Quem é Jesus prá você?

image_pdfimage_print

   


Mt. 27:22- Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado.

INÍCIO: Em primeiro lugar vamos entender o significado do nome Jesus, que em hebraico significa “Yahwe é salvação ou Deus é salvação”, Jesus é chamado Cristo na Bíblia porque ele é o salvador prometido por Deus, o Mesias prometido desde o Genesis. Então o nome Jesus Cristo não é como talvez imaginemos que acontece com alguns de nós, assim como Fárida Regina, Maria de Fátima. O Cristo não era o nome próprio de Jesus; era uma indicação de sua função, sua missão. Cristo significa “ungido” de Deus. 

Cristo é a versão grega da palavra hebraica “Messias” (Jo. 1:41- Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). O Messias no Antigo Testamento se referia ao salvador do mundo, ungido por Deus. Os judeus aguardavam com esperança a vinda do Messias, até porque naqueles tempos viviam sobre a humilhação e subserviência do Império Romano(A subserviência é um termo que descreve a atitude de submissão ou obediência excessiva de uma pessoa em relação a outra). Quando Jesus veio ao mundo, ele foi reconhecido, não por todos, mais por alguns, como o Cristo, o Messias prometido, mas poucos tinham a revelação genuína  que o reino Dele não era deste mundo, mas sim que Ele era o rei do reino de Deus, e muitos colocaram uma expectativa natural em seu ministério, achando que Ele estaria a frente de um exército, ou comandaria uma rebelião contra o Império Romano, e sendo assim, como havia sido prometido, um tempo de paz e prosperidade para o povo de Israel. 

Na Bíblia, a unção era um sinal que alguém tinha sido escolhido por Deus para uma missão especial. O ungido era dedicado ao trabalho de Deus. Várias pessoas foram ungidas no Antigo Testamento, para uma tarefa exclusiva na obra de Deus, porém isso era algo segmentado e não acontecia de uma maneira geral, até que o Espírito Santo foi derramado sobre toda a carne, como havia sido profetizado pelo profeta Joel, lá na Velha Aliança ou Velho Testamento(Jo. 2:27-28- E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.28 – E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões). Isto aconteceu durante o pentecoste e após a ressurreição e acenção de Jesus, o que o Ap. Pedro também, pegando dessa palavra, profetizou para todos os da Nova Aliança(At. 2:17-18 – E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; 18 – E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão); cumprindo a sua Palavra de que seria enviado um outro Consolador para nos auxiliar em nosso ministério, que nos convenceria do pecado, da justiça e do juízo. Então vamos ver como Jesus era conhecido, além de Jesus Cristo:

  • Filho do Homem: Jesus se chamava de Filho do Homem como forma de revelar sua identidade. Ele era ao mesmo tempo Deus e homem. Ao se chamar Filho do Homem, Jesus se identificava com toda a sua humanidade, afinal Ele sendo Deus tinha se esvaziado e se tornado homem como nós, para nos dar uma nova oportunidade de vida em seu nome. No Velho Testamento, chamar alguém de “filho do homem” é o mesmo que chamá-lo de “homem”. É como dizer “descendente de seres humanos” (Salmos 8:4). Esse é o uso mais comum dessa expressão. Mas em Daniel 7:13-14, a pessoa “semelhante a um filho do homem” é uma referência ao Messias, o Salvador do mundo. Os judeus do tempo de Jesus esperavam a vinda do Filho do Homem, lembram quando Jesus foi levado ao templo pela primeira vez e Simeão (Lc. 2:28-32- Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:29 – Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;30 – Pois já os meus olhos viram a tua salvação,31 – A qual tu preparaste perante a face de todos os povos;32 – Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel). Então alto se denominar Filho do Homem trazia e trás uma revelação importantíssima de quem é Jesus e da sua identidade. Jesus era 100% Deus, porque Ele é Deus(Jo. 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por meio dele; e sem ele nada do que foi feito se fez). E também era humano, porque a bíblia nos diz que após o pecado de Adão, Deus já apresentou a sua obra de redenção através de Jesus(Gn.3:14-15- Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.15 – E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar). 

CONCLUSÃO: Milhares de anos depois, aproximadamente 4 mil anos, eis que a promessa do Salvador do mundo, se concretiza em nossas vidas, e o “Haja Luz” veio num ambiente não muito saldável, onde a grande maioria do povo, tinha esquecido de buscar a Deus, e com os corações totalmente endurecidos, buscando os seus próprios interesses, Jesus(Deus é a Salvação) se apresenta como Cristo, o ungido de Deus, que com autoridade e poder , pode tirar todo o pecado mundo, mais uma condição, basta crer em seu sacrifício na Cruz do Calvário por amor a cada um de nós, e por esse ato de Amor, aquele crer volta a condição lá do início, e volta a ter a oportunidade de viver a eternidade no jardim perfeito(paraíso). Foi exatamente isso que Jesus disse para o ladrão que estava sendo crucificado com Ele, sem ter a chance de oferecer nada para o “Filho do Homem”, mais pela sua Fé no Filho de Deus, foi lhe dado a promessa de viver a vida Eterna ao lado de Jesus. Amém