Como flecha polida nas mãos de Deus

image_pdfimage_print

Texto: Is. 49:2: Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O Senhor chamou-me desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome 2 e fez a minha boca qual espada aguda; na sombra da sua mão me escondeu; fez-me qual uma flecha polida, e me encobriu na sua aljava;

INÍCIO: Uma flecha ou frecha ou seta é um projétil de madeira ou metálico, pontiagudo e disparado com um arco. Suas origens são remotas. É um artefato comum à maioria das culturas humanas e sua data de criação é incerta.

Uma flecha consiste em uma haste longa e fina, com seção circular, feita originalmente de madeira e agora também de alumínio, fibra de vidro ou de carbono. Ela é afiada na ponta ou armada com uma ponta de flecha em uma extremidade, dispondo na outra de um engaste (o conto) para fixação na corda do arco.

Pontas de flecha são disponibilizadas em uma variedade de tipos, adequando-se ao uso que será feito da flecha, seja desportivo, caça ou militar. Próximo à extremidade posterior da flecha, são colocadas superfícies de estabilização que constituem a empenagem da flecha, a fim de ajudarem na estabilização da trajetória de voo. Geralmente em número de três, as penas são dispostas ao redor da haste formando um ângulo de 120 graus entre si. Nas flechas modernas, as penas são fabricadas em plástico e afixadas com cola especial. Precisamos entender que na época de Jeremias, o Arco e Flecha era uma arma militar poderosa e bastante comum em meio as batalhas e guerras que eram feitas. Daí entendemos um pouco o porque que o profeta Jeremias trás uma Palavra profética do seu chamado e também de cada um de nós, porque assim como Deus usou os seus servos na Velha Aliança, Ele também pode usar as nossas vidas para que a sua obra seja realizada nos quatro cantos da terra. Então vamos a algumas características da Flecha:

1- A flecha não tem direção própria, ela é lançada pelo flecheiro e a nossa vida também não, quando Deus está a frente estaremos seguros. (Is.6:8-Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim).

2-A flecha é puxada pra trás: Este movimento é fundamental para dar precisão e velocidade para a flecha. Precisamos ser tratados por Deus, sermos puxados para depois sermos lançados(2 ™. 2:15 Procura apresentar-te a Deus aprovado0, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade). Lembre-se, quando parece que as coisas não estão dando certo, é Deus te puxando para trás, para que você ganhe mais impulso.

3- A flecha precisa ser cortada: A flecha é um galho de madeira e precisa ser cortada. Nós somos cortados pela palavra de Deus, para nos afastar do mundo, para não vivermos mais como o mundo( Mt. 6:33 Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas).

O processo do corte é doido, mais é necessário para a nossa purificação.

4- A flecha está dentro da aljava: É onde o flecheiro guarda as flechas, elas ficavam juntas e prontas para serem usadas. Nós somos parte do corpo de Deus e não podemos estarmos separados. O Amor é que nos une pra vivermos em comunhão (Salmos 133:1 Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! 2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes; 3 como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre), prontos para  perdoar uns aos outros.

5- A flecha tem que ser polida: A flecha é um galho cheio de ramos, e precisa ser tratada, tirando as impurezas (Jo. 15:2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda). Que a sua vida e Care o processo até ser colocado na aljava de Deus.

6-Como flechas polida, querer estar a frente, achando que somos alguma coisa. Quem está na aljava de Deus sabe e entende o seu lugar. Nós somos o barro nas mãos do oleiro.

7-Enquanto a flecha não acerta o alvo ela não para: Não esta permitido a nós voltar atrás, desistir, nos cansar e  não querer mais. Esqueça as vezes e que você tentou e não conseguiu, continue em frente, rumo a vitória, nem sempre as coisas acontecem como queremos ou como achamos que devem ser, para aceitarmos isso precisamos de humildade, reconhecendo que a obra é de Deus e Ele faz conforme Ele quer(Lc.9:62 Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus)..

8-A flecha tem que ser afiada: Nós cristãos somos afiados pela Palavra. É pela Palavra que mantemos a esperança da nossa vocação e chamado (Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho). Precisamos conferir tudo na Palavra.

9-A flecha tem que ser retas: as flechas tortas erravam facil o alvo, mas nós temos que ser retos, o cristão tem que ter o coração pronto a se arrepender(1 Jo. 3:3 E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro). Não podemos viver uma vida torta e sem testemunho.

10- A flecha não se lança sozinha: A flecha depende do flecheiro e não se lança sozinha. No batismo Jesus é apresentado por Deus para a sua missão. Não podemos dizer que é Deus que manda, quando somos nós que nos auto enviamos. Temos o exemplo de Onésimo e Filemon, quando Paulo fala que ele era útil.

11-Flechas incendiária: As flechas eram incendiadas, e nós somos incendiados pelo Espírito Santo, para irmos e sermos usados pelo flexeiro. Todo o poder vem de Deus, para ganharmos vidas para o seu Reino.

12-A flecha tem a hora certa: primeiro precisamos nos preparar e sermos guardados na aljava de Deus, prontos para sermos enviados para um grande obra. Moisés levou 40 anos se preparando para ser enviado por Deus. Aguarde o teu momento de ser enviado e quando Deus te enviar vá sem medo, com coragem e ousadia.

Conclusão: Somos embaixadores de Cristo aqui nesta terra e Ele conta conosco para que a sua obra prospere e para que a cultura do seu Reino seja implantada nos quatro cantos do globo. Para que isso seja verdade somos flechas polidas nas mãos do nosso Deus. Se houver obediência ao seu chamado, teremos sucesso e seremos recompensados com a abençoada recompensa: Vinde benditos do meu Pai, possui por herança o reino que vos está preparado  desde a fundação do mundo, entra para o gozo do seu Senhor”. Amém