Viva a alegria abundante

image_pdfimage_print

 TEXTO: João 17:13 “Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria. 14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.

Início: Quando vemos na Palavra de Deus o texto em Gl.5:22- fala sobre o Fruto do Espírito Santo na vida do crente, temos ali as características do cristão: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Jesus ensina Seus discípulos a guardar os mandamentos porque Ele sabe que, ao seguirmos Seu exemplo, começaremos a sentir alegria e, não uma alegria limitada, sujeita pelo que nos acontece externamente e sim a alegria que excede todo entendimento. 

Ao seguirmos o seu caminho, chegaremos à plenitude da alegria. Ele explicou:

João 15:11-Tenho-vos dito essas coisas, para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa. Então que coisas são essas, que nos tornam alegres? Neste texto Jesus está falando sobre a Videira Verdadeira, que ele é e que todo ramo que está Nele, este dá muito fruto, porque sem Ele nada podemos fazer. Jesus ta, mbém diz que aquele ramo ou vara que não está Nele, será cortado e lançado fora, mas até mesmo aquele que está Nele, será podado para que produza mais frutos ainda e somente assim, a nossa alegria será completa.

Temos vivido tempos não muito confortáveis, mas a igreja do Senhor continua prosperando, continua avançando no meio das trevas, ninguém pode dizer que Deus não está cumprindo nenhuma de suas promessas, Deus é Fiel e a sua fidelidade dura para sempre, não são alguns lampejos que Ele tem de fidelidade, a fidelidade faz parte do seu caráter. Então devemos perguntar a nossa alma: Porque estás abatida ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença(Sl.42:5).    
A prática da alegria é a arte de oferecer resistência à tristeza, não que talvez você não tenha motivo para estar chateado com alguma coisa, naturalmente falando, mas você decide por meio do de uma atitude espiritual, declarar com o seu corpo, o contentamento proporcionado pela presença de Deus na vida daquele que o busca. Essa é a verdadeira alegria.
Salmos 16:11 Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.
Salmos 5:11 Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a tua proteção. Em ti exultem os que amam o teu nome.

Filipenses 4:4- Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.

Tiago 1:2- Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;

Salmos 4:7– Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.

João 16:24– Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que a alegria de vocês seja completa.

I Pedro 1:7-8– Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;8 – Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;

Salmos 19:8-Os preceitos do Senhor são justo e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos.

CONCLUSÃO: A bíblia nos diz que a “Alegria do Senhor é a nossa força”, mas não é somente isto, ela também é a nossa inspiração, é o nosso alvo, ela deve ser algo que desejemos do fundo do nosso coração, porque Jesus pediu ao Pai, para nós firmados Nele, teríamos uma alegria completa. Há uma necessidade de nos banhar, assim que muitos tomam banhos todos os dias, na fonte do Senhor, para que a alegria Dele venha sobre nós e sejamos repletos dessa alegria. E por mais que passemos as dificuldades, inerentes a nossa caminhada aqui nesta terra, há um lugar de descanso que o Senhor preparou para os seus escolhidos e que daqui a pouco, eu e vocês estaremos por toda a eternidade gozando dessa promessa. Amém.