Atendendo ao seu chamado

image_pdfimage_print

TEXTO: Ester 2:17- E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.

INÍCIO: Mais quem foi Ester? Ester foi uma jovem judia da tribo de Benjamim, cujos pais morreram no período do exílio babilônico. Ester foi criada por seu primo Mordecai ou Mardoqueu, em Susã, uma das capitais do Império Medo-Persa, durante o reinado de Assuero – aproximadamente 483 a.C. Já que o império babilônico tinha sido destruído por Ciro em 539 A.C e vai até aproximadamente 330 A.C.

O desenrolar da história da jovem judia se dá após o banimento da rainha Vasti, quando o rei Assuero, em uma festa que durou 180 dias, pediu para ela desfilar diante dos convidados, e por ser bela e formosa a vista, queria ele apresenta-la a todos e ela se recusou, porque estava dando um banquete particular. Então Vasti foi punida, e o rei  ordenou, por sugestão dos seus conselheiros que fosse escolhida outra mulher para ocupar o lugar da rainha, para servir de testemunho para todos os seus súditos. Então a rainha foi destituída da sua posição e confiscado todos os seus bens.

O Rei convocou todas as mulheres virgens e bonitas do reino, para escolher sua nova rainha e Mardoqueu, que servia no palácio, providenciou que Ester estivesse entre as pretendentes. Com isso, ela foi levada pelos guardas juntamente com as outras mulheres ao palácio.

Ester não contou a ninguém que era judia, porque Mardoqueu tinha lhe advertido a não revelar de onde viera. Passado um ano de preparação, seis meses se tratamento com mirra(tratamento para cadáver) e seis meses com aloés e cássia(uma flor bela e aromática, representam ressurreição) o rei começou a chamar as moças que havia selecionado. Por fim, Ester foi chamada à presença do rei, que se encantou com sua beleza e atitude, tanto que a fez sua rainha, (Ester 2:17).

Com o tempo, Ester demonstrou não ser apenas uma bela mulher, mas também sábia e corajosa. Tanto que arriscou sua própria vida em uma tentativa de salvar seu povo – os judeus – do extermínio tramado por Hamã, braço direito do rei. 

O rei atendeu o pedido de Hamã e enviou um decreto alertando a todos os povos que viviam em Susã que os judeus deveriam ser mortos. Mas Ester sob a providência de Deus, agiu na hora certa e obteve o favor do rei, que permitiu prestar socorro aos israelitas e sentenciou Hamã à morte. Conhecendo um pouco melhor a história de Ester, agora vamos para as nossas lições! 

1. Deus tem um plano para a sua vida: Nosso Senhor tinha um plano para a vida de Ester que abençoou a vida do Seu povo, da mesma forma Ele tem um plano para a sua vida e quer te usar para a obra d’Ele, não importa as circunstâncias o que for da vontade de Deus se concretizará e abençoará a vida de outras pessoas. Não estamos falando que não haverá dúvidas, lutas e provações, mais eu creio que a vontade de Deus será cumprida em sua vida(Rm. 12:2- E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus). Não se esqueça que aquilo que Deus tem colocado em suas mãos é também para abençoar outras vidas.

2. Deus é soberano e te coloca no lugar certo, na hora certa: Podemos ver na história da Rainha Ester que Deus colocou ela no lugar certo, na hora certa. Muitas vezes, nos preocupamos se estamos no caminho certo para que a vontade de Deus se cumpra e lógico que devemos sempre avaliar nossos caminhos, mas lembre que nosso pai é soberano e quando pedimos o direcionamento d’Ele, ele nos colocará no lugar e na hora certa(Is. 55:8 – Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR). Como é complicado quando vemos pessoas certas, mas nos lugares errados, talvez por orgulho ou ganancia não se submetem a vontade do Senhor.  

3. Aja em favor do povo de Deus: A rainha Ester, agiu em favor do povo Judeu e nós devemos estar atentos às situações ao nosso redor que para que possamos agir com coragem e sabedoria(Tg. 1:5- E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada). Há situações em que precisamos de ousadia para defender os valores cristãos diante da família, colegas de trabalho, faculdade, vizinhos e até diante de autoridades (Lc.12:12- Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar). Não se acovarde, use da autoridade e coragem que o Espirito Santo já derramou em sua vida. 

4. Tenha paciência para agir com sabedoria: Ester foi sábia em cada decisão que tomou, sempre com a ajuda do seu tio e “Fiel escudeiro”, Mardoqueu, isso porque manteve a calma e teve paciência para agir, ela foi estratégica e mais do que isso fez o que agradou a Deus. O conhecimento é bom e está a disposição de todos nós, mas a saberia vem das experiencias que temos com Deus e isso não acontece da noite para o dia. Então, antes de agir, peça direcionamento e sabedoria para lidar com a situação da melhor maneira possível. Ester teve a experiencia do seu tio Mardoqueu ao seu lado, talvez para que ela não tentasse agir conforme o seu próprio entendimento e vontade. Lembre-se, da passagem de Pv.15:1, a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Busque o entendimento que vem do Senhor e não da sua vontade.

CONCLUSÃO:  Assim como Ester foi escolhida por Deus para em um momento especifico e serviu de benção para o seu povo, aliás o povo de Deus, Deus também conta conosco para sermos benção em suas mãos e talvez abrindo mão das nossas vontades e atitudes, nos entregarmos em suas mão, para que Ele opere em cada um de nós o que aprouve em seu coração(Cl.1:16- Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele). Ester também buscou auxilio em seu tio Mardoqueu, que com sabedoria e experiencia soube aconselhá-la no que deveria fazer; como é bom termos pessoas que tem intimidade com Deus, para em nossos momentos de dúvidas nos ajudar em nossa caminhada cristã. Nem sempre saberemos tudo o que vai acontecer, mas a medida que nos colocarmos nas mãos de Deus, Ele fará com que seus projetos e propósitos sejam cumpridos em nossas vidas, e assim com humildade e com o Fruto do Espírito em cada um de nós, procuraremos sempre cumprir com a vontade do nosso Deus. Amém.