Pecado: faze-lo ou vence-lo?

image_pdfimage_print

TEXTO: Romanos 7:18,20 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.
Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.
Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem faz, e sim o pecado que habita em mim.
24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo dessa morte?

INÍCIO:

Devo ou não devo?
Faço ou não faço?
Por que?

Vou tentar falar a esse respeito de uma nova perspectiva a respeito do pecado.
Em minha infância fui ensinado da gravidade do pecado e, em meu pensamento, principalmente por medo de não ir para o céu, deveria observar as boas práticas as quais Deus gostasse.
Sempre que falamos de pecado e imediatamente vem à nossa mente algo como: não fumo, não bebo, faço coisas boas de vez em quando, então, acho que sou bom.
É impressionante como estereotipamos o pecado e o reduzimos ao tal beber e fumar e agredir o templo do Espírito Santo.
Quero tentar trazer na perspectiva de um pai, a dor que isso causa em sua coração e o motivo para tal, a saber o nosso Pai, o Criador.
Mas, o pecado é tão grave que o apóstolo Paulo diz o seguinte: Romanos 7:18,20 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.
Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.
Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem faz, e sim o pecado que habita em mim.
24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo dessa morte?

O próprio apóstolo Paulo travava uma luta ferrenha contra os desejos da carne aos quais o atormentavam.
O corpo que executava o pecado era mais forte do que o desejo de não fazê-lo; era o corpo da morte, a ação do corpo que traria a morte eterna caso não houvesse uma libertação genuína e verdadeira.
Quem se importa?

O pecado, segundo o dicionário,  é uma violação de um preceito religioso, simples assim, porém, podemos dizer também  que é algo tão grave quanto rejeitar o sacrifício de Jesus na cruz por cada um de nós, e isso pode custar a salvação, mas , apesar da gravidade de tal afirmação, a pergunta é: Quem se importa?
Quando peco desmereço o sacrifício de Cristo.
O que vemos nas pessoas atualmente é que o pecado se tornou fato, corriqueiro e recorrente.
Logo, nada acontece de importante ou de mal e, se há alguma punição, nem percebemos, sendo assim, tornamos à prática sem culpa.

O foco do diabo

O foco do diabo é enganar o homem e tirar o foco de Cristo para algo que nos leva para bem longe Dele.
Hoje, tudo nos leva para longe, bem longe.
Já não se tem medo do pecado , até que a morte chegue e tudo se descortina em frações de segundos e se perceba a realidade: Tudo que foi feito, foi feito longe de Deus. E agora? Como poderei me aproximar, estar perto se em toda a minha vida estive longe?
Quem sempre esteve longe dificilmente vai reconhecer aquele que sempre quiz estar por perto.

Por que Deus abomina o pecado?

Era uma vez, a criação!

Gn 2:7: E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Isaías 64:8: Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos.

Jó 33:4: O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.

Quando A terra estava sem forma e vazia, Deus fez separação entre luz e trevas, fez o firmamento, fez separação das águas e da terra seca, fez as arvores frutíferas e as ervas que deem sementes, fez os luminares e estrelas, criou Deus os repteis, aves e peixes e Deus abençoou.

Porém, no sexto dia Deus disse: Produza a terra seres viventes segundo a sua espécie, mas, quando se refere ao homem Ele diz: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.
E assim Deus o fez e sopra em suas narinas o Fôlego de vida.

Relacionamento com Deus

Se perguntarmos novamente o porque Deus abomina tanto o pecado, creio que seja porque Ele fez o homem para que ambos tivessem um relacionamento eterno, intimo e pessoal, sem que houvesse nada que os separasse, a saber, o pecado, pois ele contaminaria tal relacionamento.
Deus fez tudo tão perfeito mas o homem Ele fez com as próprias mãos conforme a versão King James: Ele modelou ( Gn 2:7), ou seja, o homem é a obra prima da criação e o desejo de Deus era verdadeiramente o relacionamento, já que o homem era a imagem e semelhança de Dele.

O corpo, habitação do espírito

Assim, o homem passou a ter um corpo e, após o sopro de Deus, o homem passou a ter também uma alma e um espírito; o corpo passou a ser a habitação do espírito!

O corpo tem a ligação direta com o mundo, a alma com o corpo e o espírito tem ligação direta com Deus.
Apesar de toda a criação de Deus ser perfeita em tudo, era com o homem que Ele queria ter relacionamento.

O relacionamento rompido pelo pecado

Habacuque 1:13a diz: Tu és tão puro de olhos que não podes ver o mal, significa que Deus não olha o mal com agrado.

Isso significa que o pecado faz a separação entre Deus e o homem que é a obra prima da criação.

Isaias 59:2 – Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

O que o homem perdeu com a queda?

O homem foi expulso da presença de Deus, expulso do jardim
Simplesmente, perdeu tudo.
Preste atenção nisso: Se o homem falava com Deus todos os dias em sua viração e, ao cometer o ato de desobediência, é expulso do Eden, ou seja, da presença de Deus, ele perdeu tudo.
Adão ao pecar se desligou de Deus, quebrou a conexão, deixou de ouvir…
Certa vez, minha esposa pregou uma palavra que havia ouvido que dizia que o destino do filho é dado pelo pai.
Sendo assim, o desejo de Deus era dar o destino para todos os seus filhos, mas o primeiro filho decidiu ouvir a voz do outro pai, o pai da mentira e, praticamente foi como dizer: “ diabo, me dê o seu destino”.
Pecar é deixar o diabo guiar o destino.

Romanos 5:12: Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
A partir daí, o pecado afetou a natureza do homem.

Apesar de tudo, Deus amou o mundo de tal maneira…

Porém, Deus amou o mundo de tal maneira (Jo. 3:16) que não aceitaria perder a obra prima de suas mãos para a morte eterna.
Havia promessas a serem cumpridas:

Efésios 1:4a: Assim, como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele.

Salmo 139:16,17: Os teus olhos me viam a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda. Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles.

Jeremias 1:5 Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.

E agora, o que fazer?

Como vimos anteriormente, entendo que a intimidade com Deus era, talvez o grande objetivo ou um dos objetivos de sua criação.
Tanto é que já estávamos nos planos Dele e isso não pode jamais ser ignorado.
Era para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença, mas o pecado mudou tudo!
Isso fez, então a separação entre o homem e Deus porque não havia como, pelo fato de Deus ser extremamente puro, é impossível que algo impuro possa estar em seu meio e, somente através da purificação pelo sacrifício de sangue do cordeiro é que poderá haver novamente o relacionamento retomado.

O sopro de Deus

Pense um pouco nisso: 
O que temos aqui na terra são bens materiais que, quando morrermos ficarão aqui e, o pior, aquilo que tanto valorizávamos será usado por outras pessoas, ou seja, na verdade não temos nada.
A única coisa que temos é O sopro de Deus
É o fôlego de vida e que também não é nosso, por isso, NAO PODE SER MANCHADO.
Quando esse sopro retornar à Deus, ele deve estar limpo ou lavado no sangue do cordeiro, ou não será aceito.
O sopro que saiu limpo não pode voltar sujo.
Somente pelo sangue do cordeiro que lava e tira todo pecado do mundo é que receberemos a aceitação e consequentemente a salvação.

O sopro de vida que saiu de dentro do Pai e nos trouxe à vida, agora poderá regressar de onde veio, pois foi limpo novamente, foi purificado novamente.
É impossível que o espírito volte para Deus e seja aceito sem que seja limpo ou esteja purificado.

Responda com sinceridade

Quando saímos de casa para um compromisso qualquer e um pouco atrasados e no meio do caminho lembramos que estávamos passando roupas e não temos a certeza de que realmente desligamos o ferro elétrico, o que fazemos?
É muito provável que a maioria das pessoas voltem para verificar e desligar, tamanho perigo de deixar o ferro elétrico ligado.
Outro fato que pode nos fazer voltar para casa é lembrarmos que estávamos fazendo um bolo e não lembramos de ter desligado o forno do fogão a gás, pois também é perigoso.
Pois bem, em duas situações simples que lembramos, podemos voltar para casa e resolver o problema.

Analisemos agora outra situação hipotética:

Digamos que, quando estivermos subindo ao céu, possamos conscientemente contemplar a terra devido a subida lenta e agradável onde podemos apreciar a viagem, principalmente pelo fato de estarmos indo em direção ao céu e, de repente lembramos que precisávamos ter resolvido algumas questões importantíssimas que o Espírito Sando nos lembrou mas, não temos a certeza se realmente o fizemos, o que faríamos?
Nessa altura dos acontecimentos, diferentemente das situações ocorridas em nossas casas, não poderíamos mais voltar para consertar algo que foi esquecido, negligenciado ou até mesmo, negado!
O perdão não concedido, o amor não correspondido, a mão recolhida…

CONCLUSÃO: O que ouviremos de Deus quando lá estivermos?

Mateus 25:34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Ou
Mateus 25:41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;


O que ouviremos de Deus no grande dia depende única e exclusivamente de cada um, portanto, lute, persevere, vença e estabeleça para si mesmo a vida eterna com Deus.
Escolha Deus agora pois você já é escolhido Dele desde antes da fundação do mundo! Amém.

Autor: Pr.Luiz Domingues