Igreja o corpo de Cristo

image_pdfimage_print

     IGREJA O CORPO DE JESUS

TEXTO: Ef. 2:19-22 – Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;20 – Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;21 – No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.22 – No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

INÍCIO: Muitas vezes tenho me deparado com pessoas e até mesmo líderes e pastores que tem uma Visão errada da Igreja, pensando que Igreja é algo físico e natural. Então a proposta no dia de hoje é que entendamos um pouco mais do real significado de Igreja, e porque Jesus a edificou, é através da doutrina dos apóstolos, ela se consolidou e também da perseguição que ocorreu para que a igreja avançasse, implantando o Reino de Deus e conquistasse novos territórios. A Pedra Angular é simbolicamente representada por Jesus Cristo, o filho de Deus. Em diversas passagens da Bíblia Sagrada há referências sobre a pedra angular.

No Livro dos Salmos, capítulo 118, versículo 22, há uma metáfora sobre os construtores (a nação judaica) rejeitarem o mais importante elemento na construção do templo espiritual: Jesus Cristo, o Messias.

A pedra que os edificadores rejeitaram, foi posta como pedra angular” (Salmos, 118:22).

A Pedra Angular escolhida por Deus para edificar a Igreja, conforme o plano divino, teria sido Jesus Cristo.

Portanto, uma pedra angular na construção de um edifício é a base sólida que ele necessita para conseguir chegar à altura programada, sem cair e sem ser destruída. Definição de Igreja é: Um grupo de pessoas regeneradas, que confessam a Jesus como autor e consumador da sua fé, e que se reúnem em um determinado lugar, para proclamar o Reino de Deus aqui nesta terra.

Então já temos algumas coisas substanciais para responder a essa pergunta, O que é ser Igreja? A Igreja é o corpo espiritual de Jesus Cristo(Cl. 1:17-18- E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.18 – E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência).

O que significa ser Igreja? Qual o significado deste dogma bíblico(ponto fundamental da doutrina, afirmação indiscutível)?

Antes de mais nada, devemos lembrar que ao aceitarmos a Jesus Cristo passamos a integrar a família de Deus. No caso da Comunidade Evangélica Siloé, há duas maneiras de você se integrar a essa família: Primeira, através do Batismo nas Águas e a outra é quando a pessoa já foi batizada na Águas e quer se integrar, sendo membro ou discípulo da Igreja, ai fazemos isso por oração, Unção e imposição de mãos, que tecnicamente é chamado de “Por Aclamação

Além disso, passamos a fazer parte do Corpo de Cristo, que é a  Igreja de Jesus Cristo, independente de placa ou denominação a que pertença.

Como está escrito: “Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” (1 Coríntios 3:16)

Com isso em mente, devemos entender que ser Igreja significa ser membro deste corpo espiritual, com direito e deveres para com o mesmo. É seu dever, como nova criatura, representar bem o Corpo de Cristo, por onde você estiver, testemunhando sempre o que Jesus fez na sua vida, e apresentando essa novidade de vida as outras pessoas. 

Além disso, devemos lembrar que Deus habita em nós.

“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra e não habita em santuários feitos por mãos humanas.” (Atos 17:24), quer saber porque Ele não habita em lugares feitos por mão humana, mas decidiu habitar em você? Por que você foi feito por Ele, a imagem e semelhança Dele. Aplauda ao senhor.

Em segundo lugar, devemos destacar que ao falar de Igreja não estamos falando do templo.

A Igreja é o corpo espiritual de Jesus Cristo. Quando Jesus se encontrou com a mulher samaritana no Poço de Jacó, em dado momento ela lhe perguntou: Jo.4:20- Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. ? Ela estava com inquietude em seu coração, e aqui a gente percebe que se ela estava com essa dúvida, é porque algo estava queimando dentro dela, e o desejo dela era prestar a Adoração da maneira correta, mas Jesus responde com algo mais profundo, com algo que estava além da religiosidade ou um local físico, de algo material, de algo natural, Jesus com a sua resposta, muda o cardápio, altera o planejamento, aumenta a altura do sarrafo, destrói a mente dos religiosos e ensina à aquela mulher e a todos nós, o verdadeiro valor da adoração e o que o Pai celeste espera dos seus adoradores. E Jesus trás à aquela mulher uma das maiores revelações que contém a Palavra de Deus:  “Jo. 4:23- Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. Neste momento tudo sai do campo litúrgico e entra no campo do relacionamento individual, do entregar o seu coração e até mesmo a sua vida.

Vemos no capítulo 3 do livro de Atos Pedro e João estavam indo ao templo, pra que? Para adorar a Deus e ser igreja naquele lugar, mas entendendo que o ser é muito melhor do que o fazer, o Ser levou eles a fazer algo sobrenatural, a se mover como igreja do Senhor Jesus a favor daquele homem, que há muito tempo estava naquele lugar, afim de apenas ganhar alguns trocados, e eles com Fé, autoridade e coragem, assim como tinham visto muitas vezes, viram Jesus fazer, decidiram se mover no sobrenatural: “Não temos prata, nem outro, mas o que temos, isso te damos, em nome de Jesus Cristo, levanta e anda e o tomando pela mão direita, o levantou e logo seus pés e tornozelos se firmaram”.

Ser Igreja é muito mais do que um rótulo, e sim uma identidade, ou seja, nós fazemos parte dos planos de Deus para a humanidade, e pertencemos a um organismo dinâmico e sobrenatural, um organismo vivo.

Assim, cada indivíduo que aceita a Jesus Cristo se torna parte da Igreja, todos os conceitos que ele aprendeu em sua vida, agora mudaram, e ele se tornou uma nova criatura(II Co.5:17- Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo).

CONCLUSÃO: No entanto, essa Igreja precisa se reunir para adorarem juntos, edificarem uns aos outros e terem comunhão uns com os outros(Sl. 133:1-3- OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.2 – É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.3 – Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre). Portanto ser Igreja vai mais além do que frequentar um Culto ou um Grude, é ser farol que brilha nas trevas, uma ponte sobre o abismo, É ser embaixador do Reino de Deus, é ser sal da terra e luz do mundo, é proclamar as boas novas de salvação, para aqueles que ainda não tiveram essa experiência.

Portanto, ser Igreja não é apenas frequentar o templo, isso é a parte muito pequena de todo o conteúdo, mas permitir que Deus habite em nossas vidas, e que sejamos representantes do seu Reino aqui na terra. Ser Igreja é caminhar olhando para cima, onde Cristo está assentado, ser Igreja é viver as realidades do céu aqui nesta terra, ser Igreja é viver a Vida Abundante que Jesus nos prometeu, ser Igreja é caminhar de mãos dadas com o autor e consumador da nossa Fé, Jesus Cristo, agradando a Ele com o nosso modo de vida. Bem vindo ao seu chamado: Ser Igreja em sua geografia e que o Senhor te abençoe e te guarde e faça resplandecer o seu rosto sobre você e tenha misericórdia sobre a tua vida, o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a Paz, Ide em Paz. Amém.