TEXTO: Ef. 1:1-11- PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:2 – A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!3 – Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;4 – Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;5 – E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,6 – Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,7 – Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,8 – Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;9 – Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,10 – De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;11 – Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
INÍCIO: O Ap. Paulo a igreja em Éfeso se apresenta como apóstolo escolhido por Deus e não por vontade humana, aos cristãos que estão em Éfeso e também a nós do século 21, que somos fiéis a Jesus Cristo e ao seu grande amor por cada um de nós.
Nesta carta, Paulo explica as bençãos maravilhosas que recebemos por intermédio de Cristo e faz referencia à Igreja como um corpo, um templo, uma noiva e um soldado. Tudo isso para mostrar a unidade de propósito e mostrar como cada membro individualmente, é parte de um corpo que deve trabalhar em conjunto com as outras partes. A saudação que ele usa é a que eu e você também usamos, então vamos pegar essa Visão; Paulo não diz Tudo Jóia meu irmão(ã), Tudo Susse, Tudo Tranquilo, Tá ligado meu irmão(ã), não, não e não, ele afirma e reafirma: Graça e Paz da parte do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e a Deus Pai que nos abençoou com todas as benção espirituais através do seu filho Jesus Cristo, que por intermédio do seu sacrifício, conquistou para cada um de nós, que cremos em seu nome.
No verso 5 do cap. 01 Paulo cita uma palavra que hoje em dia não é mais usada e que precisamos entender para compreender melhor o que ele nos afirma. Qual é o significado de Beneplácito(substantivo masculino que é uma demonstração de consentimento, de aprovação; autorização: o projeto teve o beneplácito do governo federal; A palavra beneplácito deriva do latim “beneplactum”, que significa “bel prazer”, por uma vontade pessoal).
O que são benção espirituais: Primeiro vamos entender o que não significa bençãos espirituais: Ganhar um Iphone novo, ganhar um carro novo, mudar para uma casa maior e mais bonita, ter coisas que o dinheiro pode comprar, então quando falamos em “Bençãos Espirituais” não podemos ter o nossos olhos voltado para aquilo que é terreno(Jovem rico-Lc.18:18/30), temos sim que olhar para o alto, onde Cristo está assentado, e ver Nele, autor e consumador da nossa Fé os valores que Ele nos deixou, que devem nos guiar e serem colocados como prioridades em nossa caminhada cristã, afinal Ele mesmo diz que “Aquele que guarda os meus mandamentos, esse é o que o ama”; abra a sua bíblia em Jo. 14:21– Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele). Através de Cristo recebemos todos os benefícios de conhecer a Deus, fomos escolhidos para receber a salvação, perdoados e depois adotados como seus filhos, recebemos os dons do Espírito Santo, o poder de fazer a vontade divina(que era impossível através da Lei)e recebemos a esperança da vida Eterna com Cristo. Como temos um íntimo relacionamento com Ele, podemos gozar agora, no presente dessas bençãos.
Nos lugares celestiais: Precisamos entender o momento e a quem o Ap. Paulo destina a carta de Éfeso, que era uma das 5 cidades mais importantes do Império Romando, as outras eram: Roma, Corinto, Alexandria e Antioquia. Éfeso era um importante centro comercial, político e religioso de toda a região da Asia Menor, e nesta ciade estava situado o templo à Deusa Ártemis(Diana para os romanos), e é nesse contexto que Paulo envia a sua carta a essa igreja. Esse termo nos mostra que as benção que Deus destinou para cada um de nós em Cristo Jesus nosso Senhor são Eternas e atemporais, ou seja, não esta limitada a um período de tempo, Elas vem do Reino espiritual de Cristo e não do reino terreno da deusa Ártemis ou Diana, revelando assim que Cristo é o Senhor vitorioso de tudo.
Em quem temos a redenção: Como eu e você já sabemos, a palavra redenção vem do ato ou efeito de redimir ou remir, que significa libertação, reabilitação, reparo, salvação. É o ato de adquirir de novo, de resgatar, de tirar do poder alheio, do cativeiro. É livrar-se de um passo arriscado, e trazer para a libertação. Foi isso o que Jesus Cristo fez pelas nossas vidas, nós que estávamos escravos de Satanás, através do seu sacrifício Ele nos amou de tal maneira, que se entregou em nosso favor, e pelo seu sangue fomos redimidos das garras de Satanás, e hoje nós somos livres de toda as amarras que nos aprisionavam.
Nos elegeu e nos predestinou: Cada um de nós fomos escolhidos e predestinados a salvação, afinal Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam, mas a todos que o receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, aos que creem em seu nome. Aleluias. Em Cristo nós somos mais do que vencedores e nada que Satanás preparar contra a nossa vida vai prevalecer. Essa é a verdadeira predestinação, Deus quer que em Jesus todos sejam salvos e cheguem a pleno conhecimento da verdade, que nos liberta de toda a maldição da Lei e das consequencias de sua desobediência.
CONCLUSÃO: Como não daremos importância ou como não atentarmos para tão grande atitude de amor do nosso pai celeste, que se esvaziou de si mesmo e viveu entre nós, para nos dar uma nova oportunidade de vida e agora através de uma nova visão espiritual, tenhamos intimidade e comunhão com esse Deus que é poderoso para nos guardar de todas as ciladas do inimigo contra a nossa vida. Agora já não estamos mais sozinhos, porque o Senhor está a nossa frente, para nos guardar e dar o fim que merecemos, a Vida Eterna ao seu lado, recebendo assim a herança que nos está preparada, deste a fundação do mundo.
A Graça do Senhor nos basta, foi isso que o Senhor disse para Paulo, não sabemos do que se tratava, e do que ele tinha pedido prá ser liberto, mas o Senhor disse prá ele: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na tua fraqueza. Amém.