Construindo torres ou altares

image_pdfimage_print

           

TEXTO: Gênesis 11:1-8-1 – E ERA toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.2 – E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.3 – E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.4 – E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.5 – Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;6 – E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles inrem fazer.7 – Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.8 – Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.

Gn. 12:7/8- Então o SENHOR apareceu a Abrão e lhe prometeu: “É à tua descendência que darei esta terra!” E Abrão construiu ali um altar dedicado ao SENHOR, porquanto ali o SENHOR havia aparecido e falado com ele. Dali prosseguiu Abrão rumo às colinas a leste de Betel, onde armou seu acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Edificou também nesse lugar um altar em sinal de louvor e adoração ao SENHOR e invocou o Nome de Deus.

INÍCIO: A primeira torre na bíblia fui erguida por Ninrode (Gn.10.8-11). Ninrode foi um poderoso conquistador na sua época, ele exercia uma liderança de grande influencia sobre os povos. O relato bíblico diz que Ninrode come seu reinado em Babel (Gn.10.10), onde posteriormente fui a Babilônia. O seu6domínio se expandiu de tal forma que chegou até a Assíria (Gn.10.11). No capítulo 10 de Gênesis, onde são descritos os descendentes de Noé, lemos que fui fui um homem poderoso na terra. Ele foi o fundador de algumas cidades. Em Gn.  10:8:12 diz: Cuxe gerou também Ninrode, o primeiro homem poderoso na terra. Ele foi o mais valente dos caçadores, e por isso se diz: “Valente como Ninrode”. No início o seu reino abrangia Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinear. Dessa terra ele partiu para a Assíria, onde fundou Nínive, Reobote-Ir, Calá e Resém, que fica entre Nínive e Calá, a grande cidade.

Ninrode também é descrito como um “poderoso caçador perante o Senhor”. Isso provavelmente significa que ele era um tirano e, devido às suas conquistas, foi um dos primeiros homens realmente poderosos da história. 

Ele é chamado de gibbor, “guerreiro”, e isso certamente implica que Ninrode era um tipo de herói (no aspecto de poder e da forma natural) na antiguidade. Muitos intérpretes relacionam a expressão “poderoso caçador perante o Senhor” com sua possível tirania, no sentido de “caçador de homens”, e não apenas de “feras”. 

O historiador judeu Flávio Josefo em sua obra Antiguidades Judaicas, descreve Ninrode como um grande tirano que constantemente se dedicava a afastar os homens de Deus. Ele fazia com que as pessoas confiassem em sua própria força. Ele também identificava a submissão a Deus como um tipo de escravidão. Josefo atribuí a Ninrode a construção da Torre de Babel. Segundo ele, a motivação para tal construção era o desejo de se vingar de Deus caso Ele resolvesse inundar novamente a terra. Além disso, essa torre concentrava a humanidade em um só lugar, contrariando a ordem de Deus para a dispersão da humanidade sobre a terra (Gn.9:7 – Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela). Então vemos que sob a liderança de Ninrode o povo resolveu construir uma torre que seu cume alcançasse o céu, tudo para os seus nomes ficassem conhecidos e estabelecidos naquela região. Expus esse contexto para que saibamos que nada acontece por acaso, mas vindo de uma sequencia de decisões, que culminam com decisões gravíssimas e que desagradam ao nosso Deus. O que aconteceu com Ninrode também pode acontecer com cada um de nós, por isso é que encontramos tantas pessoas desviadas do caminho do Senhor, pois em um dia “Especifico” e por uma atitude especifica, começou a sua trajetória de se afastar dos caminhos do Senhor e hoje essa distancia está muito grande e o retorno também é muito difícil. Mas agora vamos para o testemunho de homem que decidiu crer na promessa de Deus e com toda a obediência e humildade serve como um testemunho vivo de quem quer servir e obedecer ao Deus de Israel, o nosso Deus todo poderoso.

Enquanto Ninrode foi o primeiro homem que construiu uma torre(e se deu mal), pois a bíblia fala que Ele não divide a glória Dele com ninguém(Is. 42:8 – Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura). Abraão foi o primeiro homem que construiu um altar. O que estamos construindo, torre ou altar?

Torre nos fala de grandeza, exaltação, rebelião e desobediencia; altar nos fala de humildade, adoração e submissão. Vivemos em uma época em que há mais pessoas construindo torre do que erguendo altar. As pessoas estão cada dia mais orgulhosas, soberbas e alienadas de Deus. Vivemos em um mundo de pessoas céticas, descrentes de Deus e voltadas para as coisas materiais. A verdade é que muitos começaram erguendo altares para Deus e agora estão construindo torres para sua própria glória e auto-satisfação.Em 1 Pd. Diz- 5:6 Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, 7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós).

Todavia, os que são de Deus estão vivendo uma vida de altar, enquanto os que estão alienados de Deus estão vivendo em suas próprias torres de exaltação e orgulho.

Os homens sem Deus constroem torres para si, porque não teem uma conciencia espiritual, e então vivem na cegueira, visualizando apenas aqulo que é importante para ele no momento (Gn. 25:34 Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura). O velho e gostoso prato de lentilhas que Esaú comeu, continua com o seu cheiro, entrando em nossas narinas e aqueles que preferem construir torres dizem: De que me adianta esse Direito, essa Promessa se estou a ponto de morrer? Em um prazo tão curto esquecem da promessa sem se importar com a sua Vida Eterna e com tudo que o nosso Deus nos prometeu. A nossa torre forte é o nome do SENHOR. Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em em alto retiro (Pv.18.10).

Você foi chamado por Deus, como coroa da criação, não para construir torres, não para que o seu nome seja honrado, mas Deus nos chamou para construir altares, de louvor e adoração ao nome Dele, para que o seu nome seja engrandecido e conhecido em toda a terra(Sl. 29:1 – Tributai ao Senhor, filhos de Deus, tributai ao Senhor glória e força. 2 Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade. 3 Ouve-se a voz do Senhor sobre as águas; troveja o Deus da glória; o Senhor está sobre as muitas águas. 4 A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade).

TRÊS ALTARES DEVE ESTÁ EM EVIDÊNCIAS NA VIDA DO CRISTÃO

Altar da Palavra(Sm. 119:105- Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho).

Altar da Oração(Lc.11:9-11- E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;10 – Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á)

Altar da Adoração: (Salmos 100:1-5- CELEBRAI com júbilo ao SENHOR, todas as terras.2 – Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto.3 – Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.4 – Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.5 – Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração).

CONCLUSÃO: Infelizmente, muitos cristãos abandonaram o altar da palavra, não leem mais a bíblia, estão com fastio espiritual. É fato também que muitos crentes estão com a chama do altar da oração apagada, e suas lamparinas já estão na ultimas chamas, não oram mais com mesma frequência de antes. Outros trocaram o altar da adoração por entretenimentos e coisas futeis desta vida e perderam o prazer de estar na Casa do SENHOR para cultuar e adorar a Deus em espírito e em verdade, e aquilo que começou com um Altar, já está parecendo mais que uma Torre, porque o nome de Deus está longe desse lugar.

Finalmente, qual estilo de vida estamos vivendo? Estamos pregando, cantando, liderando ou executando outras atividades? Será que é para glória de Deus, ou para satisfação do nosso próprio ego e exaltação?. Se for para glória de Deus, estamos erguendo altares para Deus. Mas, se a intenção for outras, estamos construindo torres para a nossa própria glória e exaltação.

Que nunca sigamos o exemplo dos construtores de TORRES; mas, que sejamos crentes de altares, iguais ao nosso pai Abraão que durante a sua caminhada erguia altares para Deus. Acerca de Abrão que posteriormente Deus lhe mudou o nome para Abraão, o texto sagrado nos diz: E apareceu o SENHOR a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um ALTAR ao SENHOR, que lhe aparecera. Amém!”