque é o seu poder que opera em cada um de nós. Que a essência deste versículo nos mova em fé, coragem e autoridade do seu nome, para levar as boas novas de salvação para aqueles que ainda estão no engano, comendo do pão que o diabo amassou. Amém.