E TEXTO: dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Lucas 23:34b
Vamos voltar um pouco no tempo para podermos entender, ou tentar entender, pois antes de chegar nesse momento da história cristã, os acontecimentos ocorridos envolvem o projeto de Deus, chamado “salvação”!
E, quando soltaram o jumentinho, seus donos lhes disseram: Por que soltais o jumentinho?
E eles responderam: Porque o Senhor precisa dele..
E trouxeram-no a Jesus; e, lançando sobre o jumentinho as suas vestes, puseram Jesus em cima.
E, indo ele, estendiam no caminho as suas vestes.
E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores ya Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto,
izendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas. Lucas 19:33,38
Como descrever esse episódio sem se emocionar?
Era o rei dos reis que estava entrando em Jerusalém para cumprir um propósito, ou melhor, o maior de todos os propósitos, afinal, era a salvação de toda a humanidade que estava aguardando por este momento.
O melhor de tudo é que toda a humanidade dependia de alguém que é infalível, indesistível e invencível…
Acredito que, por isso, as pessoas que vieram à Jerusalém por ocasião da celebração da páscoa celebraram com tanta alegria a entrada triunfal de Jesus, montado em um burrinho pelas portas de Jerusalém, como está escrito em Zacarias 9:9: Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.
Nesse dia Ele, Jesus o Salvador entra em Jerusalém, humilde como diz as escrituras para que se cumpra a profecia em Zacarias, porém, João nos revela algo em Apocalipse 19:
E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. Apocalipse 19:11
E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus. Apocalipse 19:13
E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Apocalipse 19:16
Devido a isso, acredito que, aquele que não cré no salvador que entrou pelas portas da cidade montado em um jumentinho, não poderá ver aquele que virá montado em seu cavalo branco, como descrito em Apocalipse 19, ou seja, quem não crer no primeiro não verá o segundo.
A ceia
Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa.
E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos.
E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos?
E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem, levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar.
E direis ao pai de família da casa: O Mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos?
Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado; aí fazei preparativos.
E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a páscoa.
E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos.
E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça. Lucas 22:7,15
Quando Jesus diz: Desejei muito comer convosco essa páscoa, ele fala aos discípulos que, era o tempo do sacrifício e da finalização do projeto “ salvação “.
Havia algo de especial naquele momento.
É como se Ele dissesse à todos para irem e espalhar pelos quatro cantos da terra que um dia, um homem vindo do céu, a saber, o filho de Deus, esteve na terra por causa de seu amor por toda a humanidade e, por cada um se sacrificou.
E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; Lucas 22:17
E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lhe, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Lucas 22:19
Jesus No Getsêmani
E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram.
E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,
Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.
E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. Lucas: 22: 39,44
O monte das oliveiras se tornara seu lugar de oração e o Getsêmani o seu lugar secreto.
Jesus estava no seu secreto com o Pai e ali se derramou como em nenhum outro momento é mencionado na palavra de Deus.
Ali começava a nossa páscoa.
O cordeiro para o sacrifício estava prostrado, preparado e, junto dele, um anjo para o fortalecer.
Quando precisamos de alguém para nos fortalecer é que algo, seja lá o que for, precisará ser vivido, precisará ser sentido, precisará ser resolvido e, mesmo que alguém esteja junto para fortalecer, apenas uma única pessoa vivenciará o inevitável e sentirá, como que sozinha, o processo até que finalize o que havia de ser…
No livro de êxodo:12 Deus dá as instruções à Moisés e Arão a respeito de como deveria ser sacrificado o cordeiro, sem defeito, para que seu sangue fosse aspergido nos umbrais e vergas das portas para que os primogênitos que ali vivessem, fossem poupados.
Essa é a pascoa que viveu o povo Hebreu quando do cativeiro junto aos egípcios.
O sangue era sinal do sacrifício, o sangue era sinal de proteção de todos aqueles que ali dentro estivessem.
Isso tudo que aconteceu com Cristo Jesus foi por causa do pecado que entrou no mundo através do homem, como descreve o Apóstolo Paulo:
POR ONDE ENTROU O PECADO:O PRIMEIRO E O ÚLTIMO ADÃO
Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. 1° Cor: 15:45,47.
E se, pelo primeiro Adão entrou o pecado no mundo, pelo último Adão, Cristo Jesus, por um só ato de justiça, veio a graça para todos os homens para justificação que dá vida. (Rm 15:18)
Jesus, por causa das transgreções do homem se põe a nosso favor
Prostrado e com profunda dor, pede a seus amigos que orem com ele mas acaba ficando sozinho em sua angustia avassaladora.
Entendamos que, mesmo que o mundo não mais o acolha, que o mundo não concorde com seus projetos propostos por Deus, sempre haverá por parte Dele um anjo para sustenta-lo, para fortalece-lo.
A dor era de tal maneira intensa, a agonia era tão profunda que, segundo a palavra de Deus, seu suor tornou-se como gotas de sangue: E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. Lucas 22:44
Quando Deus fez Adão, Ele o fez do pó da terra e soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida.
Adão significa: homem feito da terra e, vivia no Jardim do Edem, lugar perfeito, lugar de delícias.
Pois bem: Jesus, agora, estava derramando seu sangue na terra, matéria prima da construção humana.
Era o DNA de Deus através de Cristo Jesus sendo derramado, sendo misturado com essa matéria prima.
O seu sangue foi entregue e não tirado pois de Deus não se pode tirar nada, a não ser que Ele entregue.
No Getsêmani Ele entregou seu sangue e no Gólgota, seu espírito
Diferentemente do sacrifício de Moisés, no Egito, onde o cordeiro era totalmente dilacerado para o sacrifício, o sangue de Cristo não pode ser tirado a não ser que ele entregue e permita.
Era o momento de Cristo e o Pai no jardim do Getsêmani: lugar da prensa do azeite.
E, na verdade, a pergunta que me faço é: Será que Jesus ainda olha para a humanidade e ainda diz a mesma frase que disse lá na cruz?
_ Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem?
Pai, o que devo fazer?
Com tudo isso que acabamos de relatar a respeito desse amor sem medida de Cristo pela humanidade ou, posso até dizer, amor de Cristo por cada ser individualmente, estamos cada vez mais perdidos e longe dessa graça salvadora.
Um conselho imediato é que estejamos todos em paz com Deus para que estejamos também conosco. Sem a paz de Deus é impossível haver paz pessoal que seja genuína.
Ter a mente totalmente preenchida pela palavra de Deus para que se possa suportar os dias maus, é um objetivo a ser buscado a todo custo para todo aquele que anseia por uma mudança radical, já que somos bombardeados ininterruptamente por informações que nos levam pra longe de Deus e, o pior de tudo é que na maioria das vezes até gostamos.
Pessoas que não tem relacionamento com Deus terão breves e finitos momentos de prazer onde dirão: Não precisamos de Deus, mas, em algum momento da vida sentirão o vazio profundo após ter preenchido a vida com o que se acaba e dirão desesperadamente: Onde está Deus?
Muitos ainda não se encontraram nessa vida e se perguntam por que tudo dá certo para as outras pessoas e por que não para elas?
A bíblia diz o seguinte em Jeremias 29:13 buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração, ou seja, sentimos o que não vivemos e o que não vivemos é a presença de Deus, pois a partir do momento que o encontrarmos de fato, seremos supridos de tudo aquilo que realmente passaremos a precisar e nos importar.
O Deus que é o Deus de todas as coisas estará cuidando em cada detalhe da vida de cada filho, como está escrito em Isaias 49:15: Acaso pode uma mulher esquecer-se de seu filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho de seu ventre? Mas ainda que essa viesse a se esquecer dele, eu, todavia não me esquecerei de ti.
O que Jesus Cristo fez por cada um , individualmente na Cruz é grandioso demais para ser esquecido ou ignorado.
Se Ele fez, é por que havia e há esperança e fé na humanidade, há o desejo de salvação da humanidade, há esperança e fé para que ninguém se perca e, mesmo que ao longo da caminhada, por mais difícil que possa ser ou parecer, se quisermos, nos render a Ele e crermos de todo nosso coração, no grande dia ouviremos uma voz que dirá: VINDE BENDITOS DE MEU PAI…(Mt 25:34)
Pr Luiz 02.07.2023
.