TEXTO: João 16:7-11- Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.8 – E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.9 – Do pecado, porque não crêem em mim;10 – Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;11 – E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
INÍCIO: Toda a vez que acessamos o GPS para irmos em um determinado lugar, ele nos dá algumas opções de rotas e nem sempre a mais curta, naquele momento, é a melhor opção, pelas condições de trânsito, no instante que estamos nos deslocando. Porém no Reino de Deus isso não acontece, não podemos querer pegar rotas diferente ou atalhos para conhecermos a Deus. Uma verdade inquestionável na cultura do Reino de Deus, é o que está registrado no evangelho de (Jo.14:6- Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim). Ninguém consegue chegar ao Pentecostes, sem antes ter um encontro com a cruz, e com o sacrifício de Jesus para nos salvar, pois todo aquele que abre o seu coração e o confessa como Salvador e Senhor, a esse é dado o direito de ser filho de Deus. Durante um período profético de 50 dias, estivemos como igreja participando e trazendo a memória, o período após morte, ressurreição e ascensão de Jesus, até a descida do Espírito Santo, o outro Consolador que Jesus disse que viria e que seria necessário primeiro que Ele subisse aos céus, para que então fossemos revestidos de poder através do Espírito Santo da promessa. E isso aconteceu durante o Pentecoste, onde através da unidade dos discípulos Deus se manifestou com o seu poder e enviou o Espirito Santo, como ferramenta para todo aquele que busca fazer a vontade do Pai.
1-OS SINAIS DA VIDA DE TOMÉ(Jo. 20:24/29): Vimos que mesmo através da dúvida que pairou em seu coração, Tomé foi sincero e o Senhor teve misericórdia dele e na semana seguinte, os discípulos reunidos com as portas fechadas, e Tomé também estava presente, Jesus apareceu no meio deles e teve um discipulado franco com Tomé, sendo um divisor de águas em sua caminhada espiritual.
2-A BUSCA NO LUGAR ERRADO(Lc. 24:1/10): Na segunda ministração também atentamos para as mulheres que cheias de boa intenção, foram ao sepulcro, para ver o corpo de Jesus que havia morrido, mais os anjos lhes disseram “Porque buscais entre os mortos aquele que vive?”. Este tem sido o engano e a mentira do diabo ao longo dos séculos, sempre incutindo na mente dos homens a necessidade de satisfação em coisas naturais e efêmeras, coisas passageiras que ocupam o seu tempo e que não trarão uma alegria completa e dai a necessidade de sempre querer mais e mais, e nunca se contentando com o que tem em suas mãos.
3-EU TENHO A ULTIMA NOTICIA(Lc.24:13/32): No caminho de Emaús, Jesus se encontra com dois discípulos que estavam voltando para suas casas, desistidos, achando que tinham a ultima noticia, Jesus estava morto, Ele foi morto pelos judeus e pelos romanos, agora tudo tinha acabado. Sonhos e expectativas tremendas tinham ido pelo ralo e agirá não estava mais nada, a não ser voltar a velha vida. Mas Jesus sempre tem a última palavra, e a ultima noticia que Ele tinha para dar era: Eu estou vivo, eu ressuscitei. Os discípulos ganharam um novo ânimo e uma nova motivação para levar a boa nova do evangelho, primeiro para os discípulos, e depois para todos. Se buscarmos em Jesus, é Ele que trará as novidades da Vida Eterna, porque Ele sempre tem coisas novas para cada um de nós.
4-A GRANDE COMISSÃO É CHAMADO DA IGREJA(Mc.16:15/18): Tanto em Mc:16, como em Mt. 28, Jesus deixa para a sua igreja um desafio missionário maravilhoso, porém a palavra de ordem é IR e fazer discípulos, isso é muito sério, porque não se faz discípulo na igreja, no templo, mas quando decidimos sermos igreja, vamos atras de discípulos nas ruas, nas casas, nas esquinas, em todo o lugar. Jesus consolidou os dois discípulos no caminho de Emaús e eles foram fortificados em sua Fé, que estava enfraquecida, e voltaram ao caminho verdadeiro.
5-A ASCENSÃO DE JESUS E O ENVIO DO ESPÍRITO SANTO(At.2:1/13): Como é maravilhoso vermos a promessa do Senhor se cumprindo após a sua subida ao céus, 40 dias após a sua morte e 10 dias depois quando os discípulos estavam todos reunidos em seu nome(JESUS), houve um evento sobrenatural que mexeu com os alicerces do lugar em que eles se encontravam(cenáculo), e o fluir do Espírito Santo foi derramado sobre todos eles, mas isso não ficou restrito, foi algo palpável, visível, o poder de Deus quando é derramado sobre nós, é para abençoar a todos que nos rodeiam. O Espírito Santo é o nosso fiel companheiro e que nos equipa para desenvolver a nossa missão e com Ele já somos mais do que vencedores.
6-O MOVER DO ESPÍRITO SANTO9At.3:1/9): Quando o Espírito Santo foi derramado na vida dos discípulos, eles foram capacitados para o evangelho de Jesus e serem testemunhas desse evangelho. Vimos no domingo passado, na vida dos apóstolos Pedro e João ao adentrarem no templo pela Porta chamada Formosa isso acontecer. Para aquele paralitico pedindo esmolas ali naquela porta, ela não tinha nada de Formosa, aliás era sinal de humilhação e vergonha, porque ali naquele lugar, muitos o humilhavam, fingiam que não o viam, muitos até procuraram as autoridades religiosas para o tirarem dalí, mas alí naquele lugar, houve dupla honra para ele(Is.61:7- Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria), pois dois homens cheios de Deus e possuídos pelo seu Espírito, e que tinham aprendido durante 3 anos e meio com o mestre dos mestre, o Senhor dos senhores, agora queriam colocar emmoratica o que tinham aprendido e ousaram colocar em pratica o poder que tinham recebidos de Jesus Cristo: Levanta-te e anda.
CONCLUSÃO: Até então este poder era limitado há algumas situações e algumas pessoas em especial, até que no Pentecoste, 50 dias após a Páscoa e 10 dias após a ascensão de Jesus Cristo aos céus, ele foi derramado a todos os discípulos que estavam reunidos no cenáculo(120 pessoas) e hoje Ele está dentro de nós e nos convence do pecado, da justiça e do juízo. O Espírito Santo transformou homens medrosos e covardes em testemunhas fiéis e verdadeiras de Jesus, e é Ele que capacita os crentes para o cumprimento do seu chamado e proclamar o evangelho de salvação a toda a terra(Mc.16:15-18 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.16 – Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.17 – E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;18 – Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão). AMÉM