O céu de bronze

image_pdfimage_print

TEXTO: Dt. 28:23- E os teus céus, que estão sobre a cabeça, serão de bronze; e a terra que está debaixo de ti, será de ferro.

INÍCIO: Tem alguém aqui que não tem passado alguma dificuldade em sua caminhada aqui nesta terra? Agora tem alguém aqui que tem clamado e clamado muito por uma intervenção de Deus, em alguma área da sua vida, mas que você percebe que nada tem acontecido e até parece que Deus nem está ai para a tua oração e Ele tem mais o que fazer do que te atender nesta área? Não quero trazer neste dia um juízo sobre a tua vida, até porque na Bíblia temos exemplos de homens e mulheres que tiveram os seus dias Maus, e não era por causa do pecado ou estavam debaixo de maldição, mas era para que o propósito de Deus se cumprisse em suas vidas, mas sim uma boa reflexão, para que talvez você analise a luz da Palavra de Deus e se o Espírito Santo te conduzir a um tempo de arrependimento e confissão de pecado, agradeça a Ele, porque essa é a porção que Ele tem prá você. Em Dt 28.12, depois de uma série de benção que o Senhor promete para aqueles que obedecerem e guardarem a sua Lei, Ele ainda diz que abriria o seu bom tesouro, o céu para nos abençoar. Porém temos que entender de uma vez por todas, que há uma conquista a ser realizada, e nada acontece como uma passo de mágica.  Deus sempre quer o nosso bem, e cumprir as suas promessas, é o seu maior desejo, porém, existe uma condicionante para que tudo isto aconteça. O “SE” entra como um divisor de águas para a conquista dessas bençãos, e se não atentarmos para isso e normalmente retribuímos da forma errada sua benevolência, atraindo sobre nós a maldição do verso 23 que diz que os céus irão fechar e se tornarão como de bronze e a terra como de ferro. Deus diz isto quando o povo ainda estava no deserto. Tentei imaginar um deserto desta forma, com Céus de bronze e terra de ferro. Não haveria sombra que pudesse aliviar o calor que faria lá. Céus de bronze é prenuncio de morte. Céus de bronze, neste contexto estava relacionado com a punição que faraó dava para um escravo quando não trabalhava adequadamente; ele era colocado numa cápsula(jaula) de bronze e ferro e deixado lá para morrer. Moisés disse que os céus de bronze e terra de ferro viriam caso o povo desobedecesse a Deus(Jo.1:8- Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido). Eles entenderam isto como uma sentença de morte, punição e maldição. Quando uma pessoa tem um céu de bronze sobre sua vida não há como ela prosperar em sua comunicação com Deus, sua comunhão e intimidade com o Pai estarão bloqueadas, porque os céus estavam fechados e estariam sem acesso a Deus. Porém, Deus quer remover os céus de bronze de nossas vidas e a terra de ferro. Jamais Deus programou uma comunicação truncada com o homem, mas sim livre do pecado, esse homem teria livre acesso a presença do Pai, através da Nova Aliança, Jesus Cristo.

-Porque os céus ficam de bronze?

Por nossa própria atitude(pecado) e também por palavras (Mt.12:36-37- Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.37 – Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado). Por exemplo, as pessoas dizem que sua cidade não é boa, a igreja está ruim, sua casa é pequena, seu casamento é uma droga, sua vida é horrível, etc. De acordo com a Bíblia, nós somos uma geração que está debaixo de três níveis de unção: real, sacerdotal, profética. Esta geração irá se manifestar pela palavra que ela libera. Palavras de morte geram céus de bronze; palavras de vida abrem os céus sobre nossa vida.

Nossas palavras podem gerar situações diferentes em nossa vida. Se você quer céus de benção em sua vida, mude o seu vocabulário. Palavras são como tijolos com os quais podemos construir um prédio lindo ou feio. Pessoas que não tem cuidado com sua língua constroem céus de bronze sobre suas vidas. Precisamos ser cuidadosos com nossas palavras. Nossas palavras não devem ir contra as promessas de Deus e dela deve sair somente Palavras de benção e não de maldição, porque como diz Tiago, de uma mesma fonte, não pode sair agua boa e água contaminada. Que tipo de água a tua fonte está jorrando?

-Como o céu seria de bronze?

Existem obstáculos que o inimigo coloca quando você deseja orar, muitas vezes para a oração atravessar o céu de bronze existem algumas barreiras. Obstáculos que tornam nossa oração inválida. Se houver humildade e quebrantamento, haverá um terreno fértil para o arrependimento e confissão de pecados (II Cr.7:14- E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra). Quando a oração do justo toca o céu, não tem como Deus não ouvir, porque os seus olhos estão atentos ao nosso clamor.

CONCLUSÃO: Vencendo estes obstáculos o céu estará limpo para nós, e não estaremos mais, pisando em terra de ferro, porque o Senhor estará mudando a nossa sorte, e a nossa comunhão com Ele estará restabelecida. As nossas orações sinceras é o que pode destruir o céu de bronze e o chão de ferro: Deus abate o soberbo, mas dá graça ao humilde. A humildade é o atalho mais fácil de acesso ao coração de Deus. Todos os homens e mulheres, cujas história estão contina na Palavra de Deus que decidiram trilhar o caminho da humildade, nunca foram colocados de escanteio pelo Pai, porque o seu maior prazer é ouvir e responder os anseios das nossas orações. Você quer hoje mesmo arrancar o céu de bronze da sua cabeça e destruir o chão de ferro? Venha para frente e estaremos orando pela tua vida. Amém.