Não perca o foco.

image_pdfimage_print

 Texto:  

Texto: Lucas 18:35-4335 – E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando.36 – E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo.37 – E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava.38 – Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim.39 – E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!40 – Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe,41 – Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja.42 – E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou.43 – E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.

Início: A fé nos faz enxergar o mundo com o olhar de Deus. Podemos perder a visão, em nossa caminhada aqui nesta terra, assim como os espias que foram enviados por Moisés perderam, exceto Josué e Calebe, sair do foco é um grande risco que corremos em nossa caminhada, perder de ver a beleza em cada etapa ou desafio, mas Jesus o autor e consumador da nossa fé está passando e quer ouvir o nosso clamor.

Para quem um dia enxergou e não enxerga mais, a situação se torna muito mais dramática e complicada. Percebemos que, quando os anos vão passando ,a nossa visão fica mais comprometida, já não enxergamos tão bem como como quando jovens. A situação desse homem é que ele ficou realmente cego, mas ele tinha uma luz da fé dentro dele.

Foi movido por essa luz da fé que disseram a ele que Jesus de Nazaré estava passando por ali. Ele correu ao encontro de Jesus e clamou: “Jesus, Filho de Davi, tenha compaixão de mim”. Jesus disse: “O que você quer de mim, meu filho?” Ele respondeu: “Eu quero enxergar de novo”.

  Ao longo da vida, vamos perdendo a visão, mas vamos perdendo também a fé. Ao longo do caminhar da vida, vamos perdendo a visão interior a respeito de nós. Ficamos cegos e, também, nos tornamos pessoas egoístas, individualistas, soberbas, orgulhosas e isso cega a nossa visão de mundo. Por isso, não enxergamos tantas coisas importantes para a vida.

  O mais ruim é que, quando vamos melhorando de vida, vamos perdendo a nossa ligação com Deus, a nossa dependência com Ele, vamos nos cegando interiormente.

  O grito desse cego precisa ser o nosso grito: “Eu quero enxergar de novo!” O nosso clamor pode até ser diferente: “Eu quero enxergar o que até hoje não enxerguei, eu quero enxergar de verdade aquilo que sou, eu quero enxergar quem é o meu irmão, eu quero enxergar a vida, o mundo, eu quero enxergar o Senhor; porque até agora com a visão que tenho, enxergo pouco e mal, ou quase não enxergo”, quero enxergar como o Senhor.

  É a graça que precisamos pedir: “Abre os nossos olhos, Senhor”.

  A fé desse cego fez com que ele recuperasse a vista ou, melhor ainda, que ele tivesse uma vista nova porque ele nunca mais olhou o mundo do mesmo jeito. Parece que quando ele enxergava, não tinha fé, ele enxergava as coisas apenas de forma natural. E, agora, ele pode enxergar o mundo com os olhos de Deus de forma sobrenatural, porque tem fé.

  Quando a fé nos contagia por inteiro, por dentro e por fora, enxergamos o mundo com o olhar de Deus.

Conclusão: Que o Senhor abra os nossos olhos e permita-nos enxergar o que até agora não conseguimos enxergar bem, sobretudo, a respeito de nós mesmos.

Quando Deus criou o homem e viu a sua criação disse que era muito bom :

Toda tentativa do inimigo(Satanás) de Deus é desconstruir o que ele fez e nos impedir de ver como Deus vê. O inimigo de Deus também é o nosso inimigo declarado e com ele não podemos brincar. 

Clame ao Senhor para que vc possa ver: Jesus filho de Davi tem compaixão de mim. “Ele dá vista ao cego”. Amém.