Vasos para honra ou desonra?

image_pdfimage_print

TEXTO: II Tm.2:19-22- Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.21 – De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.22 – Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a Fé, o Amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.

INÍCIO: Esta é segunda vez que o Ap. Paulo escreve para o seu discípulo Timóteo, e desta vez Paulo começa a trazer ensinamentos profundos, ao seu filho na fé, ainda muito moço, com toda a vitalidade, motivação de um moço, que teria dado a responsabilidade por pastorear a Igreja em Éfeso. Paulo não estava em férias, viajando por algum lugar paradisiaco, vivendo por assim dizer, as benesses do evangelho e da prosperidade que por assim dizer, muitos estão pregando por ai. Mas ao invés disso, ele estava preso por amor a Cristo e a sua obra. Estava preso em Roma e então se preocupa em trazer orientações e testemunhos para que o ministério de Timóteo continue crescendo e se tornando cada dia mais próspero. Pelo que vemos em sua caminhada cristã, Paulo já está no fim da sua caminhada terrena e mesmo em meio a prisões e açoites, ele continua produzindo no evangelho e honrando a obra de Cristo. Precisamos entender que mesmo em meio ao processo, e que muitas vezes não é fácil, precisamos continuar, porque o Senhor quer que sejamos Vasos para a sua honra, independente do modelo ou composição deste vaso, ouro, prata, pau ou barro. Então não podemos atentar para a composição deste vaso e sim o que será colocado em seu conteúdo, porque naquela época os vasos tinham diversas utilidades, e eram utilizados conforme a sua utilidade. Então não adiantaria ter um vaso de ouro, mas tentar guardar dentro dele algo para a qual ele não servia, ou se esse vaso estivesse sujo e contaminado, ou seja, esse vaso mesmo que a “principio” e aos olhos humanos, um vaso de Excelência, bonito, cheio de perfeição natural, mas não estivesse cumprindo com o que se esperava dele. Do outro lado temos os vasos de Pau e Barro, que também tem na Grande casa de Deus, que a principio, não teriam muita qualidade ou seriam desejados por uma dona de casa ou por alguém que estivesse a procura de uma vaso. Mas que ao seu tempo estariam abrigando coisas uteis e nas quais eles estariam cumprindo com a sua utilidade, mesmo de forma simples e sem nenhum atrativo natural.

Deus quer que sejamos vasos, independente da matéria prima que o compões, Vasos para Honra e não para a Desonra e se estivermos buscando uma vida de santidade e conhecimento do Senhor, estaremos buscando fazer a vontade de Deus, nos preparando para a boa Obra que o Senhor quer fazer em nossas vidas. Então é isso que o Ap. Paulo orienta o seu fiel escudeiro Timóteo, que ora está iniciando no ministério, para que seja usado a cadia por Deus, da forma correta e que não tenha nenhuma situação contrária ao que Deus quer fazer na vida de Timóteo e em nossas vidas. Paulo diz: Foge também daquilo que é inerente a Juventude, das paixões do momento, daquilo que não vai durar, daquilo que momentâneo; e segue :  a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.  

  1. A justiça de Deus: A justiça de Deus é o Seu atributo que significa que Ele é perfeitamente justo. Não há qualquer injustiça em Deus e em seus feitos, pois Ele é plenamente correto e íntegro. O próprio Deus é o padrão final do que é justo e certo, e Ele sempre age de acordo com esse padrão. A Justiça é aquilo que está em conformidade com o que é reto; é a qualidade do que está de acordo com o cumprimento da lei. No estudo bíblico-teológico, frequentemente o atributo da justiça de Deus é também chamado de “retidão de Deus”. Através do profeta Isaías, o próprio Deus fala sobre Sua justiça: “[…] Eu sou o Senhor, que falo a justiça e anuncio coisas retas” (Isaías 45:19).
  2. A Fé: A bíblia diz que sem Fé é impossível agradar a Deus, está escrito lá em (Hb.11:6 – Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam). Não temos outra opção em nossas vidas, a não ser nutrir a Fé que um dia nos fez chegarmos a Deus através da nossa entrega a Jesus Cristo, o único caminho que nos conduz a presença de Deus. Mas temos que a cada dia procurar “blindar” a nossa Fé, para que ela se fortaleça e não desapareça, porque o inimigo das nossas almas trama contra nós, para nos tirar do propósito, que é agradar ao Senhor dos Senhores e Rei dos reis(Hb.11:6 – Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam).
  3. O Amor: É o Amor que moveu o coração de Deus para que o seu único filho Jesus Cristo viesse, vivesse entre nós e se entregasse em nosso favor, nos dando uma nova e viva oportunidade de acesso a presença do Pai. Um vaso era construído a partir das mãos do Oleiro, com a matéria(barro) que se deixa moldar prá vir a ser aquilo que o oleiro pensou ou sonhou pra ele. O Amor a Deus nos faz deixar ser moldado por Ele, crendo que é melhor  opção para cada um de nós. Em primeiro Corintios, Paulo fala sobre a excelência do Amor, e é aquilo que nos motiva a crescer na graça e no conhecimento do Senhor. Isto que Paulo fala ao seu discípulo Timóteo que busque a Excelencia do Amor. Ei Timóteo, nutre o Amor em sua vida, porque não há ministério se o Amor, alias sem o Amor nem adianta viver.
  4. A PAZ:  (Fl. 4:7- E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus).  Num mundo cheio de rancor, cheio de violência, cheio de iniquidades, Paulo pede a Timóteo que guarde a Paz, que deve mover o nosso coração. A Paz tem que ser realidade em nossas vidas, não a paz que o mundo nos oferece, que é passageira, porque está baseada em coisas naturais, que satisfazem a nossa alma, mas que vai contra tudo aquilo que o Senhor tem preparado para nós. Por intermédio de Seu evangelho, Jesus Cristo nos concede uma paz interior que supera a paz que o mundo oferece. Se nos voltarmos para Ele com fé, poderemos sentir paz em qualquer situação. O Salvador ensinou: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá” Jo.14:27. Não podemos buscar a Paz onde ela não está, no mundo não a Paz, não se engane e busque a Paz verdadeira no autor e consumador da nossa Fé, Yeshua Hamashia.
  5. Comunhão: Busque essas coisas com aqueles que também professam a mesma Fé que vocês, ou seja, a Igreja de Jesus Cristo, busque a companhia e relacionamento com aqueles que também invocam ao Senhor, com um coração puro e um espirito reto. Muitos não conseguem ter relacionamento com o povo de Deus, mais com os colegas de trabalho, com os parentes, no churrasco, nas festas, isso não é problema. Mas com os domésticos da Fé é difícil, é problemático. O Sl. 133 diz: Como é bom e suave que os irmão vivam em união… Então a comunhão tem que fazer parte da Igreja de Cristo e é isso que Paulo ensina a Timóteo.

Conclusão:   II Co.4:77 – Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Paulo em outra afirmação a Igreja de Corinto, diz que tudo que nós possuímos das riquezas do evangelho, está depositado em vasos de barro, para que o seu poder seja manifestado mediante a nossa fraqueza. Não podemos nos esquecer, que tudo o que recebemos da parte de Deus, não é por nossas capacidade ou conhecimento humano, mais sim pela Excelencia de Cristo em nossas vidas. Paulo já no fim da sua caminhada cristã(II Tm. 4:5-7- Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.6 – Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.7 – Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé), procura dar instruções “da Hora” para Timóteo e prá nós. Qual o tipo de Vaso que você tem sido? Como vimos aqui, isso não é tão ou quase nada importante. O importante é aquilo que o Senhor tem derramado em sua vida, use e abuse do poder Dele que foi depositado e confiado a você. A bíblia diz que, se formos fiéis no pouco, no muito seremos colocados. Há alguém aqui que está entendendo a profundidade das riquezas de Cristo Jesus nosso Senhor? Amém