TEXTO: LC. 18:18-30- E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?19 – Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.20 – Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.21 – E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.22 – E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.23 – Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.24 – E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!25 – Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
INÍCIO: Eu creio que nunca em outra períodos do mundo, a informação chegou para as pessoas de uma forma tão ágil e rápida. Na palma da mão podemos nos conectar com quem quisermos e do jeito que quisermos, basta uns toque aqui outro ali e as coisas acontecem. Então o acesso a informação fez com que milhares, ou bilhões de pessoas se conectassem. Na sexta feira pela manhã já soubemos de um terremoto com grande impacto e destruição que atingiu os países da Tailandia e Miamar(Ásia), e aí acontece algo importante, a nossa mente absorve essa informação e fica atenta, esperando outras informações que complementem essa que ora recebemos.
Então vejamos, isso multiplicado por “N” situações, acabam tomando prioridades em nossa mente, fazendo com que nos distanciemos dos propósitos de Deus para as nossas vida, pelo menos dando a Ele a prioridade que seria devida ao seu nome(I Pd. 1:7- Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo). Hoje também vemos, pessoas humildes preocupadas, com a cotação o dólar, se o Lula falou algo que fez com que a Bolsa de Valores oscilasse para mais ou para menos, se o CDI subiu ou caiu, e infelizmente é isso que tem ocupado grande parte dos nossos pensamentos, em detrimento de um relacionamento profundo com Deus, buscando a sua vontade para cada um de nós(Is.55:6-7- Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.7 – Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar).
DESENVOLVIMENTO: Amados e amadas, hoje vamos refletir sobre a parábola do jovem rico, encontrada nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Essa parábola nos ensina lições profundas sobre o que significa seguir a Jesus e o verdadeiro significado da vida eterna. E desde já deixo uma pergunta, e que ao final desta Palavra você possa responder com sinceridade: Você tem dado o real valor a tua Vida após a morte? Você anseia pela Vida Eterna ao lado de Jesus Cristo?
O jovem rico era alguém que buscava a Deus e queria saber o que poderia fazer para herdar a vida eterna. Não creio que ele foi ao encontro de Jesus como um aventureiro ou alguém que não tinha nada prá fazer, para mim, ele tinha uma necessidade consciente de saber mais sobre as coisas após a morte, somente que ele não imaginava, o custo que isso representaria para sua vida(Lc.14:33- Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo). Ele seguia os mandamentos, mas ainda sentia que algo estava faltando. Quando Jesus o desafiou a vender tudo o que tinha e segui-lo, o jovem ficou triste, porque era muito rico e não estava disposto a abrir mão de suas riquezas, afinal vinha de uma família muito rica e que tinha deixado uma grande herança para ele, ou tinha trabalhado desde cedo e agora era o momento de gozar a vida, talvez tivesse tido sorte e ganhou na loteria da Pascoa em Israel.
Essa história bíblica, não conta algo exclusivo e individual e sim o perigo que muitos cristãos estão vivenciando neste momento, nos mostra que, para seguir verdadeiramente a Jesus, precisamos estar dispostos a abrir mão de tudo o que nos impede de seguir a Deus de todo o coração(Mt. 22:37-39- E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.38 – Este é o primeiro e grande mandamento.39 – E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo). Muitas vezes, nossas posses, nosso dinheiro, ou até mesmo nossos próprios desejos e vontades(alma), podem se tornar obstáculos em nosso relacionamento com Deus.
Jesus nos ensina que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus. Alguns comentaristas bíblicos afirmam que havia, ao lado do portão principal (ou de outro), no muro de Jerusalém, uma pequena passagem chamada de “fundo da agulha” ou “olho da agulha“, a qual era estreita, talvez do tamanho de uma pessoa. Acontece que nos dias do shabat os portões da cidade ficavam fechados para consagração do dia e evitar a entrada de pessoas e comerciantes nela. Para que alguém com seu camelo pudesse entrar por esta “brecha no muro“, teria que tirar todas as bagagens do animal e fazê-lo passar de joelhos por ali, empurrando-o.
No aspecto espiritual também é assim, para que um rico possa entrar nos céus, deve antes renunciar a confiança em todas as suas riquezas e até desfazer-se delas se necessário, e então ajoelhar-se, como quem clama e se humilha perante Deus para ser salvo. Isso não significa que é errado ter riquezas, mas que não podemos deixar que elas nos controlem ou nos afastem de Deus. Precisamos colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas, confiando que Ele proverá tudo o que precisamos. Que possamos confiar n’Ele e buscar o reino de Deus acima de todas as coisas. Amém.