Vamos passar para o outro lado

image_pdfimage_print

TEXTO: Mc.4:35/39- Naquele dia, ao anoitecer, ele disse aos seus discípulos: Vamos para o outro lado do lago.

Deixando a multidão, eles o levaram no barco assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. Levantouse um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que começou a se encher de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: Mestre, não te importas se morrer- mos? Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao lago: Aquietese! Acalmese! O vento se aquietou, e tudo ficou calmo.

INÍCIO: Quando o povo hebreu saiu do Egito, um dos primeiros obstáculos, foi quando encontraram o poço de Mara, e num deserto, sem água para beber, era o que eles mais desejavam naquele momento, mas que na prática, as águas não eram saudáveis, e de tão amargas, não se podia beber dessa fonte(Nm.33:8). Mas que após o milagre ter acontecido, e as águas foram curadas a tal ponto, que o povo não queria mais sair daquele lugar. SQN Deus tinha o melhor para o seu povo, e aquele momento, era apenas  um aperitivo, uma prévia, um spoiler do que iria acontecer, porque Deus tinha preparado a região de Elim, onde tinha doze fontes de água e 70 palmeiras(Nm. 33:9), muito mais do que eles imaginaram e até mesmo do que mereciam. Mas isso não acontece por acaso, é necessário exercitarmos a nossa Fé e crer nas promessas do nosso Deus e  avançar para o outro lado, na direção do que Ele tem para cada um de nós, então temos que aprender a confiar e a deixar coisas para trás!

  1. Deixando a multidão: Marcos 4.36ª: Quantas vezes vemos nos evangelhos, a multidão atrapalhando homens e mulheres de alcansar o seu milagre? A bíblia diz que Muitos são chamados e poucos são os escolhidos (Mt.22:14). Nós não cremos que Deus já escolheu ou predestinou alguns para a salvação, a verdadeira predestinação nós encontramos em (Jo.1:11-12- Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.12 – Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome); Então através da nossa atitude, de passar para o outro lado, nós nos tornamos escolhidos e herdeiros da promessa de Deus, em Jesus Cristo nosso Salvador e Senhor. Para que isso aconteça é necessario    

Fl. 3:13- Irmãos, não penso que eu mesmo o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendome das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante.

Tg. 1:22- Sejam praticantes da palavra, não apenas ou- vintes, enganando a vocês mesmos.

  • 2- Barco- Presença de Deus: Mc. 4:36b…eles o levaram no barco assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam.

Mc. 4:37/38- Levantou‑se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que começou a se encher de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro.

3- A TEMPESTADE- Preparação para o nosso destino

Mc. 4:38b/39- Os discípulos o acordaram e clamaram: Mestre, não te importas se morrermos? Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao lago: Aquiete-se! Acalme-se! O vento se aquietou, e tudo ficou calmo.

Mc. 4:41- Eles estavam grandemente apavorados e perguntavam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? Muitos desafios e situações que temos enfrentado é para que a gloria de Deus se manifeste ainda mais em nossas vidas e no nosso chamado. Tenha certeza que para conquistarmos algo que Deus preparou para nós, enfrentaremos desafios, mas de uma vez por toda precisamos entender que Jesus está em nosso barco e com Ele não precisamos temer nada. Em Rm. 8:28 diz: Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito, todas as coisas são todas as coisas, mas infelizmente não nos preparamos para enfrentar os desafios que também são inerente a cada um de nós. Mas em Cristo nós somos “Mais do que vencedores, por Ele que nos amou”. Creia que o Senhor está contigo no barco da sua vida e se você estiver com Ele, esse barco jamais vai afundar e com certeza você chegará ao teu destino final, que é a Vida Eterna na presença do pai.   

4- JESUS- O DESTINO SEGURO

Mc. 4:41b – Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? Neste dia, alí no mar da Galiléia ou no Lago de Genesaré, os discípulos tiveram uma experiencia sobrenatural, e entenderam que aquele homem que diariamente estava com eles, era Yeshua Hamashia, o filho de Deus encarnado que até o vento e o mar lhe obedeciam. Ha um tempo depois, Jesus, já rescucitado fala para Pedro, lançar as suas redes novamente, e Pedro mesmo naturalmente não entendendo, disse: Senhor não pescamos nada a noite todas, mas mediante a tua Palavra, nós lançaremos as redes, e a pescaria foi abundante, que precisaram de ajuda dos outros companheiros de pesca.

CONCLUSÃO: Pedro e seus amigos passaram a noite toda pescando e não pegaram nada. Mas entre o desânimo de uma noite de trabalho, sem sucesso e a ordem de Jesus para que lançassem as redes novamente, ele decidiu “Passar para o outro lado”, e ao fazer assim, o milagre aconteceu em suas vidas, e o poder de Yeshua foi manifestado mais uma vez, trazendo eles para o propósito e chamado. É tempo de deixar para trás aquilo que tem atrapalhado a nossa caminhada cristã e abrirmos essa porta que nos conduzirá a experiencias novas com o nosso Deus, é tempo de um nível mais profundo de comunhão e Intimidade com o Senhor, é tempo de nessa transição fecharmos a porta dos argumentos, das desculpas e encararmos com ousadia e coragem tudo aquilo que Deus preparou para cada um de nós. Amém.

Aplicação Pessoal: Como a multidão(coisas naturais) tem te impedido de conquistar?

Qual é a tua escolha diante dessa Palavra?(Tg. 1:22)

O que o E.S. tem ministrado ao teu coração desde domingo, diante dessas verdades espirituais?