Texto: Lc. 12.13-21:13- E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.14 – Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?15 – E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.16 – E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;17 – E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.18 – E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;19 – E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.20 – Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?21 – Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus
Início: Estamos no Ano da Edificação e creio que cada um de nós já fomos confrontados com certas atitudes que ainda fazem parte da nossa vida e que ao avaliar, vimos que estamos edificando em terreno instável, o que nos trará problemas no futuro, se é que já não está acontecendo esses problemas. Jesus estava ministrando aos discípulos e a multidão verdades sobre o Reino de Deus, porque era um público que, pelo menos aparentemente, estava interessado em ouvir da cultura do Reino de Deus(Mt.6:33- Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas). Lembrando que Cultura é o conjunto de conhecimentos, crenças, hábitos, costumes, artes e tradições de um povo, região ou nação. É um conceito amplo que aprendido ao longo do tempo e transmitido de geração em geração. A cultura do Reino de Deus que Jesus estava ensinando era algo novo, diferente do judaísmo e que muitas vezes contrastavam com muitas coisas que o povo pensava e fazia parte do cotidiano da vida e da sociedade(Rm.14:17- Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Uma das grandes verdades deste texto bíblico é esta: A avareza é uma das maiores loucuras humanas).
O que é ser Avarento? É aquele que é obcecado por adquirir e acumular dinheiro; sovina, mão de vaca, aquele que atravessa a nado um lago, piscina, com um sal de fruta nas mãos e chega do outro lado com o sal de fruta intacto, inteiro e não dissolvido.
Nesta parábola que Jesus contou, é dito ao personagem principal desta estória uma frase:”LOUCO, ESTA NOITE TE PEDIRÃO A TUA ALMA”
– Por que Jesus chamou o homem desta história de louco?
-Porque ele estava edificando algo de forma errada, achando que isso era suficiente para viver uma vida tranquila e próspera, sem se importar com a sua vida após a morte( Vida Eterna).Todo avarento age feito louco, ele perde a noção das coisas, ele se concentra no aqui e agora e não dá importância para aquilo que vem depois da morte(Jo.3:16- Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna). A Apa.Fárida nestas ministrações sobre a Edificação, trouxe os elementos necessários para uma boa base: Cimento, areia, pedra e água, são necessários para uma boa edificação, e no aspecto espiritual, é necessário a massa do discipulado:
1-Ouvir a palavra de Deus- Rm.10: 17. Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.
2-Crer na Palavra de Deus – João 6: 47. Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê tem a vida
3-Obedecer a palavra de Deus- Tiago 1:22- E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
O avarento vai de mal a pior, pois acredita nas seguintes besteiras:
1- O AVARENTO AGE FEITO LOUCO PORQUE ACREDITA QUE A VIDA DE UM HOMEM CONSISTE NA ABUNDÂNCIA DOS BENS QUE ELE POSSUI – vs 15.
Sua posição de valores é medida pelo exterior, por aquilo que se apresenta, que é aparente, pelo que os outros vão pensar dele e decide edificar a sua vida nesta premissa, ou seja, é um castelo de areia, que daqui a pouco, quando a tempestade vier, não vai suportar os ventos e os dias mals, ele não está preocupado com aquilo que Deus pensa dele, pois quer viver o momento e confiar naquilo que tem em suas mãos.
Mais o que é AVAREZA?
É comum confundir esse pecado com sovinice (pão-duragem), porque a palavra Avareza em português é usada mais comumente como sinônimo de sovinice do que de ganância. Mas no Latim, a palavra avaritia, é usada mais comumente como sinônimo de ganância.
A avareza é a vontade exagerada de possuir qualquer coisa, mais caracteristicamente, é um desejo descontrolado, uma cobiça de bens materiais e dinheiro, ganância. Mas existe também avareza por informação, poder, status, por exemplo.
O avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus. Neste sentido, o pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse deus, o colando em primeiro lugar em sua vida(Mt. 6:33).
Para o avarento, os bens materiais deixam de ser um meio para aquisição de bens e serviços e para a satisfação das necessidades, mas um fim em si, ele não consegue ser realizado e feliza com aquilo que tem, sempre deseja mais e mais.A avareza opõe-se à virtude da generosidade.
Para o avarento, valores imateriais como a inteligência, cultura, arte, beleza e amor não existem para o avarento, pois tais elementos são abstratos e não podem ser convertidos em dinheiro, a não se que ele tendo isto consiga mais poder, mais dinheiro. O avarento não crê que Deus pode prover todas as suas necessidades(Lc. 6:38- Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando…).
O avarento renega aos próprios desejos e necessidades para ter apenas uma possibilidade de gozar do fato de poder possuir um pouco mais de dinheiro em suas economias. Ele sempre acha que é tendo que terá mais, é guardando que sempre terá suficiência.
2- A vontade de Deus: Muitos pensam que “o homem vale o que tem”, por isso tratam o rico de um modo bem diferente daquele que tratam o pobre. Esta não é avontade de Deus para as nossas vidas. Deus nos ama e ama a todos, não ama mais o Pr.Moisés, porque ele é apóstolo, ou o irmão Tonny, porque ele é o coordenador da Escola de Líderes, mais nos ama da mesma maneira. Este texto chama a atenção de alguém (que não era rico para com Deus). Então podemos entender que existe uma riqueza que aqui na terra que não podemos mensurar, avaliar, colocar em pratos limpos, pois ela é medida por Deus. São valores do Reino de Deus e estes valores são loucos para este mundo e para esta sociedade, pois são valores Eternos, criados pelo próprio Deus; a bíblia diz que não devemos ajuntar tesouros na terra, onde a traça, a ferrugem consomem e os ladrões minam e roubam, mas devemos ajuntar tesouros nos céus, esta é a riqueza que Deus se agrada, esta é a verdadeira riqueza.
Conclusão: Deus ama a todos e enviou Jesus para todos, Deus não nos mede por aquilo que a gente tem ou vai ter, pois cremos que tudo o que temos e vamos ter é Dele, prá Ele, para Ele são todas as coisas. Se você estava dedicando a sua vida para ajuntar bens aqui na terra, Deus está te mostrando os princípios do Reino, que são Eternos é porque Ele tem e quer o melhor prá sua vida. Esse homem só pensou nos valores terrenos, dando tanta importância as coisas do mundo e não sendo rico para com Deus e aí ouviu a sua sentença: LOUCO, ESTA NOITE TE PEDIRÃO A TUA ALMA! E o que você tem feito para que servirá? Esta é a noite da tua virada, é o dia da tua libertação, é o momento de você voltar a dar valor ao princípios do Reino de Deus, e qual é a tua decisão? Continuará no engano, comendo as migalhas que o inimigo está colocando a sua frente? Ou decidirá mudar o seu comportamento, dizendo, Senhor eu quero edificar a minha vida da forma certa, diga eu quero a partir de hoje juntar tesouros nos céus e ser rico para contigo. Amém.
Para reflexão:
1- Você tem edificado a sua vida com sabedoria?
2- Há coisas que você ainda pode renunciar?
3- O que essa Palavra ministrou ao teu coração?