A hora chegou, receba o teu milagre

image_pdfimage_print

TEXTO: Jo.9:1-7: 1 – E, PASSANDO Jesus, viu um homem cego de nascença.2 – E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?3 – Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.4 – Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.5 – Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.6 – Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.7 – E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.

INÍCIO: O reservatório era um receptáculo para as águas da fonte de Giom, que eram levadas para lá por dois aquedutos – o canal da Idade do Bronze descoberto em 1867 por Charles Warren (um canal de água no fundo da caverna num corte reto de uns 20 metros que era coberto com lajes de rocha) datado da Idade do Bronze 1 800 a.C., e o túnel de Ezequias (um túnel construído na rocha, do tempo do reinado do rei Ezequias 700 a.C.). 

O tanque de Siloé é mencionado diversas vezes na Bíblia. Em Isaías 8:6- (Porquanto este povo desprezou as águas de Siloé que correm brandamente, e alegrou-se com Rezim e com o filho de Remalias), menciona as águas deste reservatório e Isaías 22:9 faz referências à construção do túnel de Ezequias. Para os cristãos, a menção mais notável do reservatório se encontra no Evangelho segundo João quando menciona o ato Jesus de curar um homem cego de nascimento: 

“ «…Ora, quando ia passando, viu um homem cego de nascença…. Depois de dizer estas coisas, cuspiu no chão e fez barro com a saliva, e pôs este barro sobre os olhos [do homem] e lhe disse: “Vai lavar-te no reservatório de água de Siloé” (que é traduzido ‘Enviado’). E ele foi(obedeceu) então e lavou-se, e voltou vendo.

De acordo com Ronny Reich da Universidade de Haifa Israel, a presença de Jesus no reservatório poderia simplesmente ter sido um resultado da exigência de lavar-se antes de subir ao Templo; a lei religiosa do período requeria dos judeus fazer, pelo menos uma peregrinação a Jerusalém, uma vez ao ano. Então quem acendia a Sião(monte), se tivesse oportunidade se lavava, para se purificar, no rio Jordão, e outros nos tanques que haviam já dentro de Jerusalém, como o tanque de Siloé. 

Uma remodelagem do reservatório de Siloé foi realizada no século V, no período bizantino, e tem-se dito que foi construído sob influência de Élia Eudócia. Este reservatório, foi abandonado e deixado à ruína, e sobrevive em parte atualmente; cercado por uma parede elevada de pedras por todos os lados (à exceção de uma entrada aberta ao Túnel de Ezequias – redescoberta somente no século XIX), o reservatório é pequeno, tendo sido construída uma modesta Mesquita ao lado, e em parte sobre ele. Como Jerusalém foi destruída mais de 12 vezes, sitiada 20 vezes e outras 50 vezes capturada, as importantes escavações é que contam a sua história e a história bíblica. Em Lc. 21:5-6- esta escrito: (E, dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse:6 – Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que não se deixará pedra sobre pedra, que não seja derrubada). Isto acontece logo após eles saírem de um Culto no templo do reteté, onde Jesus viu a oferta da viúva, e disse que aquela mulher tinha dado, tudo o que ela possuía, que eram as suas duas moedas. Com certeza isso que tinha acabado de acontecer, deveria ter acabado com toda estrutura espiritual dos discípulos, mas eles não tinham pegado a Visão, e se impressionam com estruturas materiais, e a beleza da construção do templo.

Durante o encontro de Jesus com o cego de nascença, temos alguns ensinamentos para a nossa caminhada espiritual:

  1. Quem pecou, foi ele: Os discípulos, ao passarem pelo cego, já ficaram curiosos, para saberem se aquele homem tinha pecado, para que ele tivesse nascido cego. E Jesus responde, nem ele nem seus pais, mas a dificuldade física dele é para que a glória de Deus se manifeste na vida dele e a partir disso, ele seja testemunha do poder de Deus em sua vida(Rm.8:28- E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito). E muitas vezes isso acontece conosco também, em uma determina situação e circunstância, e queremos saber o porque das coisas. Meu amado aceite o processo, porque ele não vai se comparar a alegria e satisfação do propósito(Ef. 1:4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor).

.

  1. Jesus se mantinha no foco: Agora que você já estão satisfeitos e cientes do propósito da cegueira na vida desse homem, quero dizer pra vocês, que eu fui chamado conforme o decreto do Pai, eu tenho por missão cumprir a vontade daquele que me enviou enquanto tenho tempo(Mt.6:22 São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; 23 se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!), é por isso que os cegos veem, os coxos andam, os enfermos são curados, eu preciso agilizar o meu tempo, pois vira o momento que esse tempo aqui na terra via passar, eu não estarei mais com vocês, e a luz aqui vai se apagar. O Quanto antes vocês entenderem isso, mais cedo essa luz começará a bilhar dentro de vocês e estarão também brilhando por todo o lugar que estiverem passando.
  2. Jesus usa a própria terra: Neste milagre Jesus usa de um elemento natural, a terra, para mostrar realidades sobrenaturais. (Gn.3:19 No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás).  Um dia ele manifestou-se a uma mulher terrivelmente pecadora, dizendo que Ele era a água da vida, e se essa verdade entrasse em seu coração, no seu interior jorraria uma “Fonte de Água Viva” que jorraria para a Vida Eterna. Jesus pega um pouquinho dessa água, mistura com a terra, que faz parte do nosso corpo, e dentro daquele homem, jorra uma fonte de água viva(Jo.7:38 – Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre). 
  3. Lavar-se no tanque de Siloé: Para que a fonte que estava dentro daquele homem jorrasse era necessário ainda uma coisa: sair dali e lavar-se no tanque de Siloé, porque o milagre na vida dele seria conhecido por todos em Jerusalém, então ele precisava ser Enviado, ele precisa de uma atitude de FÉ, para ver, andar e para cumprir o seu propósito(Ec.9:10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma). Houve obediência da parte do cego, e ele alcançou a vitória, que foi o milagre da cura. A obediência é o caminho para a nossa vitória e para que o poder de Deus se manifeste em nossas vidas.(Dt. 5:29 Quem dera que eles tivessem tal coração, que me temessem e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!)

CONCLUSÃO: A bíblia diz que há caminhos que ao homem parecem direitos, mas que o fim deles são caminhos de morte. Vemos nessa passagem que apesar de Jesus ter feito tudo que era necessário para que o cego recebesse o seu milagre, havia a parte que cabia ao cego fazer; crer  e obedecer. O homem cego creu na Palavra de Jesus, e teve Fé para que recebesse o milagre. Esse eram os passos de Fé que ele deveria dar, e ele deu e recebeu a vitória em sua vida. Assim também acontece conosco, Jesus tem dado uma Palavra de benção e vitória para cada um de nós e hoje ele cospe no chão e passa o lodo em seus olhos e te diz: Vai e lava-te no tanque de Siloé e agora cabe a cada um de nós, em obediência, irmos ao tanque de Siloé, para recebermos o milagre e sermos enviado como testemunhas do que Jesus fez em nossas vidas. Amém.