Esdras 1:1-2
A história deste livro acontece 50 anos após o exercito de Nabuconosor destruir a Jerusalém e seu templo e levar muitos para o exílio na Babilônia. Conta a historia do retorno de alguns dos Israelitas a Jerusalém e a reconstrução das suas vidas, templo e relacionamento com Deus.
Cumprimento da Profecia: Esdras 1-6 –
Zorobabel: Era neto de Jeconias, o penúltimo rei de Judá (Mt 1:12) — Descendente do rei Davi — Foi nomeado governador de Judá pelo rei Ciro da Pérsia.
Liderou o primeiro grupo de pessoas para reconstruir o templo
- Ciro – Rei da Pérsia – Deus usa as pessoas mais improváveis para que sua obra se cumpra
- Profeta: por Boca de Jeremias (Jeremias 25:11): Jeremias profetizou que o exílio duraria 70 anos. Isaias 44:2. Profecia da reconstrução do templo e Muros. E diante destas profecias, o Senhor despertou o espírito de Ciro, para que ela se cumprisse.
Vemos aqui a importância do mover profético na igreja e em nossas vidas. Não só o mover, mas, a fé por parte da igreja nestas direções trazidas pelos profetas.
- Ciro proveu recurso humano, e financeiro.
Quando Deus entrega a profecia Ele certamente dará todos os recursos para que ela se cumpra, cabe a nós confiarmos e caminharmos na direção apontada.
Edificação do Altar Esdras 3:1-7 – Primeiro nós nos apresentamos a Deus.
Altar era onde se apresentava os sacrifícios.
Hoje restaurar o altar significa restaurar a nossa intimidade, a nossa disponibilidade, a nossa dependência. Declarar no mundo espiritual que só Deus é nosso Senhor, que Ele é nossa prioridade.
Edificação do Templo: Esdras 3-13 – Depois: Ele se manifesta a nós
Templo é onde a presença de Deus se manifesta.
Enquanto eram lançados os fundamentos do templo, alguns dentre o povo cantavam, outros choravam porque lembravam da glória do templo destruído.
O choro do arrependimento faz parte, mas precisamos olhar para frente e nos alegrar com o que Deus está por fazer.
Ouvindo os adversários: Esdras 4:
Nossos adversários estão ao nosso derredor, e atentos a toda “movimentação para edificação” e tentaram nos parar com suas estratégias:
- Vers. 1-4 – Deixa-nos edificar convosco: Quantos estão edificando templos com mentiras, heresias, precisamos estarmos atentos aos conteúdos que encontramos na Internet, ou livros. Muitos parecem ajudar, mas podem estar nos levando para longe do propósito. Ou ate mesmo atrasando a edificação.
Assim como Zorobabel, precisamos ser firmes e nos posicionar diante destas contaminações.
- Vers. 4-6 – “Desanimaram o povo, inquietando-o no edificar”: Inquietar: tirar o sossego, perturbar, incomodar, preocupar-se. Esta perturbação durou todo reinado de Ciro e Dario, entre 50 a 60 anos.
Quando começamos a nos preocupar de forma a trazer agitação em nossas vidas, deixamos “Edificar a Fé”, passamos olhar para força do nosso braço, deixando de confiar Naquele que nos comissionou e dará os recursos. E certamente olhar para força do nosso braço, nos fará desanimar e para a obra, porque a nossa força é pequena, grande é o poder de Deus agindo em nossas fraquezas.
Precisamos “edificar as janelas da nossa alma” para mantermos firmes o propósito do Pai.
- Vers. 6: Acusação: No principio do reinado do Rei Assuero, escreveram cartas de acusação, relembrando o passado de Israel, dizendo que Jerusalém era rebelde e malvada, acusando-os de que não pagariam impostos, trazendo prejuízos aos cofres. Após decreto de Artaxerxes, a obra parou. (aprox 15anos)
O inimigo vai buscar no passado, e apresentar argumentos mentirosos para nos fazer parar: você não pode;
Olha quem é você; olha o eu já te fizeram, vão fazer de novo; você não precisa se dedicar tanto assim; precisa de mais tempo para vc.
Novo recomeço – Esdras 5
Vers. 1- 2: Ageu(sexto mês) e Zacarias (oitavo mês), profetizam aos judeus no segundo ano do Reinado de Dario, questionado se estava correto eles edificarem as suas próprias casas, enquanto o Casa do Senhor estava em ruínas, mostrando que estavam na rota errada
E em Ageu 1: vers. 14: O Senhor despertou o espírito de Zorobabel, Josué e de todo resto do povo, eles vieram e se puseram ao trabalho na Casa do Senhor. E a Reconstrução foi retomada.
O Senhor sempre irá levantar pessoas, ou outros meios para nos alertar quando estamos estagnados, ou em rotas errada, despertando nosso espírito
Inimigo não desiste: Vers. 6-17: Tatenai governador, veio até eles querendo saber os nomes, e então escreve uma carta relatando os argumentos dos israelitas. Sabiamente os israelitas trouxeram ao conhecimento do Rei os decretos de Ciro.
Este é o movimento que precisamos fazer (como os israelitas): sempre que o inimigo tentar nos parar, trazer a memória o que Decretos de Deus na nossa direção; Deus é misericordioso, fiel e compassivo.
Decreto de Dario: Esdras 6: Vers. 1- 12 – Vemos que Dario consultou os escritos em Crônicas, e reforçou o decreto ordenando para que:
- Se retirassem
- Não interrompessem
- Provisão: da tesouraria real se paga-se toda despesa, e tudo que precisassem para os sacrifícios
- Destrua-se todos que se levantarem contra esta edificação.
Este é o decreto é para nós hoje: Sejam destruídos, aniquilados, amordaçados todos os que intentarem contra a edificação da Casa do Senhor, mas não a casa física, mas a casa espiritual que estamos restaurando, edificando.
Vers.: 19:22- Celebração da Páscoa e Pães Asmos
O povo celebrou com alegria, porque o Senhor fortaleceu suas mãos na obra da Casa de Deus.
Conclusão:
Este ano o Senhor nos comissionou a edificação dos 5 ministérios para edificação da sua Casa.
Todos nós somos chamados, e estamos sendo preparados, fortalecidos para tal obra. Que nossos espíritos sejam despertados para perseverarmos neste trabalho.
Estejamos atentos para renunciar as vozes da alma e tbém das trevas que tentam se infiltrar através de frustrações ou acusações.
Possamos trazer a memória o que nos traz esperança: as suas promessas, perseverando nesta obra até que o Senhor venha e possamos, assim como os israelitas celebra e regozijar.
Celebrar as Bodas do Cordeiro, na glória da segunda Casa, sentados a mesa com Cristo que virá nos buscar. Nos alegrando pela libertação, conquistada por Ele na Cruz, como está em:
Apocalipse 21:4 – Então ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. 4.E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
Autora: Pra Katia