O poço não é o fim da linha.

image_pdfimage_print

TEXTO: Gn. 26:22 – E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra.

INÍCIO: Água é vida e essencial para a nossa sobrevivência. Então podemos verificar que os personagens do Velho Testamento de do Novo tinham razão em procurarem poços de água para se abastecerem e assim fazendo, sobreviverem ao sol e calor intenso do oriente médio.

Então podemos dizer que muitas vezes a água dos poços foram usadas para trazer vida a todos aqueles que se beneficiaram desses poços, porém também vemos pessoas utilizando do poço, quando não havia água dentro dele, para sufocar e querer matar os propósitos de Deus na vida de seus servos, querendo assim aniquilar a sua vida e assim destruindo o seu chamado, e se não fosse a ação sobrenatural de Deus, a voz profética teria se calado, e o tempo de sequidão se instalado. Deus muitas vezes não nos livra do tempo difícil, até porque são esses momentos que forjam o caráter de Cristo em cada um de nós, mas é nesses momentos que Ele vem em nosso favor(Sl.126:5-6- Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.6 – Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos). Escute bem, os tempos difíceis também passam e a alegria de Deus sempre vence (Sl. 30:5- Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã).

Então vamos aos homens de Deus lançados no poço(cova):

  1. José o sonhador: Gn. 37:3- E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Gn.37:23-24- E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram de José a sua túnica, a túnica de várias cores, que trazia.24 – E tomaram-no, e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela.

Neste episódio na vida de José vemos a inveja e o ciúme tomando conta da vida dos seus irmãos e de uma maneira maquiavélica(esperta, traidora, velhaca, ardilosa, dolosa, enganadora, pérfida, traiçoeira), em um primeiro momento queriam mata-lo e depois joga-lo no poço, mas com a intervenção de Rúben, apenas o jogaram no poço, para depois o venderem por 20 moedas de prata a uma caravana de Ismaelitas que estavam de passagem para o Egito. O resto da história vocês já conhecem, José foi vendido como escravo a Potifar e sob falsa acusação da sua esposa foi para a prisão e com a mão poderosa do Senhor houve livramento(Êx.22:23- Se de algum modo os afligires, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor, interpretou o sonho de Faraó sobre o tempo de abundância e escassez que viria e se tornou governador do Egito, se tornando o segundo na hierarquia desse país, tudo para que a sua nação fosse salva, e que a promessa de Deus se cumprisse, num período difícil de seca e esterilidade. Entenda uma coisa, não há nenhuma situação que seja difícil para Deus. Você pode estar passando por um momento delicado, mas Ele é capaz de te livrar de todo e qualquer mal. O poço não é o fim da linha.

  • Jeremias vai para o poço: Jr. 38:6- Então tomaram a Jeremias, e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; e desceram a Jeremias com cordas; mas na cisterna não havia água, senão lama; e atolou-se Jeremias na lama.

Para que a voz profética de Jeremias fosse silenciada, porque a profecia não agradou aos ouvidos dos seus inimigos, então o jogaram dentro de um poço. Ali naquele lugar, Jeremias experimentou um tempo de solidão e escassez, e em um determinado momento, até parece que o seu chamado teria chegado ao fim, e por um motivo bem peculiar, por ter trazido ao povo, aquilo que Deus queria que o povo fizesse, nisso não tinha nada de justo, mas era o que tinha acontecido com o servo do Senhor, também conhecido como “Profeta Chorão”. O contexto religioso em que viveu o nosso profeta é particular. O povo pensava que a presença de Deus garantisse a própria proteção contra todas as catastrofes. De fato muitos acreditavam que, enquanto Samaria foi destruída, Deus tinha livrado milagrosamente Jerusalem da guerra e o reino de Judá (2Reis 19,35; Isaias 36,37), pois nela estava o seu templo. Por isso, no tempo de Jeremias, o povo tinha a convicção que a presença de YHWH no seu meio lhe protegeria de seus inimigos. Jeremias anuncia que tal confiança, sem nenhuma atitude pessoal, será a destruição de Jerusalém, e isso causou uma severa perseguição contra a sua vida. Jeremias foi salvo do poço e continuou a profetizar o juízo de Deus sobre os reinos seguintes de Judá até o cativeiro babilônico. Quem tem um chamado de Deus aqui neste lugar? Persevera meu irmão(ã), o poço não é o fim da linha.

  • Daniel na cova dos leõesDn.6:10-1110 – Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. 11 – Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus.

A Bíblia relata que Daniel temia a Deus, era honesto e completamente correto em todas as suas ações. Ele foi deportado para a Babilônia durante um período desafiador da sua história. Contudo, mesmo nestas situações difíceis, Daniel permaneceu fiel ao Senhor. Sua conduta correta e dedicada chamou a atenção do rei, que o designou como um dos três presidentes do reino, acima de outros 120 líderes das cidades.

Daniel se destacou por seu caráter e competência. Mas isso despertou a inveja dos outros líderes que conspiraram contra ele. Eles sabiam que Daniel servia a Deus, e assim, convenceram o rei a criar uma lei que exigia adoração exclusiva ao rei. Quem adorasse ou orasse a outros deuses seria lançado numa cova com leões famintos, que puniriam tragicamente o infrator da lei. Mas Daniel não se curvou diante desse decreto injusto. Ele continuou a orar a Deus 3 vezes ao dia, como sempre fez. Os conspiradores descobriram isso, e foram imediatamente informar o rei, acusando Daniel de desobedecer à lei. O rei ficou arrasado, percebendo que fora manipulado na trama dos líderes. Ele tentou favorecer Daniel, mas, devido à lei que havia decretado, foi forçado a lançar Daniel na cova(poço) dos leões. Na manhã seguinte, o rei correu à cova e, aflito, chamou por Daniel com alguma esperança. Para surpresa de todos, Daniel respondeu que Deus enviara o seu anjo para fechar a boca dos leões, porque ele era inocente diante de Deus. Daniel foi retirado da cova ileso, porque confiou em Deus. O poço não é o fim da linha.

CONCLUSÃO: José, Jeremias e Daniel, que trio de excelência, que Homens ao Máximo, porque mesmo em tempos difíceis, ousaram fazer a vontade de Deus e não negociaram a sua chamada, antes confiaram em Deus de todo os seus corações e hoje seus ministérios estão registrados na Palavra de Deus, com fonte de inspiração para cada um de nós. Diante da bibiografia desses homens, qual é mesmo o teu problema para cumpri o teu chamado? Será que você pode afirmar, que somente Deus pode mudar a tua sorte e o teu cativeiro? Ou até aqui você tem tentado resolver do teu jeito e até mesmo tem dado resultado da maneira que você tem feito. Será que ao ouvir essa narrativa(verdadeira), teu coração aquece, e você crê que Deus tem um chamado para a sua vida? Será que você consegue ouvir a voz de Deus ao teu coração, te chamando para coisas novas e tremendas? Tenos visto diante da Palavra Rhema: Ide, fazei discípulos, muitos dando passos de Fé, e com ousadia e coragem lançando a semente do evangelho. Mas já estamos quase no mês de Julho e o segundo semestre já vai começar. Em Ef.5:14 – Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Há um propósito de Deus para a tua vida,  então se levanta para a Vida Abundante que Ele tem para cada um de nós e viva todo o seu potencial em Cristo Jesus nosso Senhor. O poço não é o fim da linha Amém.

Para reflexão:

Qual é o teu problema tão sério que você pode dizer que, está no fundo do poço?

Quais os caminhos que você tentou para solucionar o teu problema?

O que Deus ministrou ao teu coração através desta Palavra?