O perigo de sentar na janela

image_pdfimage_print

TEXTO: At. 20:7-12- E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.8 – E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos.9 – E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.10 – Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está.11 – E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu.12 – E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados.

INÍCIO: A passagem de hoje revela a história de um jovem chamado Êutico vivia em Trôade. A cidade de Trôade, na região noroeste da província da Ásia Menor, era um porto marítimo na costa do mar Egeu que ficava a poucos quilômetros da antiga cidade de Tróia. Nos registros bíblicos, o apóstolo Paulo visitou essa cidade em suas viagens missionárias. O episódio envolvendo o jovem Êutico ocorreu durante a terceira viagem missionária de Paulo. Ao ler este texto e entendendo o contexto, vemos que a agenda de Paulo estava super, hiper carregada e por isso ele estava agilizando as visitas que fazia a essas cidades. Sempre com o objetivo de consolidar os cristãos daquelas regiões, e vaciná-los das contaminações de heresias, que eram semeadas no meio do povo de Deus, por pessoas inescrupulosas e hipócritas; fazendo assim ele proporcionava à aquelas pessoas uma comida espiritual “saudável”, sem o fermento dos fariseus(Lc. 12:1- AJUNTANDO-SE entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia). Para entender o que era o fermento dos fariseus, temos que entender o que venha a ser a Hipocrisia: O que é hipocrisia?

A hipocrisia é o ato de dizer algo e fazer outro completamente diferente. No dicionário, a palavra hipocrisia significa falsidade, dissimulação. É quando se finge os verdadeiros sentimentos em benefício de algo, para ser conveniente, politicamente correto, dentro de um grupo, por exemplo.

Todos nós somos passíveis de erros, isso é indiscutível. Porém, vive melhor aquele que é mais fiel a seus princípios e age de acordo com aquilo que de fato acredita, e que é a vontade de Deus.

Não adianta tentar parecer algo que você não é apenas para agradar aos outros. Deus conhece o coração de cada um e sabe exatamente quando alguém está sendo hipócrita(Sl. 139:23-24 – Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.24 – E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno).

O que a Bíblia nos diz sobre a hipocrisia?

Na Bíblia, o entendimento da palavra hipocrisia é ainda mais profundo. Ela aparece no livro como o termo grego para ator, ou seja, alguém que se escode atrás de uma máscara para fingir algo que não é, simplesmente para interpretar um personagem.

Para a bíblia, ser hipócrita é agir como um pecador, um falso, um mentiroso. Quem segue os ensinamentos de Jesus Cristo, sabe que a palavra de um cristão é algo sagrado, valioso(Mt. 5:37 – Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna).

Ou seja, se você se compromete com algo, por exemplo, se diz que irá fazer alguma coisa, seja em benefício da igreja ou do bem comum, deve honrar a sua palavra e agir, fazendo exatamente o que foi dito e prometido.

Aquele que é hipócrita, de acordo com a bíblia, vive na mentira e no engano. Ele se diz cristão, mas age com os ideais mundanos, e nele a verdade passa longe e ainda não foi transformado(Jo. 8:32- E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará).

Dentro da Palavra Rhema para o ano de 2024: Ide, fazei discípulos, fora Jesus o Ap. Paulo foi um dos maiores, senão o maior evangelista do primeiro século da nossa era, sabemos que o Ide(Mt.28:19) é um dever de todos e não se trata apenas dos missionários que vão a outros lugares e países, mas de fazer missões em nossa geografia. Aliás no sábado passado 11 missionários da Jocum na Tanzania morreram, após o ônibus que eles estavam colidir com um caminhão, que ficou sem freios, uma grande tragédia. Eram 11 jovens que tinham o objetivo de falar de Jesus, para aqueles que não o conheciam.

Desenvolvimento:  Vocês já ouviram o termo “Fulando quer sentar na janela”, isso se referindo a alguém que através da sua atitude, demonstra exibicionismo, quer desfrutar de privilégios, querer dar ordens, enfim almejar os primeiros lugares. Mas hoje falaremos de um jovem(Eutico) que não sabemos o motivo; decidiu literalmente sentar na janela, para ouvir a pregação de Paulo, e isto aconteceu no terceiro andar do local.

Vamos a algumas hipóteses para Eutico sentar na janela:

  1. Frieza no coração: Talvez ele estava alí porque tinha sido convidado por alguém, ou até mesmo estava interessado em alguém alí, o fato que o seu coração estava bem longe daquele lugar(Jr.17:9-10- Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?10 – Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações). Quem torna o ambiente espiritual é a motivação do meu coração, não a qualidade da música, ou se é o Rildo que vai tocar, a Kamila que vai ministrar, ou se é o apóstolo que vai pregar. O que vai tornar o ambiente espiritual é o “Quanto eu estou disposto a me esvaziar”, para que assim Ele me encha da sua glória.
  2. Motivação Errada: Esses dias atras o Pr. Luiz trocou a fechadura da porta de entrada do templo, e ai a nova vem com apenas duas cópias, então precisamos trocar de todos os líderes que tem uma cópia do molho de chaves da igreja. Ainda falta duas para trocar, mas será que eu não estive mais preocupado em que os irmãos pegassem as novas chaves, do que prestar um culto santo e agradável ao Senhor? Se Jesus não comparecer aos nossos Grudes, as nossas Redes, aos nossos cultos solenes, quanto tempo levaria para que nós percebesse a sua falta(Mt.15:8-9- Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.9 – Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens).
  3. Falta de comprometimento: Nas igrejas tem muitas pessoas que estão conforme aquele Jovem estava, não tinham comprometimento com as coisas do “Reino de Deus”, e isso muitas vezes é denunciado pelo que sai da sua boca. Ex. Se eu fosse líder, eu faria de outro jeito, se eu tivesse nesse ministério a coisa seria diferente, tá faltando isso, tá faltando aquilo. As suas palavras denunciam as suas atitudes, pois sempre está sentado na janela, e não há um compromisso verdadeiro em sua vida. Quando Davi moveu o povo para ofertar para a construção do templo, o povo até mesmo deu mais do que o necessário, mas então ele disse em (I Crônicas 29:16-17- SENHOR, nosso Deus, toda esta abundância, que preparamos, para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua. 17 – E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu).
  4. Preocupado com o mundo: Talvez tivesse um outro lugar para Eutico sentar, mas ele tinha estacionado no lado de fora a sua Ferrari, sua bmw, sua Byke, ou ele somente era curioso e queria saber o que estava se passando do lado de fora, bem diferente de mim e de vocês, que se preparam antecipadamente para o Culto, oram muito, e quando chegam aqui, se desligam totalmente e oferecem ao Senhor um perfeito louvor e adoração ao seu nome(Hb.13:14- Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura. 15 – Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome).
  5. Uma nova oportunidade: Depois que Eutico caiu daquela janela, porque dormiu(Imagine o alvoroço), Paulo viu, veio ao seu encontro e o abraçou, e houve o milagre, e aquele jovem tornou a vida e Paulo ainda pregou até o amanhecer. Depois do milagre, houve uma pausa para um lanchinho básico, e Paulo continuou ministrando naquele lugar.  Com certeza alí houve uma mudança de atitude de Eutico, e ele ouviu atentamente o que o apóstolo Paulo estava ministrando(Dt. 28:1- E SERÁ que,t. ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra).

CONCLUSÃO: Eu creio que tudo que está na Palavra de Deus tem uma razão de ser, e o testemunho da vida de Eutico esta registrado, para que cada um de nós, também possamos refletir sobre como estamos levando a nossa vida espiritual. Como está o nosso coração? Temos sido aquecidos pela Palavra de Deus, ou há uma frieza espiritual. Será que temos tido uma motivação correta?Será que temos sentado na janela, preocupados com as coisas naturais em detrimento daquilo que é sobrenatural? Eu creio que hoje o Senhor está nos dando uma nova oportunidade, que é capaz de fazer uma grande transformação em nossa vida. Podemos hoje sair do ostracismo espiritual e nos levantar para uma grande conquista. Elias passou alguns perrengues, mas quando ele fugia de Jesabel, Deus o encontrou e o alimentou(I Rs. 19:8- Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus). Aqui está falando sobre a prioridade que devemos ter em nossas vidas e da provisão de Deus. Elias caminhou durante 40 dias, depois que comeu o alimento que Deus tinha preparado para ele, até o monte de Deus. Deus deu a oportunidade pra ele voltar a essência e cumprir com o seu chamado, e eu creio que está noite Deus também esta nos alimentando, para voltarmos a essência. Amém.